NOTÍCIAS

14-SET-2017

Cedro realiza Audiência Pública sobre Busca Ativa Escolar

Plataforma vai colaborar para a reinserção de crianças e adolescentes no ambiente escolar

#Educação 14 DE SETEMBRO DE 2017
A Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria de Educação, realizou audiência pública nesta quinta-feira (14/09) sobre o Programa Busca Ativa Escolar. A solenidade aconteceu no auditório do Centro de Educação Profissional Ivens Dias Branco (Senac/Ce) e contou com a presença do Prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz; Vice-prefeito, Joãozinho de Titico; Secretária de Educação, Esmeraldina Bezerra; além de representantes de entidades, sociedade, delegacia, vereadores, sindicatos e associações comunitárias.



O gestor municipal, Dr. Nilson, fez a adesão à Busca Ativa Escolar e destacou que as políticas educacionais de Cedro têm por meta evitar a evasão e elevar os índices de aprendizado dos alunos. Além dos avanços na educação, em itens como transporte e merenda escolar é necessário fazer mais. "Reforçamos que a ida das crianças a escola é fundamental para construirmos uma sociedade com jovens preparados para o futuro".



O presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/CE), José Marques Aurélio, explicou a importância da plataforma e de sua responsabilidade social na busca ativa. "O trabalho é conhecer as razões que fizeram as crianças deixarem de estudar e reinseri-las em programas educacionais". Além disso, a atual administração irá atuar de forma preventiva com outros poderes. "É uma rede de proteção que ajuda também na segurança do município, com os jovens em sala de aula certamente não teremos incidência de drogas e violência, contribuindo para uma sociedade mais justa".



Já o responsável pela Célula de Cooperação com os Municípios - CECOM/CREDE 17 - Icó, Renato Alcântara, pontuou os avanços na educação no Ceará e a importância da plataforma para a busca de crianças e adolescentes. "Cedro está dando um passo para a proteção das crianças e a valorização de profissionais".



A Secretária de Educação de Cedro, Esmeraldina Bezerra, destacou a parceria com Secretarias Municipais, Conselho Tutelar, poder público, sociedade civil e população e lembrou que para levar esta ação adiante é preciso sensibilizar as crianças e adolescentes para frequentarem a escola. "As drogas tem afastado nossos jovens da escola e isso não é realidade somente de cidades desenvolvidas".



A Secretária de Educação, Esmeraldina Bezerra, apresentou os membros do Comitê Municipal e a metodologia social. Já a Professora Aldenoura Gomes, apresentou análise dos indicadores de exclusão e a forma de execução da plataforma no município de Cedro. A técnica da Secretária de educação apresentou a agenda dos encontros do comitê e as ações a serem desenvolvidas.



O que é A Busca Ativa Escolar

É uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM.



A Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreas - Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento - dentro de uma mesma plataforma. Cada pessoa ou grupo tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola até a tomada das providências necessárias para a matrícula e a permanência do aluno na escola.



Todo o processo é feito pela internet e a ferramenta pode ser acessada em qualquer dispositivo como computadores de mesa, computadores portáteis, tablets, celulares (SMS) ou celulares (smartphones). Há também formulários impressos para agentes comunitários e técnicos verificadores que não têm acesso a dispositivos móveis.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Há 2 dia(s)

Prefeitura convoca fazedores de cultura para escuta pública sobre a Lei Aldir Blanc 2

Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) disponibilizará recursos financeiros durante 5 anos

#Agenda Há 2 dia(s)

Prefeito envia Projeto de Lei à Câmara para reajuste salarial de servidores municipais

Reposição da inflação é compromisso da gestão com os servidores cedrenses

#Agenda Há 2 dia(s)

Prefeitura disponibilizará ônibus para estudantes prestarem vestibular da UECE

O transporte partirá de Cedro no domingo (28/04), às 7h, saindo da Praça da Matriz

#Agenda Há 2 dia(s)

Programa "Viver - Envelhecimento Ativo e Saudável" em Cedro inicia aula com idosos

As áreas de tecnologia, saúde, educação, além de atividades físicas e sociais serão o foco das ações

#Agenda Há 2 dia(s)

Castramóvel da Prefeitura de Cedro inicia atendimentos para cães e gatos

Ação do Projeto Proteção Animal promove 120 consultas e 60 castrações gratuitamente

#Agenda Há 7 dia(s)

Prefeitura inicia atendimento noturno na UBS Dr. Rubens Bezerra de Albuquerque

Cedrenses podem procurar atendimento no posto de saúde até às 21h, diariamente

#Segurança Há 7 dia(s)

Secretário de Segurança Pública de Cedro se reúne com Comandante do 10° BPM – Iguatu

Encontro busca ampliar ações policiais no município, oferecendo mais segurança à população

#Agenda Há 9 dia(s)

Prefeito vai à comunidade Olho D´água do Canto e anuncia revitalização da barragem rompida devido às fortes chuvas

Durante a visita, gestor municipal informou que a Cagece foi acionada para restabelecer o abastecimento de água, e que seu compromisso é realizar o reparo da parede da represa

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito