NOTÍCIAS

22-SET-2017

Cedro promoverá ações para conscientização e prevenção do suicídio

#Saúde 22 DE SETEMBRO DE 2017

Foto: Divulgação

Conscientizar sobre a prevenção do suicídio, é com este objetivo que durante o mês de Setembro é realizado a campanha Setembro Amarelo. Como parte das ações, a Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria de Saúde e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), promoverão palestras, rodas de conversas e blitz educativas em ruas do município. A ação conta com apoio do Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), profissionais da área da saúde, escolas da rede pública de ensino, secretarias municipais e sociedade civil.


O Prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, informa que o objetivo é alertar a população e detalhar que o suicídio é um problema de saúde pública e considerado tabu nos dias atuais. "Estaremos realizando ao longo do ano diversas atividades e neste momento é importante contarmos com a parceria da população para participar das atividades", explica.


Programação

No quarta-feira (28) o auditório do Centro de Educação Profissional Ivens Dias Branco, sediará palestras com o Psiquiatra Dr. Eduardo Freitas abordando o tema prevenção e a Psicóloga Jayane Kelle que detalhará sobre a prevenção ao suicídio. O evento acontece às 13h30 e será aberto ao público. No dia 28 a população poderá participar de uma blitz educativa na Praça Nilo Viana Diniz (Matriz), com a entrega de panfletos e diversas ações de saúde. A concentração iniciará às 8 horas.


De acordo com a Secretária de Saúde de Cedro, Sayonara Moura, o diálogo é caminho para a redução dos índices de suicídio no país. "Neste mês estamos realizando diversas ações para que possamos explanar que a ausência de um bom dialogo tem aumentado consideravelmente nos últimos anos".


Dados recentes

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (21/9), o primeiro Boletim Epidemiológico de Tentativas e Óbitos por Suicídio no Brasil. O estudo mostrou a alta taxa de suicídio entre idosos com mais de 70 anos. Nessa faixa etária, foram registradas média de 8,9 mortes por 100 mil nos últimos seis anos. A média nacional é 5,5 por 100 mil. Também chamam atenção o alto índice entre jovens, principalmente homens, e indígenas. O diagnóstico inédito vai orientar a expansão e qualificação da assistência em saúde mental no país.


Com base nos dados do boletim, o Ministério da Saúde lança uma agenda estratégica para atingir meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) de redução de 10% dos óbitos por suicídio até 2020. Entre as ações, destacam-se a capacitação de profissionais, orientação para a população e jornalistas, a expansão da rede de assistência em saúde mental nas áreas de maior risco e o monitoramento anual dos casos no país, além da criação de um Plano Nacional de Prevenção do Suicídio. Desde 2011, a notificação de tentativas e óbitos é obrigatória no país em até 24h.


Na avaliação da Coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), o trabalho diário da equipe tem sido fortalecido pelo apoio de diversas ações e do diálogo e parceria com a família. "A campanha Setembro Amarelo sempre é marcante em nosso município e isso demonstra a preocupação da gestão municipal em garantir e ampliar os atendimentos no CAPS".


Histórico sobre Setembro amarelo

Iniciado no Brasil pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), o Setembro Amarelo realizou as primeiras atividades em 2015 concentradas em Brasília. Mundialmente, o IASP - Associação Internacional para Prevenção do Suicídio estimula a divulgação da causa, vinculado ao dia 10 do mesmo mês no qual se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.


O CVV - Centro de Valorização da Vida (uma das principais mobilizadoras do Setembro Amarelo) é uma entidade sem fins lucrativos que atua gratuitamente na prevenção do suicídio desde 1962, membro fundador do Befrienders Worldwide e ativo junto ao IASP - Associação Internacional para Prevenção do Suicídio), da Abeps (Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio) e de outros órgãos internacionais que atuam pela causa.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Há 7 dia(s)

Penitentes de Cedro participaram da XIV Procissão do Fogaréu de Várzea Alegre

Tradição secular acontece na Semana Santa com a participação de diversas pessoas da região

#Agenda Há 7 dia(s)

CEI Maria Marilene Alves Diniz realiza aula educativa sobre combate ao mosquito da Dengue

Crianças cedrenses aprendem desde pequenas como atuar na prevenção de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya

#Agenda Há 8 dia(s)

Cedrenses devem tomar cuidado com mensagens falsas sobre o Bolsa Família

Cadastro e atualização de dados são realizados exclusivamente de forma presencial. Beneficiários nunca devem clicar em links enviados por SMS, e-mail ou WhatsApp

#Agenda Há 8 dia(s)

Prefeitura inicia atendimento odontológico noturno no CEO Municipal

Equipamento passa a contar com dentistas também no terceiro turno. Demanda é atendida através de agendamento espontâneo, sem a necessidade de encaminhamento

#Agenda Há 8 dia(s)

Prefeitura promove atualização da caderneta de vacinação e prevenção contra a Dengue

Ação acontece nas escolas públicas de Cedro com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal da população

#Agenda Há 8 dia(s)

População pode solicitar manutenção da iluminação pública pelo WhatsApp

Período chuvoso aumenta casos de queima de lâmpadas; Prefeitura está atenta e atuante para atender a demanda

#Agenda Há 8 dia(s)

Escola Antônio Alves dos Santos realizará encenação da Paixão de Cristo

Comunidade está convidada a acompanhar e participar da apresentação, que acontecerá na quarta-feira, 27 de março

#Agenda Há 9 dia(s)

Saúde da Mulher é tema de encontro do CRAS

Ação faz parte da programação do Mês da Mulher, promovido pela Prefeitura de Cedro

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito