NOTÍCIAS

22-JAN-2018

Vacina contra a febre amarela já está disponível nas unidades de saúde de Cedro

A imunização é preferencialmente para aqueles moradores que vão viajar para áreas de risco

#Saúde 22 DE JANEIRO DE 2018
O aumento nos casos de pessoas infectadas com a febre amarela tem chamado a atenção das autoridades do país. Unidades de saúde de todos os estados estão disponibilizando as doses da vacinação contra a doença na tentativa de inibir ainda mais a contaminação. Em Cedro, todos os cuidados já estão sendo tomados para prevenção da enfermidade. A rede de saúde do município está agendando a vacinação para aquelas pessoas que vão viajar para localidades afetadas pela doença, como é o caso dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Para receber a imunização, o morador precisa comprovar o destino através das passagens.

O Prefeito Dr. Nilson Diniz, que tem vasta experiência na área da medicina, explica que o vírus da febre amarela é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e que o estado do Ceará não é considerado uma área de risco há pelo menos 17 anos. "É importante que a dose da vacina seja aplicada em moradores que já estão com viagens programadas para regiões ameaçadas pela infecção, lembrando que a doença não é passada de pessoa a pessoa e sim através de mosquitos que estejam infectados. E digo mais: a prevenção é a melhor saída. Cada um fazendo a sua parte ficamos cada vez mais distantes dessa moléstia.", complementa.

A vacinação é indicada para pessoas de 9 meses até 59 anos de idade que não tenham contraindicação ou alergia a ovo e seus derivados. Já crianças menores de seis meses, idosos, gestantes sem recomendação médica criteriosa ou pessoas que já fizeram algum transplante de órgãos e estejam fazendo tratamento de câncer não devem tomar a vacina. Portadores de doenças que comprometem o sistema imunológico, como o HIV/aids também entram no grupo dos que não podem fazer uso da medicação.

A coordenadora de imunização do município, Mirella Maciel alerta que as pessoas que residem no Ceará e vão viajar para as áreas de recomendação de vacinação da febre amarela devem tomar a vacina no mínimo 10 dias antes para que a imunização eficaz. "Devido o nosso estado não ser considerado como área de risco, estamos recebendo uma demanda suficiente para aqueles que vão viajar. Para atender a todos com agilidade, estamos fazendo agendamentos para a aplicação dessa vacina em específico", reforça.

Quem mora aqui e está de passeio marcado, vai poder viajar sem medo, como é o caso da moradora Ursúla Albuquerque, que garantiu a imunização dela e do filho Bernardo na semana passada. "Nós estamos indo para São Paulo, e depois das notícias sobre a febre amarela por lá, fiz questão de me prevenir. Agora eu e meu pequeno vamos pode aproveitar a viagem tranquilos e protegidos", comemora.

As principais regiões consideradas de risco são o Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia, Maranhão, Piauí, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Carnaval protegido
A Prefeitura de Cedro também está preocupada com os foliões que estão se preparando para pular o carnaval na Bahia, uma das localidades afetadas pela febre amarela. Quem for se divertir por lá, deve procurar a Secretaria de Saúde do Município para agendar um dia para a imunização e poder brincar sossegado. "É importante repassar estas orientações para todos os moradores, pois necessitamos manter a saúde da população em dias e com muita qualidade", reforça a Secretaria de Saúde, Sayonara Moura.

Ações educativas
Para alertar a todos, diversas ações serão executadas no município através de divulgações pelas emissoras de rádio e parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE) em instituições educacionais, além de palestras explicativas.

Saiba os sintomas da febre amarela
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. Os sintomas iniciais da febre amarela incluem o início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Há 5 dia(s)

Prefeitura inicia atendimento noturno na UBS Dr. Rubens Bezerra de Albuquerque

Cedrenses podem procurar atendimento no posto de saúde até às 21h, diariamente

#Segurança Há 5 dia(s)

Secretário de Segurança Pública de Cedro se reúne com Comandante do 10° BPM – Iguatu

Encontro busca ampliar ações policiais no município, oferecendo mais segurança à população

#Agenda Há 7 dia(s)

Prefeito vai à comunidade Olho D´água do Canto e anuncia revitalização da barragem rompida devido às fortes chuvas

Durante a visita, gestor municipal informou que a Cagece foi acionada para restabelecer o abastecimento de água, e que seu compromisso é realizar o reparo da parede da represa

#Agenda Há 7 dia(s)

Programa Aedes em Foco de Cedro é premiado na “Mostra Ceará Aqui tem SUS” no XXI Congresso do COSEMS-CE

O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará realizou, de 14 a 17 de abril, a 21ª edição do evento, que teve na programação a “Mostra Ceará Aqui tem SUS” .

#Agenda Há 7 dia(s)

Prefeitura intensifica ações para vacinação do rebanho bovino e bubalino contra febre aftosa

Ausência de vacinação impede comercialização de rebanho para outros estados da federação

#Agenda Há 7 dia(s)

Base CPRaio de Cedro será no antigo Hotel Municipal

A interiorização do Raio ocorre de forma conjunta à expansão do Sistema de Videomonitoramento, que permite uma atuação especializada de combate à criminalidade

#Agenda Há 7 dia(s)

Experiências de Cedro são apresentadas na Mostra "Ceará, aqui tem SUS"

Projetos Mais Saúde Perto do Coração, Uso do Aplicativo “Aedes em Foco” e Núcleo Municipal de Educação Permanente são destaques no estado

#Agenda Há 8 dia(s)

Secretaria de Infraestrutura atua em locais danificados pelas fortes chuvas, levando apoio e serviços

Diversas equipes e equipamentos foram disponibilizados para atender as comunidades

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito