NOTÍCIAS

02-FEV-2018

Profissionais da atenção básica de Cedro participam de oficina de aperfeiçoamento

Diversos órgãos municipais ligados à saúde da população cedrense participaram do momento.

#Saúde 02 DE FEVEREIRO DE 2018

Foto: Marcos Rodrigues

O atendimento na rede de atenção básica de Cedro é um cuidado que a Prefeitura tem prezado desde o início de sua gestão. Para melhorar cada vez mais as atividades, os profissionais que atuam no município participaram nesta quinta-feira (1/2), de uma oficina de qualificação. O qualificAPSUS é uma experiência de implantação do novo modelo de atenção e assistência primária que a Secretária de Saúde do Estado tem gerado em todos os municípios.



Segundo o Prefeito Dr. Nilson Diniz, a adesão do município é importante na intenção de se alcançar melhores resultados sanitários e econômicos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). "Essa cooperação técnica nos possibilita o compromisso para efetividade de aprimoramento com várias oficinas para nossos profissionais que diariamente estão lidando com a população", acredita.



A solenidade de abertura aconteceu no auditório do Centro de Educação Profissional Ivens Dias Branco (Senac/Ce) e contou com a presença da Secretária de Saúde, Sayonara Moura, representante da 17ª regional de saúde, sediada em Icó, Mara Núbia, Coordenadora da atenção básica, Simone Firmo e enfermeiros, Agentes Comunitário de Saúde (ACS), Agente Comunitário de Combate a Endemias (ACE), além de técnicos e gestores da Secretaria de Saúde. Na abertura os profissionais realizaram uma peça detalhando o atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) e no hospital.



Na encenação os atores foram os próprios profissionais que estão diariamente em contato com a população. A performance trouxe como ponto chave a humanização no atendimento aos pacientes. "É uma forma de mostrarmos que o atendimento deve ser importante no cotidiano dos profissionais", reforça Mirella Maciel, Coordenadora de imunização.



Em todo o Estado do Ceará são realizadas capacitações por meio do Governo do Estado nas regionais de Saúde. Esta já é a terceira capacitação que inclui toda rede de atenção básica. "Essa é a maneira que encontramos para que nossos profissionais possam se adequar às novas metodologias pelas quais o Sistema Único de Saúde (SUS) está passando. É uma estratégia para avançarmos e trazermos melhorias na qualidade de vida de nossa gente", avalia.



As oficinas nos municípios acontecerão com a participação de profissionais ligados à saúde como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, técnicos em saúde bucal, auxiliares de saúde bucal, agente comunitário de saúde (ACS), agente comunitário de endemias (ACE), profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), pessoal administrativo, dentre outros.



"As condições crônicas na atenção primária", foi o tema da palestra da Secretaria Municipal de Saúde, que ressaltou a importância dessas capacitações. "Esse projeto veio para somar e para melhorar cada vez mais o atendimento da população com um acolhimento mais humano. Por onde passamos, as oficinas têm ganhado destaque, levando em consideração que é a atenção primária o nosso maior foco", explica Sayonara Moura.



Ao longo da oficina foram divididos quatro grupos de trabalhos com os temas sobre doenças crônicas: subpopulações alvos, classificação de risco, programação local e agenda local. Em seguida, os resultados foram apresentados e debatidos. "Um dia bastante produtivo e rico em conhecimento e quem ganha é a população com profissionais qualificados", ressalta a Coordenadora da Atenção Básica, Simone Firmo.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Há 2 dia(s)

Prefeitura convoca fazedores de cultura para escuta pública sobre a Lei Aldir Blanc 2

Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) disponibilizará recursos financeiros durante 5 anos

#Agenda Há 2 dia(s)

Prefeito envia Projeto de Lei à Câmara para reajuste salarial de servidores municipais

Reposição da inflação é compromisso da gestão com os servidores cedrenses

#Agenda Há 2 dia(s)

Prefeitura disponibilizará ônibus para estudantes prestarem vestibular da UECE

O transporte partirá de Cedro no domingo (28/04), às 7h, saindo da Praça da Matriz

#Agenda Há 2 dia(s)

Programa "Viver - Envelhecimento Ativo e Saudável" em Cedro inicia aula com idosos

As áreas de tecnologia, saúde, educação, além de atividades físicas e sociais serão o foco das ações

#Agenda Há 2 dia(s)

Castramóvel da Prefeitura de Cedro inicia atendimentos para cães e gatos

Ação do Projeto Proteção Animal promove 120 consultas e 60 castrações gratuitamente

#Agenda Há 7 dia(s)

Prefeitura inicia atendimento noturno na UBS Dr. Rubens Bezerra de Albuquerque

Cedrenses podem procurar atendimento no posto de saúde até às 21h, diariamente

#Segurança Há 7 dia(s)

Secretário de Segurança Pública de Cedro se reúne com Comandante do 10° BPM – Iguatu

Encontro busca ampliar ações policiais no município, oferecendo mais segurança à população

#Agenda Há 9 dia(s)

Prefeito vai à comunidade Olho D´água do Canto e anuncia revitalização da barragem rompida devido às fortes chuvas

Durante a visita, gestor municipal informou que a Cagece foi acionada para restabelecer o abastecimento de água, e que seu compromisso é realizar o reparo da parede da represa

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito