Notícias

#Saúde | 04 DE SETEMBRO DE 2017

Cedro participa de Seminário sobre as novas estratégias de combate ao Aedes aegypti

Encontro promovido pelo Ministério Público Estadual foi direcionado a reforçar a atuação dos Promotores de Justiça

O município de Cedro participou na sexta-feira (01/09), de seminário sobre novas estratégias de combate ao Aedes aegypti, direcionado ao reforço de atuação dos Promotores de Justiça em suas respectivas comarcas. O evento aconteceu na sede do Ministério Público em Fortaleza e faz parte da segunda fase do programa “Mais Saneamento, Menos Mosquito”.


A solenidade contou com a participação do procurador-geral de Justiça Plácido Rios; Secretário Estadual de Meio Ambiente, Artur Bruno; Promotores de Justiça Coordenadores do Centro de Apoio Operacional da Cidadania e do Meio Ambiente, Hugo Porto e Jacqueline Faustino, respectivamente; Lúcia Cidrão, Coordenadora da Frente Parlamentar de Combate ao Aedes da Assembleia Legislativa (AL-CE); Coordenador do Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social de Cedro, Marciel Bezerra e diversos representantes de municípios.


O Procurador-geral de Justiça, Plácido Rios, detalhou a parceria do Ministério Público com as instituições do setor público e privado. “Nessa corrente para acabar com a tríplice epidemia e tendo o objetivo não é punir ninguém, nem apontar os culpados, mas correr atrás de resultados que beneficiem a população”, reforça ainda que lamentável que nem todos conhecem o risco com a dengue, zika e chikungunya.


O encontro trouxe dois painéis, um sobre o Cenário de transmissão das Arboviroses no Ceará e ações estratégicas de enfrentamento ao Aedes aegypti no Ceará. O secretário de Meio Ambiente, Artur Bruno falou da contribuição do MPCE para que o poder executivo aja com mais rapidez e efetividade em relação ao saneamento básico do Ceará: “esse desafio é de todos nós, para que nos possamos efetivamente resolver essa situação. Com criatividade e parceria nós podemos diminuir consideravelmente esse problema”, disse.


Parceria com Cedro

O Ministério Público e a Prefeitura de Cedro firmaram parceria no combate às arbovirores, com ações do Plano de Municipal de Contingência para o Enfrentamento às Arboviroses, seguindo os eixos do plano nacional proposto pelo Ministério da Saúde e as metas da Secretaria Estadual de Saúde.


O Prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, lembra que o Ministério Público é parceiro na luta diária pela conscientização da população sobre esses riscos desde 2016. “Estamos caminhando juntos nesta luta e a população tem acolhido com êxito as ações implantadas pelo promotor de Justiça, Dr. Leydomar Nunes”, explica.


Em parceria com as emissoras de rádio locais, por meio de ofício, o promotor de Justiça tornou-se agente de divulgação da campanha, empenhando-se para combater e prevenir os focos do mosquito transmissor. As emissoras estão vinculando spots sobre a importância dos agentes de combate endemias, da coleta de lixo e sobre a aquisição de repelentes para gestantes, disponível na Secretaria de Saúde do município.


O representante do município de Cedro, Marciel Bezerra, explica que o Seminário disseminou novos conhecimentos. “Foi gratificante perceber que o Ministério Público do Ceará tem sido parceiro nas comarcas do interior e que as boas ações serão continuadas em diversos municípios”. A Secretária de Saúde de Cedro, Sayonara Moura, lembra do dialogo constante com a comarca de Cedro em prol de ações que garantam melhoria na qualidade de vida da população. “A atuação dos promotores de justiça é importante para combate ao Aedes aegypti. Dr. Leydomar Nunes tem sido nosso agente, realizando ações e incentivando”.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS RELACIONADAS

#Saúde | 10 DE FEVEREIRO DE 2018

As Secretarias de Saúde e Educação participaram ativamente da construção e execução do projeto da Prefeitura

#Saúde | 09 DE FEVEREIRO DE 2018

Quarta-feira (07/02), alunos da Escola municipal Arakém Sedrim de Aguiar receberam profissionais do Comitê Municipal de Combate às Arboviroses e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) para uma tarde de palestras, gincanas, rodas de conversa e m [...]

#Saúde | 09 DE FEVEREIRO DE 2018

Comitê Municipal de Combate às Arboviroses e SAMU 192 colaboram com projeto que tem como objetivo formar cidadãos mais conscientes.

#Saúde | 06 DE FEVEREIRO DE 2018

Medicamentos são enviados para 10 postos da sede urbana e rural com o apoio da Secretaria de Saúde do Município e Governo do Estado.

#Saúde | 06 DE FEVEREIRO DE 2018

Preocupação recorrente tem reforço no período próximo ao Carnaval. Atividade vai promover testes, vacinas e palestras sobre o tema.

Prefeitura Municipal de Cedro

LOCALIZAÇÃO

 Rua Cel. Luiz Felipe, nº 299 Centro

 Tel: (88) 3564-0375

 gabineteprefeito@cedro.ce.gov.br

REDES SOCIAIS