Notícias

#MeioAmbiente | 27 DE OUTUBRO DE 2017

Prefeitura de Cedro inicia projeto de Educação em Saúde Ambiental

A mobilização em torno dos cuidados com o meio ambiente é fator determinante para esclarecer a população sobre o planeta (e o município) que queremos ter. Diversas ações têm sido desenvolvidas no mundo todo. Em Cedro, o projeto “Educação em Saúde Ambiental” foi criado para promover a inclusão social, a promoção e a proteção da saúde. E fazer toda a diferença.



A solenidade de abertura, segunda-feira (23/10), contou com a presença do vice-prefeito, Joãozinho de Titico, do secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Elleson Barbosa, do coordenador da unidade Senac, Marcos Ferreira, da representante da Fundação Nacional da Saúde (FUNASA) em Cedro, Rita Sombra, representantes de entidades educacionais, sociedade civil e população.



No âmbito do projeto foi criado o Núcleo de Apoio à Coleta Seletiva, Reciclagem e Sustentabilidade dos Recursos Hídricos, cujo objetivo é proporcionar avanço na qualidade de vida das pessoas e da comunidade como um todo. O município é pioneiro em conscientização ambiental e cuidados para novas gerações no estado do Ceará.



“Firmamos esta parceria com a FUNASA e alocamos recursos municipais para levarmos ações de conscientização e educação em saúde ambiental à população, e efetivamente melhorarmos a qualidade do nosso meio ambiente”, reforça o prefeito, Dr. Nilson Diniz.



Atividades desenvolvidas

O Projeto prevê melhoria no nível de consciência crítica da coletividade sobre os determinantes e condicionantes socioambientais e sanitários que afetam diretamente a saúde humana e a sua qualidade de vida. Também faz parte a inclusão social com geração de emprego e renda dos catadores e ações efetivas de Educação em Saúde Ambiental a partir da capacitação da coletividade. A ideia é mobilizar as comunidades para a realização da coleta seletiva e reciclagem dentro de parâmetros reais de sustentabilidade.



Módulos

O projeto “Educação em Saúde Ambiental” prevê a realização de 15 oficinas de 20 horas/aula cada, divididas em 06 módulos - Educação em Saúde Ambiental, Reciclagem e Coleta Seletiva, Elaboração de Plano de Negócios, Construção da Identidade Visual, Consumo Consciente e Curso de Associativismo.



De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, os munícipes terão oportunidade de conhecer novas técnicas e aprimorar conhecimentos para o atingimento de metas de avanços nas áreas ambientais. “Nesta ação é fundamental a participação dos cedrenses para que coloquemos em práticas as melhorias que se fazem necessárias e, assim, legalizarmos a Associação dos Catadores de Cedro”, ensina Elleson Barbosa.



O projeto será realizado em parceria com as secretarias de Infraestrutura, Saúde, Educação e o Conselho de Defesa do Meio Ambiente do município. E até seu término serão realizados dois Seminários Municipais de Planejamento, Avaliação, Sistematização e Troca de Experiências e um Seminário local em cada núcleo, para fins de Planejamento, Avaliação e Trocas de Experiências.


A Escola Antônio Laurênio de Oliveira, no distrito de Santo Antônio, foi contemplada com a oficina Educação em Saúde Ambiental. Na ocasião, a diretora Lucivânia Barbosa destacou a importância da ação inovadora na melhor compreensão dos estudantes e moradores acerca da questão. “Estamos sendo parceiros deste Projeto. Desenvolvemos várias ações educacionais relacionadas ao meio ambiente. Esta oficina foi determinante, os estudantes adquiriram novos conhecimentos”.



Cronograma

As oficinas estão sendo realizadas de acordo com a disponibilidade das escolas e associações.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS RELACIONADAS

#MeioAmbiente | 17 DE ABRIL DE 2018

Próxima reunião acontece na sexta-feira, 20/4, no município de Várzea Alegre. Vereadores, órgãos públicos e gestores de outras cidades estarão presentes.

#MeioAmbiente | 09 DE ABRIL DE 2018

A ação conta com parceria do Governo do Estado e envolve representantes de municípios da região

#MeioAmbiente | 31 DE JANEIRO DE 2018

A ação é desenvolvida em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Infraestrutura.

#MeioAmbiente | 28 DE JANEIRO DE 2018

Na tarde deste sábado (27/1), a Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, recebeu 200 mudas de ipês do seu projeto Educação em Saúde Ambiental. A ação é parte da etapa de arborização no município. &ldquo [...]

#MeioAmbiente | 12 DE JANEIRO DE 2018

Localizado no Distrito de São Miguel, o volume de água do reservatório, responsável pelo abastecimento de água do município de Cedro, é considerado crítico. De acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará [...]

Prefeitura Municipal de Cedro

LOCALIZAÇÃO

 Rua Cel. Luiz Felipe, nº 299 Centro

 Tel: (88) 3564-0375

 gabineteprefeito@cedro.ce.gov.br

REDES SOCIAIS