NOTÍCIAS

23-MAI-2017

Cedro realiza 1ª Conferência Municipal de Saúde da Mulher

Encontro discutiu os desafios para a integralidade com equidade da saúde da mulher

23 DE MAIO DE 2017
Formular propostas que melhorem e ampliem as políticas públicas relacionadas à saúde da população feminina em Cedro. Com este objetivo 255 participantes estiveram no Auditório do Centro de Educação Profissional Ivens Dias Branco (Senac/CE) para a I Conferência Municipal da Saúde da Mulher. O encontro teve como tema: "Saúde das Mulheres: Desafios para a integralidade com equidade".

O Prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, enfatiza a participação positiva da sociedade cedrense, em parceria com o poder público, no avanço das diretrizes necessárias para a implementação de políticas públicas. "Tivemos um momento em que toda população se sensibilizou, isto é importante para que possamos elencar propostas e trazermos mais ações para as mulheres cedrenses".

Presenças
Marcaram presença no encontro a Secretária Municipal de Saúde, Sayonara Moura; Coordenadora da 17ª Região de Saúde, Dra. Luciana Barreto; Técnica do Conselho Estadual de Saúde (CESAU), Dra. Rogena Weaver; Conselheira Estadual de Saúde, Socorro Marques; Secretário Executivo do Forúm Regional dos Conselheiros Municipais de Saúde, Cicero Dias e a Conselheira Municipal de Saúde, Socorro Lima.

Além da área da saúde, o evento congregou representantes de diversos órgãos. A Delegada, Dra. Anna Victoria, representou a Delegacia Regional da Mulher, também marcaram presença o Delegado da Policia Civil, Caio Tomazini, secretários municipais, estudantes, assessores, sociedade civil, grupos LGBTT e entidades.

A Conferência
A Secretária Municipal de Saúde, Sayonara Moura, enfatizou a importância da realização da conferência. "Este é um momento em que avançamos para criarmos políticas públicas de qualidade para o bem da saúde das mulheres, há muito o que fazer, mas primeiro é necessário avaliar as propostas para que sejam colocadas em prática".
Diversas palestras temáticas foram realizadas no encontro. A Secretária de Saúde de Cedro, Sayonara Moura, ministrou palestra sobre "Implementação da Política Nacional de Atenção Integral a Saúde das Mulheres". Em seguida a delegada, Dra. Ana Victoria, ministrou palestra sobre "Violência doméstica". Já a Dra. Luciana Barreto falou sobre "O papel da mulher na prevenção e controle das arboviroses".
O ciclo de palestras continuou com o obstetra Dr. Amilcar Bezerra que tratou sobre pré-natal na gravidez. Para finalizar o dia e integrar o campo de ideias e propostas sobre o debate em torno da transexualidade LGBTT, a Dra. Rogena Weaver explanou sobre a criação de políticas voltadas para área da saúde e as conquistas.
As propostas apresentadas durante a Conferência Municipal de Saúde das Mulheres em Cedro serão encaminhadas para a Conferência Estadual que acontecerá entre 28 e 29 de Junho, deste encontro às demandas e experiências serão levadas para a fase nacional do encontro.

Ações do Poder Público

A prefeitura de Cedro vem realizando avanços importantes na saúde das mulheres. Uma das conquista é a redução da mortalidade materna, nos últimos cinco anos não foram registradas mortes, além disso, o projeto GRA VIDAS leva as gestantes um acompanhamento específico, contribuindo para a saúde feminina.

Nos últimos anos o município tornou-se destaque na realização de mamografias, por meio de convênio com o projeto "Amigos do Peito". Em média, 60 moradores são atendidos diariamente na Policlina Sebastião Limeira Guedes, sediada em Icó.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Há 2 dia(s)

Prefeitura convoca fazedores de cultura para escuta pública sobre a Lei Aldir Blanc 2

Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) disponibilizará recursos financeiros durante 5 anos

#Agenda Há 2 dia(s)

Prefeito envia Projeto de Lei à Câmara para reajuste salarial de servidores municipais

Reposição da inflação é compromisso da gestão com os servidores cedrenses

#Agenda Há 2 dia(s)

Prefeitura disponibilizará ônibus para estudantes prestarem vestibular da UECE

O transporte partirá de Cedro no domingo (28/04), às 7h, saindo da Praça da Matriz

#Agenda Há 2 dia(s)

Programa "Viver - Envelhecimento Ativo e Saudável" em Cedro inicia aula com idosos

As áreas de tecnologia, saúde, educação, além de atividades físicas e sociais serão o foco das ações

#Agenda Há 2 dia(s)

Castramóvel da Prefeitura de Cedro inicia atendimentos para cães e gatos

Ação do Projeto Proteção Animal promove 120 consultas e 60 castrações gratuitamente

#Agenda Há 7 dia(s)

Prefeitura inicia atendimento noturno na UBS Dr. Rubens Bezerra de Albuquerque

Cedrenses podem procurar atendimento no posto de saúde até às 21h, diariamente

#Segurança Há 7 dia(s)

Secretário de Segurança Pública de Cedro se reúne com Comandante do 10° BPM – Iguatu

Encontro busca ampliar ações policiais no município, oferecendo mais segurança à população

#Agenda Há 9 dia(s)

Prefeito vai à comunidade Olho D´água do Canto e anuncia revitalização da barragem rompida devido às fortes chuvas

Durante a visita, gestor municipal informou que a Cagece foi acionada para restabelecer o abastecimento de água, e que seu compromisso é realizar o reparo da parede da represa

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito