Notícias

Cedro celebra Dia da Consciência Negra

Semana que comemorou a data contou com exposições, rodas de conversa, danças e aulas foram oferecidas à população.

Data: 25 de novembro de 2017

Valorizar a cultura e a presença dos negros em nossa sociedade. Foi com este intuito que a Prefeitura de Cedro celebrou o Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro. Em Cedro, as atividades em comemoração a data aconteceram entre os dias 20 e 24 com diversas atividades: exposições, rodas de conversa, danças e aulas para a população.

O Prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, lembra que o momento é propicio para refletir sobre preconceito e desigualdade em um país em que a população negra é maioria. Nossas crianças e adolescentes relataram que somos todos iguais e este sentimento que devemos valorizar, combatendo preconceito e desigualdade.

A Secretária de Educação de Cedro, Esmeraldina Bezerra, lembra que, além deste momento, a educação contempla a preparação dos estudantes para construirmos uma sociedade que valoriza as lutas e as resistências. 'c9 através da educação que ofereceremos a esta geração a perspectiva de uma vida melhor. Hoje eles vivenciam o amor ao próximo.

Atividades culturais

A Semana de Atividades Culturais foi realizada pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), entre 20 e 22 de novembro de 2017 e contou com diversas atividades e a participação de Psicóloga, assistentes sociais, contadores de história, além de ações como: Roda de conversas, apresentações culturais, artísticas, paródias, músicas, oficinas de artesanato, entre outros.

A Secretária do Trabalho e Assistência Social, Luciana Vieira, lembra que as ações são fundamentais para a socialização dos cedrenses, colocando poder público e população de mãos dadas contra o preconceito. 'c9 um momento que vai ao encontro das ações de sensibilização para uma sociedade justa e igualitária, sem preconceitos e a consciência que somos todos iguais.

Os jovens também tiveram a oportunidade de se apresentarem nos distritos dos municípios durante a semana. A Coordenadora do SCFV, Yeline Oliveira, reforça que é necessário trabalhar estes valores com os jovens nos dias atuais. 'c9 uma ação prática que se transforma em um dia para ser lembrado pra toda vida. Foi emocionante estar com os jovens na culminância das ações.

Diversas escolas municipais realizaram atividades para relembrar a data. Em parceria com a poetisa Ioneide Moura, a Escola Estefânia da Silva enalteceu a poesia Zumbi dos palmares Consciência negra, além de cartazes, pinturas, danças e exposição de trabalhos realizados em sala de aula. A diretora, Zuleide Lopes, enfatizou o envolvimento dos estudantes. 'c9 uma data celebrada, um marco, porém a consciência é colocada no dia a dia dos estudantes.

Por meio do projeto Mais Educação aconteceu açã de dança, coordenada pelo instrutor Gildivan Serafim. Fizemos uma apresentação sobre a dança afro e uma peça sobre a libertação dos escravos, os estudantes aprenderam que através de atitudes conscientes, teremos uma sociedade justa e igualitária sem preconceitos.

Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro e representa a luta dos negros contra a discriminação racial. A data foi escolhida por ter sido o dia da morte do líder negro "Zumbi", que lutou contra a escravidão no Brasil.

 

Deixe seu comentário

Prefeitura Municipal de Cedro

LOCALIZAÇÃO

 Rua Cel. Luiz Felipe, nº 299 Centro

 Tel: (88) 3564-0375

 gabineteprefeito@cedro.ce.gov.br

REDES SOCIAIS