NOTÍCIAS

04-SET-2017

Cedro participa de Seminário sobre as novas estratégias de combate ao Aedes aegypti

#Saúde 04 DE SETEMBRO DE 2017
Encontro promovido pelo Ministério Público Estadual foi direcionado a reforçar a atuação dos Promotores de Justiça

O município de Cedro participou na sexta-feira (01/09), de seminário sobre novas estratégias de combate ao Aedes aegypti, direcionado ao reforço de atuação dos Promotores de Justiça em suas respectivas comarcas. O evento aconteceu na sede do Ministério Público em Fortaleza e faz parte da segunda fase do programa "Mais Saneamento, Menos Mosquito".


A solenidade contou com a participação do procurador-geral de Justiça Plácido Rios; Secretário Estadual de Meio Ambiente, Artur Bruno; Promotores de Justiça Coordenadores do Centro de Apoio Operacional da Cidadania e do Meio Ambiente, Hugo Porto e Jacqueline Faustino, respectivamente; Lúcia Cidrão, Coordenadora da Frente Parlamentar de Combate ao Aedes da Assembleia Legislativa (AL-CE); Coordenador do Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social de Cedro, Marciel Bezerra e diversos representantes de municípios.


O Procurador-geral de Justiça, Plácido Rios, detalhou a parceria do Ministério Público com as instituições do setor público e privado. "Nessa corrente para acabar com a tríplice epidemia e tendo o objetivo não é punir ninguém, nem apontar os culpados, mas correr atrás de resultados que beneficiem a população", reforça ainda que lamentável que nem todos conhecem o risco com a dengue, zika e chikungunya.


O encontro trouxe dois painéis, um sobre o Cenário de transmissão das Arboviroses no Ceará e ações estratégicas de enfrentamento ao Aedes aegypti no Ceará. O secretário de Meio Ambiente, Artur Bruno falou da contribuição do MPCE para que o poder executivo aja com mais rapidez e efetividade em relação ao saneamento básico do Ceará: "esse desafio é de todos nós, para que nos possamos efetivamente resolver essa situação. Com criatividade e parceria nós podemos diminuir consideravelmente esse problema", disse.


Parceria com Cedro

O Ministério Público e a Prefeitura de Cedro firmaram parceria no combate às arbovirores, com ações do Plano de Municipal de Contingência para o Enfrentamento às Arboviroses, seguindo os eixos do plano nacional proposto pelo Ministério da Saúde e as metas da Secretaria Estadual de Saúde.


O Prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, lembra que o Ministério Público é parceiro na luta diária pela conscientização da população sobre esses riscos desde 2016. "Estamos caminhando juntos nesta luta e a população tem acolhido com êxito as ações implantadas pelo promotor de Justiça, Dr. Leydomar Nunes", explica.


Em parceria com as emissoras de rádio locais, por meio de ofício, o promotor de Justiça tornou-se agente de divulgação da campanha, empenhando-se para combater e prevenir os focos do mosquito transmissor. As emissoras estão vinculando spots sobre a importância dos agentes de combate endemias, da coleta de lixo e sobre a aquisição de repelentes para gestantes, disponível na Secretaria de Saúde do município.


O representante do município de Cedro, Marciel Bezerra, explica que o Seminário disseminou novos conhecimentos. "Foi gratificante perceber que o Ministério Público do Ceará tem sido parceiro nas comarcas do interior e que as boas ações serão continuadas em diversos municípios". A Secretária de Saúde de Cedro, Sayonara Moura, lembra do dialogo constante com a comarca de Cedro em prol de ações que garantam melhoria na qualidade de vida da população. "A atuação dos promotores de justiça é importante para combate ao Aedes aegypti. Dr. Leydomar Nunes tem sido nosso agente, realizando ações e incentivando".

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Há 2 dia(s)

Prefeitura convoca fazedores de cultura para escuta pública sobre a Lei Aldir Blanc 2

Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) disponibilizará recursos financeiros durante 5 anos

#Agenda Há 2 dia(s)

Prefeito envia Projeto de Lei à Câmara para reajuste salarial de servidores municipais

Reposição da inflação é compromisso da gestão com os servidores cedrenses

#Agenda Há 2 dia(s)

Prefeitura disponibilizará ônibus para estudantes prestarem vestibular da UECE

O transporte partirá de Cedro no domingo (28/04), às 7h, saindo da Praça da Matriz

#Agenda Há 2 dia(s)

Programa "Viver - Envelhecimento Ativo e Saudável" em Cedro inicia aula com idosos

As áreas de tecnologia, saúde, educação, além de atividades físicas e sociais serão o foco das ações

#Agenda Há 2 dia(s)

Castramóvel da Prefeitura de Cedro inicia atendimentos para cães e gatos

Ação do Projeto Proteção Animal promove 120 consultas e 60 castrações gratuitamente

#Agenda Há 7 dia(s)

Prefeitura inicia atendimento noturno na UBS Dr. Rubens Bezerra de Albuquerque

Cedrenses podem procurar atendimento no posto de saúde até às 21h, diariamente

#Segurança Há 7 dia(s)

Secretário de Segurança Pública de Cedro se reúne com Comandante do 10° BPM – Iguatu

Encontro busca ampliar ações policiais no município, oferecendo mais segurança à população

#Agenda Há 9 dia(s)

Prefeito vai à comunidade Olho D´água do Canto e anuncia revitalização da barragem rompida devido às fortes chuvas

Durante a visita, gestor municipal informou que a Cagece foi acionada para restabelecer o abastecimento de água, e que seu compromisso é realizar o reparo da parede da represa

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito