Notícias

#Educação | 03 DE JANEIRO DE 2018

Estudantes de Cedro desenvolvem projeto para educação financeira

Ação beneficia diretamente alunos de escola estadual cedrense e seus familiares.

A educação transforma a vida e traz benefícios para o cotidiano das pessoas. Com esta ideia na cabeça e conhecimento sobre o assunto, um grupo de estudantes do 3º ano do curso Técnico em Comércio da Escola Estadual de Educação Profissional Francisca de Albuquerque Moura desenvolveu o projeto “Educação financeira na escola”.



O objetivo dos alunos é ensinar a melhor forma de economizar, cortar gastos, e poupar recursos de forma consciente, por meio de uma educação financeira, os alunos do Colégio Estadual Celso Araújo foram os beneficiados em uma ação que aconteceu nos dias 26 e 27 de dezembro de 2017.



O Prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, ressalta a importância do projeto e do retorno para as famílias dos alunos beneficiados. “É uma iniciativa importante que poderemos levar para outros municípios, vamos apresentar o modelo de projeto para a Fundação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Fundação SINTAF), para que eles avaliem, a ideia é dar oportunidade para que as pessoas possam aplicar corretamente as finanças, o que pode ser feito em todo o Ceará.”


O município de Cedro contou com parceria da Fundação Sintaf, no projeto-piloto que promoveu uma reestruturação da Secretaria de Finanças. Por meio de um plano de modernização e cidadania fiscal, a prefeitura conseguiu o crescimento da economia e a criação de políticas públicas em benefício da população.



Aplicação prática

Para o Coordenador e Orientador do Projeto, Antônio Vileimar, o principal objetivo é orientar alunos sobre a educação financeira e apresentar dados reais sobre nossa realidade. “Foram dois dias desenvolvendo e aplicando, por meio de seminário, mostrando resultados que podem ser aplicados pelas família destes estudantes”.


Vileimar lembra que os estudantes da E.E.E.P Francisca de Albuquerque Moura contam com a disciplina de finanças e que o projeto desenvolvido pelos estudantes pode ser um eixo de ações no futuro a serem aplicadas na rede pública de ensino. “Educação financeira no ensino fundamental é uma realidade nos países desenvolvidos, uma forma de ampliar e reforçar a nossa educação”, explica o professor Antônio Vileimar. A ideia será apresentada ao gestor municipal para que as escolas municipais possam ser beneficiadas.


Diversas pesquisas mostram que brasileiros têm dívidas caras, mas não sabem quanto pagam de juros, e ainda estão longe de investimentos além da poupança. O estudante Thiago Renan, ressalta que o projeto visa orientar não apenas os estudantes, mas também a população em geral. “A ideia é orientar os alunos para não serem controlados pelo dinheiro, mas controlar o dinheiro, atualmente o nosso país conta com cerca de 60 milhões de devedores, tudo isso por que não conseguiram cuidar corretamente das finanças”.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS RELACIONADAS

#Educação | 18 DE DEZEMBRO DE 2017

Investimento na nova estrutura gira em torno de 10 milhões de reais

#Educação | 06 DE DEZEMBRO DE 2017

O campus de Cedro do Instituto Federal do Ceará teve mais um projeto aprovado para apresentação em evento internacional. O trabalho “Compreensão do uso de desenhos no processo de ensino-aprendizagem para alunas do curso informatização”, de Pedro [...]

#Educação | 07 DE NOVEMBRO DE 2017

O programa Corredores Digitais transforma ideias, pesquisas, invenções ou negócios em estágio pré-operacional em modelos de negócios inovadores, competitivos, lucrativos e socialmente responsáveis. No estado do Ceará foram 223 propostas inscri [...]

#Educação | 25 DE OUTUBRO DE 2017

A aluna Victória Ricarte, do curso de Sistemas de Informação, foi classificada para o Edinburgh International Science Festival, na Escócia, em abril de 2018. A classificação do trabalho, voltado para a área de Robótica, ocorreu após vit [...]

#Educação | 11 DE OUTUBRO DE 2017

A celebração, tradicionalmente, ocorre em 15 de outubro. Em 2017, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, realiza os festejos alusivos ao Dia do Professor no sábado, 14 de outubro, às 20 horas, no Cedro Tênis Clube. A programaçã [...]

Prefeitura Municipal de Cedro

LOCALIZAÇÃO

 Rua Cel. Luiz Felipe, nº 299 Centro

 Tel: (88) 3564-0375

 gabineteprefeito@cedro.ce.gov.br

REDES SOCIAIS