Notícias

#Chuvas | 18 DE ABRIL DE 2018

Com fortes chuvas na região cedrense, nível do açude Ubaldinho aumenta e atinge 30% da capacidade total

A estrutura está localizada no distrito de São Miguel e é responsável pelo abastecimento de água no município.

Fotos: Marciel Bezerra

A chuva que tem descido sobre a cidade tem abençoado muita gente, isso porque de acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará - (COGERH), órgão responsável pela administração do açude Ubaldinho, o volume de água atingiu 32,13 % nesta terça-feira (17/04). Com capacidade para acumular 31,80 milhões de metros cúbicos de água, atualmente a estrutura conta com 10,22 hm³, o que garante o abastecimento satisfatório para toda a população. Ano passado, neste mesmo período, o nível do açude era de 25,62%.


A administração municipal tem realizado diversas medidas educativas com a população, na intenção de gerar conscientização sobre o consumo responsável de água. Entre as ações estão palestras, rodas de conversas, panfletagem, campanhas na internet e spots nas emissoras de rádio, o que segundo o prefeito Dr. Nilson Diniz, tem sido positivo, pois os moradores tem somado forças. "Essas últimas chuvas foram suficientes para encher todo o açude. Também não poderia deixar de falar da construção da adutora em meu governo, que foi essencial para abastecimento de nossa gente. Agora é intensificar em conjunto com os órgãos a conscientização de todos sobre o cuidado com a nossa água”, reforça.

A última sangria do açude Ubaldinho aconteceu em 27 de março de 2012. Na época, ele foi o sexto reservatório a atingir a capacidade máxima no estado do Ceará.

Açudes

Diversos açudes de pequenos portes em localidades rurais do município estão sangrando, o que tem sido motivo de alegria para os moradores que há anos conviviam com uma severa seca. São eles o Açude Velho, em Cedro, o São Vicente e Açude Comunitário no distrito de Assunção, o Recanto do Odilon e Saco da Telha em Santo Antônio e Açude na comunidade de Marrecas.


Adutora


Em 2016, o governador Camilo Santana entregou a adutora, uma das mais importantes obras hídricas do município, com investimentos de R$ 6,2 milhões, recursos do Tesouro Estadual. A tubulação tem extensão de 22 km e transfere água do açude para o sistema de tratamento da Cagece.

Grupo auxilia na medição das chuvas

Um grupo de WhatsApp está conectando as comunidades cedrenses com informações sobre as águas que tem banhado a cidade. Para participar do grupo é necessário possuir um pluviômetro caseiro com capacidade de 130mm e repassar informações com vídeos e fotos. Os moradores realizam mensalmente a soma da quantidade de chuvas nas localidades, como é o caso de Maurício Bezerra, da comunidade de Caiana. Ao longo dos meses de Janeiro foram registrados 232mm, em fevereiro 269mm e março contabilizou 231mm. Já neste mês, até sexta-feira, dia 13, 319mm, totalizando 1.051mm.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS RELACIONADAS

#Chuvas | 13 DE ABRIL DE 2018

A alegria do nordestino é ver a chuva na janela e ouvir o barulho da água nas telhas, em Cedro, a medição do volume de chuvas ganhou importante aliado. Um grupo de WhatsApp está conectando as comunidades cedrenses. Para participar do grupo é necessár [...]

Prefeitura Municipal de Cedro

LOCALIZAÇÃO

 Rua Cel. Luiz Felipe, nº 299 Centro

 Tel: (88) 3564-0375

 gabineteprefeito@cedro.ce.gov.br

REDES SOCIAIS