Notícias

Julho Amarelo Dia Mundial de Luta Contra Hepatites Virais tem ações gratuitas em Cedro

Testes rápidos, entregas de preservativos e orientações com profissionais de saúde fizeram parte da programação

Manhã de sábado, 29 de julho, o povo e a gestão municipal unidos em importante momento de prevenção e orientação das pessoas. A ação celebra o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, ocorrido na véspera.

O local escolhido para acolher as pessoas, a Praça Nilo Viana Diniz recebeu excelente público para participação nas rodas de conversas, além disto, a Secretaria da Saúde ofereceu testes rápidos, entregas de preservativos e orientações com profissionais de saúde.

Estiveram presentes o Prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, o Vice-prefeito, Joãozinho de Titico, a Secretária de Saúde, Sayonara Moura, além de vereadores, Agentes Comunitários de Saúde, funcionários da gestão cedrense e a população em geral. A ação contou com a parceria do SENAC/Ce.

O médico e Prefeito de Cedro, Dr. Nilson, explicou que a hepatite é uma doença que provoca inflamação no fígado e pode ser causada por vírus e pelo abuso de medicamentos, álcool e outras drogas. A transmissão ocorre por meio de contato com sangue contaminado ou sexo sem proteção, informou o gestor cedrense.

A dona de casa, Cecilia Vieira, ressalta que a saúde pública é destaque em Cedro pela qualidade dos profissionais e dos avanços nos atendimentos. Hoje estamos sendo bem cuidados, isso mostra que Dr. Nilson Diniz, além de médico, é o Prefeito que revolucionou a atenção do governo para o povo.

Prevenção é a chave

Entre as diversas ações, o cuidado com as gestantes é primordial para a saúde das mulheres, a prefeitura oferece orientação e testes durante o pré-natal. Estamos avançando nas ações da saúde, cuidando de nossas gestantes para que não tenhamos casos destas doenças, informa a Secretária de Saúde de Cedro, Sayonara Moura.

Além das ações deste dia D, realizado neste sábado, os exames preventivos são ofertados rotineiramente nos postos de saúde de Cedro e a partir do diagnóstico precoce, é possível evitar a progressão dessas doenças.

Para prevenir a hepatite é importante observar os principais sintomas: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, bem como a urina escura e fezes amarelas. Caso tenha alguns destes sintomas procure um profissional de saúde.

 

Deixe seu comentário

Prefeitura Municipal de Cedro

LOCALIZAÇÃO

 Rua Cel. Luiz Felipe, nº 299 Centro

 Tel: (88) 3564-0375

 gabineteprefeito@cedro.ce.gov.br

REDES SOCIAIS