Notícias

Campanha Outubro Rosa tem mutirão de mamografias gratuitas em Cedro

Data: 06 de outubro de 2017

A cada ano vem aumentando no município a adesão ao movimento mundial "Outubro Rosa", que objetiva chamar a atenção da população para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. Ações acontecerão de 13 a 17 de outubro.

O objetivo da Prefeitura - por meio da Secretaria de Saúde - é garantir a oferta de 175 mamografias, com acesso a esse exame tão específico e fundamental de rastreamento ao câncer de mama no público feminino. A unidade móvel (um caminhão adaptado) percorrerá as Unidades Básicas de Saúde e distritos de Cedro, prestando assistência.

O convênio com o Projeto "Amigos do Peito" fortalece as ações de cuidados, contribuindo para a redução da mortalidade por câncer de mama. O prefeito e médico Dr. Nilson Diniz entende do assunto. Para ele, é fundamental alertar a população. Precisamos divulgar, informar acerca da detecção precoce, por meio da identificação de alterações suspeitas e a recomendação de realização de exames clínicos e mamografia. Prevenção é tudo.

A secretária de Saúde Sayonara Moura esclarece que as mulheres devem procurar o PSF do seu bairro ou distrito para uma avaliação médica. 'c9 esta etapa que vai dizer da necessidade de realização do exame de mamografia, identificando se elas deverão ou não procurar a unidade móvel.

Confira a programação do mutirão de mamografia

ü Dia 13 - unidade móvel percorrerá as sedes dos distritos de Lajedo e Várzea da Conceição.

ü Dia 14 - exames no Distrito de Assunção e no Vale São Miguel.

ü Dia 15 - atendimento no Distrito de Santo Antônio.

Outras atividades serão realizadas em outubro, de acordo com a Coordenadora da Atenção Básica, Simone Firmo. Haverá palestras, passeatas e rodas de conversas. Será um mês dedicado à prevenção e alerta, aproveitando-se os festejos alusivos à emancipação do município. O dia D será comemorado em 17 de outubro, com concentração às 16 horas no PSF do Ferroviário, no bairro Açude Novo.

Dicas que valem vida

Segundo o Instituto Nacional de Câncer, o câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando as chances de tratamento e cura. É importante que as mulheres fiquem atentas a quaisquer alterações suspeitas na mama. Quando ela conhece bem as suas mamas e se familiariza com o que é normal, essas alterações significam que é chegada a ora de buscar o serviço de saúde para investigação diagnóstica. Mulheres, fiquem atentas!

 

Deixe seu comentário

Prefeitura Municipal de Cedro

LOCALIZAÇÃO

 Rua Cel. Luiz Felipe, nº 299 Centro

 Tel: (88) 3564-0375

 gabineteprefeito@cedro.ce.gov.br

REDES SOCIAIS