NOTÍCIAS

03-JAN-2018

Estudantes de Cedro desenvolvem projeto para educação financeira

Ação beneficia diretamente alunos de escola estadual cedrense e seus familiares.

#Educação 03 DE JANEIRO DE 2018
A educação transforma a vida e traz benefícios para o cotidiano das pessoas. Com esta ideia na cabeça e conhecimento sobre o assunto, um grupo de estudantes do 3º ano do curso Técnico em Comércio da Escola Estadual de Educação Profissional Francisca de Albuquerque Moura desenvolveu o projeto "Educação financeira na escola".



O objetivo dos alunos é ensinar a melhor forma de economizar, cortar gastos, e poupar recursos de forma consciente, por meio de uma educação financeira, os alunos do Colégio Estadual Celso Araújo foram os beneficiados em uma ação que aconteceu nos dias 26 e 27 de dezembro de 2017.



O Prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, ressalta a importância do projeto e do retorno para as famílias dos alunos beneficiados. "É uma iniciativa importante que poderemos levar para outros municípios, vamos apresentar o modelo de projeto para a Fundação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Fundação SINTAF), para que eles avaliem, a ideia é dar oportunidade para que as pessoas possam aplicar corretamente as finanças, o que pode ser feito em todo o Ceará."


O município de Cedro contou com parceria da Fundação Sintaf, no projeto-piloto que promoveu uma reestruturação da Secretaria de Finanças. Por meio de um plano de modernização e cidadania fiscal, a prefeitura conseguiu o crescimento da economia e a criação de políticas públicas em benefício da população.



Aplicação prática

Para o Coordenador e Orientador do Projeto, Antônio Vileimar, o principal objetivo é orientar alunos sobre a educação financeira e apresentar dados reais sobre nossa realidade. "Foram dois dias desenvolvendo e aplicando, por meio de seminário, mostrando resultados que podem ser aplicados pelas família destes estudantes".


Vileimar lembra que os estudantes da E.E.E.P Francisca de Albuquerque Moura contam com a disciplina de finanças e que o projeto desenvolvido pelos estudantes pode ser um eixo de ações no futuro a serem aplicadas na rede pública de ensino. "Educação financeira no ensino fundamental é uma realidade nos países desenvolvidos, uma forma de ampliar e reforçar a nossa educação", explica o professor Antônio Vileimar. A ideia será apresentada ao gestor municipal para que as escolas municipais possam ser beneficiadas.


Diversas pesquisas mostram que brasileiros têm dívidas caras, mas não sabem quanto pagam de juros, e ainda estão longe de investimentos além da poupança. O estudante Thiago Renan, ressalta que o projeto visa orientar não apenas os estudantes, mas também a população em geral. "A ideia é orientar os alunos para não serem controlados pelo dinheiro, mas controlar o dinheiro, atualmente o nosso país conta com cerca de 60 milhões de devedores, tudo isso por que não conseguiram cuidar corretamente das finanças".

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Há 1 dia(s)

Base CPRaio de Cedro será no antigo Hotel Municipal

A interiorização do Raio ocorre de forma conjunta à expansão do Sistema de Videomonitoramento, que permite uma atuação especializada de combate à criminalidade

#Agenda Há 1 dia(s)

Experiências de Cedro são apresentadas na Mostra "Ceará, aqui tem SUS"

Projetos Mais Saúde Perto do Coração, Uso do Aplicativo “Aedes em Foco” e Núcleo Municipal de Educação Permanente são destaques no estado

#Agenda Há 2 dia(s)

Secretaria de Infraestrutura atua em locais danificados pelas fortes chuvas, levando apoio e serviços

Diversas equipes e equipamentos foram disponibilizados para atender as comunidades

#Agenda Há 2 dia(s)

Prefeitura de Cedro lança amanhã Campanha contra a Febre Aftosa, por um rebanho livre da doença

Lançamento, nesta quarta-feira, dia 17 de abril, às 8 horas, acontece na fazenda Exu, no distrito Vale do Machado

#Agenda Há 3 dia(s)

Conviventes do CRAS I e II participam do projeto "Caminhos Digitais"

Programa pretende realizar a inclusão digital de idosos, além de fomentar a prática de atividades físicas

#Agenda Há 3 dia(s)

Açude Ubaldinho atinge 100% de sua capacidade

Reservatório tem capacidade de armazenagem equivalente a mais de 42 milhões de m³ de água, e está sangrando desde o dia 14 de abril

#Agenda Há 3 dia(s)

Fase municipal dos Jogos Escolares do Ceará 2024: inscrições abertas para modalidades individuais

São 14 modalidades disponibilizadas para estudantes das redes municipal, estadual e federal. Modalidades coletivas começaram semana passada, com destaque para o futsal masculino

#Agenda Há 5 dia(s)

Ceará Credi Mulher realiza oficina para empreendedoras do município de Cedro

Ação teve o objetivo de orientar as mulheres interessadas em empreender a terem acesso ao crédito

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito