Notícias

#Saúde | 08 DE DEZEMBRO DE 2017

Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti mobiliza Cedro nesta sexta-feira

Representantes de secretarias municipais, órgãos públicos, comerciantes e população em geral participam das ações de mobilização de combate ao Aedes Aegpti que acontece em todo país. Em Cedro, diversas atividades foram realizadas.



No início da manhã de hoje (8/12) teve mobilização na Praça Nilo Viana Diniz com a exposição de trabalhos desenvolvidos por estudantes e grupos do CRAS, CREAS, SCFV, além de sala temática com casos reais e possíveis focos do mosquito transmissor. E ainda apresentações culturais, com paródias e poemas desenvolvidos por estudantes da rede pública de ensino municipal e estadual e também particular. Houve passeata pelo centro da cidade com panfletagens e orientações aos comerciantes.


As ações desenvolvidas são fruto do intenso trabalho de profissionais da saúde, entre Agentes de Combate à Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que têm auxiliado os membros do Comitê Municipal de Enfrentamento às arboviroses (Dengue, Chikungunya e Zika), responsáveis pela realização diária de visita domiciliares. “É importante contarmos com a participação da população. Quando as chuvas chegarem, que possamos estar tranquilos quanto aos casos”, ressalta o prefeito, para quem as ações de mobilização e combate são prioridade do governo municipal. “Com este objetivo, intensificaremos os cuidados em 2018”.



As ações envolvem palestras, visitas domiciliares, rodas de conversas, além de parcerias com Ministério Público do Estado do Ceará, Brigada Municipal, secretarias e sociedade civil. A gestão municipal também criou a Ouvidoria Online e está atualizando constantemente as redes sociais com o intuito de informar a população.



Desde o dia 24 de novembro, circula em todo o país a nova campanha publicitária de combate ao Aedes aegypti, que chama a atenção da população para os riscos das doenças transmitidas pelo vetor e convoca a todos ao seu enfrentamento. O objetivo é mostrar que o combate à proliferação do mosquito começa dentro da própria casa, sendo responsabilidade de cada um. É possível gerar mudança positiva na vizinhança. O material alerta: “Um mosquito pode prejudicar uma vida. E o combate começa por você. Faça sua parte e converse com seu vizinho”. Tem veiculação em TV, rádio, internet e redes sociais.



O ministro da Saúde Ricardo Barros destaca a importância do movimento. “O enfrentamento ao mosquito é prioridade do Governo Federal, por isso definimos um dia para essa grande mobilização, que é a Sexta Sem Mosquito. Isso demonstra o empenho e preocupação no combate ao Aedes para que possamos evitar todas as doenças causadas por ele”, declarou.



Combate tem balanço positivo

A Secretaria de Saúde de Cedro apresentou balanço das ações, com dados referentes a dengue, chikungunya e zika. “É muito importante que a população seja nossos agentes de combate. Vamos continuar com novas estratégias para que possamos chegar 2018 sem registro de casos das doenças causadas pelo Aedes Aeygpti”, esclarece a secretária Sayonara Moura.



Para a Coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE-Educação), Aldenoura Gomes, todas as escolas municipais estão realizando atividades com o objetivo de alertar as crianças e adolescentes sobre o perigo que causa o Aedes Aeypti. “É uma estratégia que já dá resultados concretos, o que demonstra a efetiva participação da família como fator determinando para as etapas inseridas em sala de aula”, explica.



Boletim

O último boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará mostra que no município de Cedro foram registrados os seguintes casos e seus números: dengue (10), chikungunya (21) e zika (0). Quanto ao Índice de Infestação Predial, o município esteve 0,51% abaixo do 1% preconizado pelo Ministério da Saúde.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS RELACIONADAS

#Saúde | 29 DE DEZEMBRO DE 2017

A Prefeitura abriu a solenidade para que a população também pudesse participar dos debates. Com o objetivo de mobilizar lideranças em defesa da saúde da população de Cedro, a Prefeitura se reuniu com diversas entidades na última quinta-feira, d [...]

#Saúde | 19 DE DEZEMBRO DE 2017

A solenidade de abertura do encontro é nesta quinta-feira, 21 de dezembro, no auditório do Centro de Educação Profissional Ivens Dias Branco (Senac/CE), às 8 horas, e terá por tema "Políticas públicas de saúde, o que são e para q [...]

#Saúde | 07 DE DEZEMBRO DE 2017

Foram realizados 256 testes rápidos e 64 exames de glicemia e verificação de Pressão arterial

#Saúde | 06 DE DEZEMBRO DE 2017

“Não deixe o mosquito mudar a sua história” é o tema da campanha lançada pelo Ministério da Saúde

#Saúde | 03 DE DEZEMBRO DE 2017

Objetivo é conscientizar sobre os perigos do mosquito causador da Dengue, Zika e Chikungunya

Prefeitura Municipal de Cedro

LOCALIZAÇÃO

 Rua Cel. Luiz Felipe, nº 299 Centro

 Tel: (88) 3564-0375

 gabineteprefeito@cedro.ce.gov.br

REDES SOCIAIS