NOTÍCIAS

30-JUN-2017

Presidente da Adece entrega Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Econômico de Cedro

#Prefeito 30 DE JUNHO DE 2017
Planejar o município e o crescimento da região Centro-Sul do Estado com foco no desenvolvimento sustentável, esse o objetivo da Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Econômico de Cedro, lançada nesta quinta-feira - 29 de junho. A solenidade teve a presença da presidente da Agência do Desenvolvimento do Estado (Adece), Nicolle Barbosa, do prefeito Dr. Nilson Diniz, além de secretários, vereadores, sociedade civil e população em geral.

Para a formulação da Agenda foi decisiva a parceria do poder municipal com a Agência, que promoveram em março passado o Seminário de Planejamento e Gestão Estratégica, acolhendo-as as ideias dos diversos atores envolvidos para a elaboração de um documento voltado à promoção do desenvolvimento econômico e sustentável do município.

Diagnosticando competências e potencialidades
Primeiro município a realizar a Agenda, Cedro torna-se referência na região. "O projeto-piloto vai adequar a cidade a um ambiente de negócios propícios à instalação de indústrias e à criação de empregos". Dr. Nilson Diniz reforça as parcerias com o Sistema S, através da Fecomércio, com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará-FIEC, com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará-FAEC e com todas as Secretarias do Governo do Estado.

O bom êxito do trabalho resultou da complexa ação de diagnóstico das competências, potencialidades e vocações do município. "Pela primeira vez, a cidade conta com um planejamento neste nível de detalhe e de gerenciamento de metas. Ao lançar esta Agenda, a Prefeitura inova com o advento de uma gestão baseada na eficácia, focada na melhoria contínua dos indicadores de desempenho", comemora Diniz.

Diversas são as potencialidades econômicas locais que podem figurar como alternativas para a atração de novos investidores. "Temos as cadeias produtivas da bovinocultura de leite, da caprinovinocultura, piscicultura, apicultura, avicultura, horticultura, artesanato, além do comércio e dos serviços", explica o prefeito. Além do mais, o município aderiu à capacitação e ao estímulo ao empreendedorismo direcionado à formalização de microempreendedores individuais e à criação de micro e pequenas empresas.

Para a presidente da Adece, a ideia é otimizar a estrutura organizacional do município, aproveitando os recursos disponíveis e aprimorando a qualificação dos agentes públicos. "O resultado de tudo isso será tornar a cidade mais atrativa para receber investimentos. Serão implantadas ações de curto, médio e longo prazos", explica Nicole Barbosa.

Mais emprego, mais renda à vista!
Atrair, no mínimo, duas indústrias até 2020 é uma das metas a serem alcançadas pelo município a partir da implantação da Agenda Estratégica. No mesmo período de tempo, o planejamento prevê incremento de 20% no número de empregos gerados e de 30% na quantidade de produtores assistidos. No quesito formalização de empresas, o crescimento esperado é de 25%, a ser concretizado entre 2017 e 2020. A mesma variação é esperada em relação ao número de microempreendedores regularizados.

A qualificação da mão de obra também está entre os objetivos a serem conquistados com a Agenda Estratégica. A partir de parcerias com os sistemas Fecomércio, Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), mil pessoas por ano devem ser capacitadas.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Há 2 dia(s)

Prefeitura convoca fazedores de cultura para escuta pública sobre a Lei Aldir Blanc 2

Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) disponibilizará recursos financeiros durante 5 anos

#Agenda Há 2 dia(s)

Prefeito envia Projeto de Lei à Câmara para reajuste salarial de servidores municipais

Reposição da inflação é compromisso da gestão com os servidores cedrenses

#Agenda Há 2 dia(s)

Prefeitura disponibilizará ônibus para estudantes prestarem vestibular da UECE

O transporte partirá de Cedro no domingo (28/04), às 7h, saindo da Praça da Matriz

#Agenda Há 2 dia(s)

Programa "Viver - Envelhecimento Ativo e Saudável" em Cedro inicia aula com idosos

As áreas de tecnologia, saúde, educação, além de atividades físicas e sociais serão o foco das ações

#Agenda Há 2 dia(s)

Castramóvel da Prefeitura de Cedro inicia atendimentos para cães e gatos

Ação do Projeto Proteção Animal promove 120 consultas e 60 castrações gratuitamente

#Agenda Há 7 dia(s)

Prefeitura inicia atendimento noturno na UBS Dr. Rubens Bezerra de Albuquerque

Cedrenses podem procurar atendimento no posto de saúde até às 21h, diariamente

#Segurança Há 7 dia(s)

Secretário de Segurança Pública de Cedro se reúne com Comandante do 10° BPM – Iguatu

Encontro busca ampliar ações policiais no município, oferecendo mais segurança à população

#Agenda Há 9 dia(s)

Prefeito vai à comunidade Olho D´água do Canto e anuncia revitalização da barragem rompida devido às fortes chuvas

Durante a visita, gestor municipal informou que a Cagece foi acionada para restabelecer o abastecimento de água, e que seu compromisso é realizar o reparo da parede da represa

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito