NOTÍCIAS

23-JAN-2018

Volta às aulas: alunos da rede municipal de Cedro já têm data para começar o período letivo

#Educação 23 DE JANEIRO DE 2018

Foto: Marcos Rodrigues

Durante todo o ano assuntos como bullying e preservação do meio ambiente serão discutidos em classe.


As férias estão com os dias contados para os alunos de Cedro! A partir do dia 29 de janeiro, os estudantes da rede pública de ensino iniciarão o ano letivo nas escolas do município. O calendário foi divulgado pela Prefeitura de Cedro através da Secretaria Municipal de Educação. Ao longo de todo este ano de 2018, ações de incentivo à leitura e bom rendimento escolar serão trabalhados pelos professores em sala de aula. Para reforçar as tarefas, as escolas vão contar com a parceria de outras secretarias do município, além de claro, com o envolvimento da população como um todo.


O Prefeito Dr. Nilson Diniz, acredita que o apoio de projetos como PAIC, Mais Infância, Programa Saúde na Escola (PSE) e a Plataforma Busca Ativa Escolar são essenciais para o desenvolvimento dos alunos cedrenses. "Eu tenho convicção de que é através da educação que construímos uma nação forte. E em Cedro não vai ser diferente! Vamos trabalhar e contar com a ajuda de programas do governo para proporcionar um ensino de qualidade para nossos estudantes que são pesquisadores e atores ativos na construção do saber", complementa.


Um dos assuntos que serão discutidos em sala de aula é a questão do bullying, ação que tem tido grande repercussão na sociedade brasileira no que diz respeito ao âmbito escolar. Além dessa temática, os alunos também serão instigados a cuidar mais do local onde vivem. A preservação do meio ambiente e o combate ao mosquito Aedes Aegypti vão fazer parte dos debates dentro de classe.


Matriculas

Para os alunos novatos, as matrículas já estão abertas para quem deseja estudar nas creches e/ou escolas municipais de Cedro. A Secretaria de Educação ressalta que nesse período os pais ou responsáveis pelas crianças deverão comparecer nas unidades educacionais para preencher o cadastro solicitando a inscrição.


Para efetivar a matrícula, é obrigatório a apresentação dos seguintes documentos: Xerox da Certidão de Nascimento, RG, CPF, e xerox do comprovante de endereço. Também é necessário que os pais tenham o NIS em mãos.


Família na Escola

Com a intenção de melhorar o que é ensinado em sala de aula, a Secretaria de Educação do Município aposta no elo forte entre família e escola quando se trata de acompanhamento estudantil. "É fundamental que os pais sempre estejam em contato conosco, na intenção de acompanhar, de saber realmente como está o desempenho do aluno em sala de aula. Isso faz toda uma diferença no aprendizado da criança tanto para a leitura como para a escrita", destaca Esmeraldina Bezerra. Ela reforça ainda que durante o período de férias, é papel da família o incentivo do contato direto das crianças com os livros.


Programas Educacionais

A grande parceria com o Governo do Ceará tem contribuído com uma educação de qualidade. O Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), criado em 2007 no Estado, tornou-se modelo para a implantação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) do Governo Federal. Isso só destaca a forte contribuição que o Ceará tem no processo de formação do cidadão.


Para a Secretaria de Educação, essa posição de destaque do nosso Estado só traz ainda mais esperança por uma cidade com ensino nota dez. "Queremos aqui em nosso município ter essa felicidade de dizer que as nossas escolas estão preparadas e nossas crianças alfabetizadas no tempo certo", ressalta.


Atualmente o Programa Mais infância e a Plataforma Busca Ativa Escolar estão com o trabalho de combater a exclusão nas unidades de ensino, uma oportunidade que famílias cedrenses terão de receber visitas de profissionais interessados em levar conhecimento. "Neste ano nós teremos grandes avanços. Essa meta do Busca Ativa será uma grande ferramenta. Já temos, inclusive, um mapeamento com visita às famílias, pois o local de criança é na escola", ressalta Dr. Nilson Diniz.


Outro grande destaque do Governo é o Programa Saúde na Escola (PSE), instituído em 2007. As políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover uma atenção especial no cuidado com hábitos alimentares. Entre as ações estão avaliação antropométrica, ações de verificação da carteira de vacinação, higiene pessoal e cuidado no ambiente escolar, palestras educativas e parcerias com comitê municipal de combate às Arboviroses.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Há 2 dia(s)

Base CPRaio de Cedro será no antigo Hotel Municipal

A interiorização do Raio ocorre de forma conjunta à expansão do Sistema de Videomonitoramento, que permite uma atuação especializada de combate à criminalidade

#Agenda Há 2 dia(s)

Experiências de Cedro são apresentadas na Mostra "Ceará, aqui tem SUS"

Projetos Mais Saúde Perto do Coração, Uso do Aplicativo “Aedes em Foco” e Núcleo Municipal de Educação Permanente são destaques no estado

#Agenda Há 3 dia(s)

Secretaria de Infraestrutura atua em locais danificados pelas fortes chuvas, levando apoio e serviços

Diversas equipes e equipamentos foram disponibilizados para atender as comunidades

#Agenda Há 3 dia(s)

Prefeitura de Cedro lança amanhã Campanha contra a Febre Aftosa, por um rebanho livre da doença

Lançamento, nesta quarta-feira, dia 17 de abril, às 8 horas, acontece na fazenda Exu, no distrito Vale do Machado

#Agenda Há 4 dia(s)

Conviventes do CRAS I e II participam do projeto "Caminhos Digitais"

Programa pretende realizar a inclusão digital de idosos, além de fomentar a prática de atividades físicas

#Agenda Há 4 dia(s)

Açude Ubaldinho atinge 100% de sua capacidade

Reservatório tem capacidade de armazenagem equivalente a mais de 42 milhões de m³ de água, e está sangrando desde o dia 14 de abril

#Agenda Há 4 dia(s)

Fase municipal dos Jogos Escolares do Ceará 2024: inscrições abertas para modalidades individuais

São 14 modalidades disponibilizadas para estudantes das redes municipal, estadual e federal. Modalidades coletivas começaram semana passada, com destaque para o futsal masculino

#Agenda Há 6 dia(s)

Ceará Credi Mulher realiza oficina para empreendedoras do município de Cedro

Ação teve o objetivo de orientar as mulheres interessadas em empreender a terem acesso ao crédito

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito