NOTÍCIAS

20-SET-2017

População comemora três anos de Samu 192 em Cedro

Neste mês de setembro, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência completa três anos à disposição da população de Cedro, com a excelência peculiar do serviço.

#Saúde 20 DE SETEMBRO DE 2017
Na manhã de ontem (19/9), a prefeitura de Cedro (Secretaria de Saúde) comemorou a data na Praça Nilo Diniz (Matriz) com a presença de toda a equipe e autoridades municipais, ao lado de profissionais e população em geral. Da programação constou roda de conversas, distribuição de panfletos, ações de saúde (aferição da pressão arterial) e a apresentação do "samuzinho".



O objetivo do Samu

"É chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência", define o prefeito, Dr. Nilson Diniz, acrescentando que a população reconhece o atendimento da base local. "É um serviço pré-hospitalar que busca conectar as vítimas ao socorro que necessitam com a maior brevidade possível", reforça.



Durante o evento, a secretária de Saúde Sayonara Moura relembrou o histórico de lutas para inserir o município de Cedro na conquista do serviço. O projeto de implantação foi apresentado em 2013 e iniciado em 2014. O serviço tem a parceria da união, do estado e do município. Ela também o momento festivo. "A população interagiu, abraçou os profissionais em agradecimento pelos atendimentos ocorrido ao longo dos anos.



Syonara reconhece os esforços do Dr. Nilson Diniz e do governador Camilo Santana que garantiram a instalação da base aqui". E reforça: serão realizadas palestras educativas em escolas e grupos do município para alertar sobre acidentes em geral, o uso do capacete e, especialmente, o Acidente Vascular Cerebral (AVC), um dos principais motivos de chamadas dos últimos três anos na base local.



Como acessar o Serviço

O usuário que necessitar do Samu deve ligar para o número 192 (ligação gratuita). As ligações são atendidas por telefonistas que anotam os dados do local da demanda, se é emergência médica ou acidente. O caso é então repassado ao médico plantonista que faz a regulação e presta orientações relativas aos primeiros socorros. Depois, decide o tipo de ambulância a ser enviada.



A socorrista Rayana Cadeira destaca a união do grupo para o bom atendimento. "Sempre estamos passando por capacitações. A gente se mantem firme aqui para fazer o nosso atendimento de qualidade e salvar vidas". O quadro de pessoal é composto por 03 técnicas, 06 condutores, 04 guardas e 01 auxiliar de limpeza.



Samu Ceará

Entre janeiro e maio deste ano, foram 65 mil ligações para o serviço em todo o Estado. Excluídos os pedidos de informações, 30.424 se tratavam de trotes (46,8% do total) e 26.210 (40,3%) foram chamadas efetivas para a regulação médica. O delegado de Polícia Civil Caio Tomazini lembrou da parceria com o Samu e disse que os trotes prejudicam os trabalhos diários da equipe do Serviço 192.



A coordenadora de Serviços do SAMU 192 Ceará - Regional de Iguatu, Marúzia Sobreira, parabenizou os profissionais atuantes na base de Cedro. Informou que, da inauguração em setembro de 2014 a agosto deste ano, foram realizados 1.404 atendimentos. "Esse número está dividido entre urgência e de emergência, com a atuação de profissionais 24 horas por dia. A avaliação em rede de conjunto da saúde é satisfatória".



O pequeno samuzinho João Hélio, aluno da Escola Arakém Sedrim de Aguiar, esteve nas comemorações. Parabenizou a equipe pelos esforços em levar atendimento a todos.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Há 2 dia(s)

Prefeitura convoca fazedores de cultura para escuta pública sobre a Lei Aldir Blanc 2

Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) disponibilizará recursos financeiros durante 5 anos

#Agenda Há 2 dia(s)

Prefeito envia Projeto de Lei à Câmara para reajuste salarial de servidores municipais

Reposição da inflação é compromisso da gestão com os servidores cedrenses

#Agenda Há 2 dia(s)

Prefeitura disponibilizará ônibus para estudantes prestarem vestibular da UECE

O transporte partirá de Cedro no domingo (28/04), às 7h, saindo da Praça da Matriz

#Agenda Há 2 dia(s)

Programa "Viver - Envelhecimento Ativo e Saudável" em Cedro inicia aula com idosos

As áreas de tecnologia, saúde, educação, além de atividades físicas e sociais serão o foco das ações

#Agenda Há 2 dia(s)

Castramóvel da Prefeitura de Cedro inicia atendimentos para cães e gatos

Ação do Projeto Proteção Animal promove 120 consultas e 60 castrações gratuitamente

#Agenda Há 7 dia(s)

Prefeitura inicia atendimento noturno na UBS Dr. Rubens Bezerra de Albuquerque

Cedrenses podem procurar atendimento no posto de saúde até às 21h, diariamente

#Segurança Há 7 dia(s)

Secretário de Segurança Pública de Cedro se reúne com Comandante do 10° BPM – Iguatu

Encontro busca ampliar ações policiais no município, oferecendo mais segurança à população

#Agenda Há 9 dia(s)

Prefeito vai à comunidade Olho D´água do Canto e anuncia revitalização da barragem rompida devido às fortes chuvas

Durante a visita, gestor municipal informou que a Cagece foi acionada para restabelecer o abastecimento de água, e que seu compromisso é realizar o reparo da parede da represa

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito