Notícias

#Saúde | 20 DE SETEMBRO DE 2017

População comemora três anos de Samu 192 em Cedro

Neste mês de setembro, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência completa três anos à disposição da população de Cedro, com a excelência peculiar do serviço.

Na manhã de ontem (19/9), a prefeitura de Cedro (Secretaria de Saúde) comemorou a data na Praça Nilo Diniz (Matriz) com a presença de toda a equipe e autoridades municipais, ao lado de profissionais e população em geral. Da programação constou roda de conversas, distribuição de panfletos, ações de saúde (aferição da pressão arterial) e a apresentação do “samuzinho”.



O objetivo do Samu

“É chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência”, define o prefeito, Dr. Nilson Diniz, acrescentando que a população reconhece o atendimento da base local. “É um serviço pré-hospitalar que busca conectar as vítimas ao socorro que necessitam com a maior brevidade possível”, reforça.



Durante o evento, a secretária de Saúde Sayonara Moura relembrou o histórico de lutas para inserir o município de Cedro na conquista do serviço. O projeto de implantação foi apresentado em 2013 e iniciado em 2014. O serviço tem a parceria da união, do estado e do município. Ela também o momento festivo. “A população interagiu, abraçou os profissionais em agradecimento pelos atendimentos ocorrido ao longo dos anos.



Syonara reconhece os esforços do Dr. Nilson Diniz e do governador Camilo Santana que garantiram a instalação da base aqui”. E reforça: serão realizadas palestras educativas em escolas e grupos do município para alertar sobre acidentes em geral, o uso do capacete e, especialmente, o Acidente Vascular Cerebral (AVC), um dos principais motivos de chamadas dos últimos três anos na base local.



Como acessar o Serviço

O usuário que necessitar do Samu deve ligar para o número 192 (ligação gratuita). As ligações são atendidas por telefonistas que anotam os dados do local da demanda, se é emergência médica ou acidente. O caso é então repassado ao médico plantonista que faz a regulação e presta orientações relativas aos primeiros socorros. Depois, decide o tipo de ambulância a ser enviada.



A socorrista Rayana Cadeira destaca a união do grupo para o bom atendimento. “Sempre estamos passando por capacitações. A gente se mantem firme aqui para fazer o nosso atendimento de qualidade e salvar vidas”. O quadro de pessoal é composto por 03 técnicas, 06 condutores, 04 guardas e 01 auxiliar de limpeza.



Samu Ceará

Entre janeiro e maio deste ano, foram 65 mil ligações para o serviço em todo o Estado. Excluídos os pedidos de informações, 30.424 se tratavam de trotes (46,8% do total) e 26.210 (40,3%) foram chamadas efetivas para a regulação médica. O delegado de Polícia Civil Caio Tomazini lembrou da parceria com o Samu e disse que os trotes prejudicam os trabalhos diários da equipe do Serviço 192.



A coordenadora de Serviços do SAMU 192 Ceará - Regional de Iguatu, Marúzia Sobreira, parabenizou os profissionais atuantes na base de Cedro. Informou que, da inauguração em setembro de 2014 a agosto deste ano, foram realizados 1.404 atendimentos. “Esse número está dividido entre urgência e de emergência, com a atuação de profissionais 24 horas por dia. A avaliação em rede de conjunto da saúde é satisfatória”.



O pequeno samuzinho João Hélio, aluno da Escola Arakém Sedrim de Aguiar, esteve nas comemorações. Parabenizou a equipe pelos esforços em levar atendimento a todos.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS RELACIONADAS

#Saúde | 10 DE FEVEREIRO DE 2018

As Secretarias de Saúde e Educação participaram ativamente da construção e execução do projeto da Prefeitura

#Saúde | 09 DE FEVEREIRO DE 2018

Quarta-feira (07/02), alunos da Escola municipal Arakém Sedrim de Aguiar receberam profissionais do Comitê Municipal de Combate às Arboviroses e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) para uma tarde de palestras, gincanas, rodas de conversa e m [...]

#Saúde | 09 DE FEVEREIRO DE 2018

Comitê Municipal de Combate às Arboviroses e SAMU 192 colaboram com projeto que tem como objetivo formar cidadãos mais conscientes.

#Saúde | 06 DE FEVEREIRO DE 2018

Medicamentos são enviados para 10 postos da sede urbana e rural com o apoio da Secretaria de Saúde do Município e Governo do Estado.

#Saúde | 06 DE FEVEREIRO DE 2018

Preocupação recorrente tem reforço no período próximo ao Carnaval. Atividade vai promover testes, vacinas e palestras sobre o tema.

Prefeitura Municipal de Cedro

LOCALIZAÇÃO

 Rua Cel. Luiz Felipe, nº 299 Centro

 Tel: (88) 3564-0375

 gabineteprefeito@cedro.ce.gov.br

REDES SOCIAIS