Notícias

#Saúde | 22 DE SETEMBRO DE 2017

Cedro promoverá ações para conscientização e prevenção do suicídio

Foto: Divulgação

Conscientizar sobre a prevenção do suicídio, é com este objetivo que durante o mês de Setembro é realizado a campanha Setembro Amarelo. Como parte das ações, a Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria de Saúde e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), promoverão palestras, rodas de conversas e blitz educativas em ruas do município. A ação conta com apoio do Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), profissionais da área da saúde, escolas da rede pública de ensino, secretarias municipais e sociedade civil.


O Prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, informa que o objetivo é alertar a população e detalhar que o suicídio é um problema de saúde pública e considerado tabu nos dias atuais. “Estaremos realizando ao longo do ano diversas atividades e neste momento é importante contarmos com a parceria da população para participar das atividades”, explica.


Programação

No quarta-feira (28) o auditório do Centro de Educação Profissional Ivens Dias Branco, sediará palestras com o Psiquiatra Dr. Eduardo Freitas abordando o tema prevenção e a Psicóloga Jayane Kelle que detalhará sobre a prevenção ao suicídio. O evento acontece às 13h30 e será aberto ao público. No dia 28 a população poderá participar de uma blitz educativa na Praça Nilo Viana Diniz (Matriz), com a entrega de panfletos e diversas ações de saúde. A concentração iniciará às 8 horas.


De acordo com a Secretária de Saúde de Cedro, Sayonara Moura, o diálogo é caminho para a redução dos índices de suicídio no país. “Neste mês estamos realizando diversas ações para que possamos explanar que a ausência de um bom dialogo tem aumentado consideravelmente nos últimos anos”.


Dados recentes

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (21/9), o primeiro Boletim Epidemiológico de Tentativas e Óbitos por Suicídio no Brasil. O estudo mostrou a alta taxa de suicídio entre idosos com mais de 70 anos. Nessa faixa etária, foram registradas média de 8,9 mortes por 100 mil nos últimos seis anos. A média nacional é 5,5 por 100 mil. Também chamam atenção o alto índice entre jovens, principalmente homens, e indígenas. O diagnóstico inédito vai orientar a expansão e qualificação da assistência em saúde mental no país.


Com base nos dados do boletim, o Ministério da Saúde lança uma agenda estratégica para atingir meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) de redução de 10% dos óbitos por suicídio até 2020. Entre as ações, destacam-se a capacitação de profissionais, orientação para a população e jornalistas, a expansão da rede de assistência em saúde mental nas áreas de maior risco e o monitoramento anual dos casos no país, além da criação de um Plano Nacional de Prevenção do Suicídio. Desde 2011, a notificação de tentativas e óbitos é obrigatória no país em até 24h.


Na avaliação da Coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), o trabalho diário da equipe tem sido fortalecido pelo apoio de diversas ações e do diálogo e parceria com a família. “A campanha Setembro Amarelo sempre é marcante em nosso município e isso demonstra a preocupação da gestão municipal em garantir e ampliar os atendimentos no CAPS”.


Histórico sobre Setembro amarelo

Iniciado no Brasil pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), o Setembro Amarelo realizou as primeiras atividades em 2015 concentradas em Brasília. Mundialmente, o IASP - Associação Internacional para Prevenção do Suicídio estimula a divulgação da causa, vinculado ao dia 10 do mesmo mês no qual se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.


O CVV - Centro de Valorização da Vida (uma das principais mobilizadoras do Setembro Amarelo) é uma entidade sem fins lucrativos que atua gratuitamente na prevenção do suicídio desde 1962, membro fundador do Befrienders Worldwide e ativo junto ao IASP - Associação Internacional para Prevenção do Suicídio), da Abeps (Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio) e de outros órgãos internacionais que atuam pela causa.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS RELACIONADAS

#Saúde | 12 DE MAIO DE 2018

Até o momento foram aplicadas 3.553 doses, que corresponde a 60,78% do público alvo da campanha.

#Saúde | 11 DE MAIO DE 2018

12 postos funcionarão no sábado. População prioritária precisa se vacinar

#Saúde | 09 DE MAIO DE 2018

O evento compõe a vasta do Comitê Municipal de Combate às Arboviroses de Cedro, cujo objetivo é inserir cada vez mais os moradores em um só pensamento: conscientizar e prevenir doenças causadas pelo mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. Nesta t [...]

#Saúde | 08 DE MAIO DE 2018

A Prefeitura de Cedro entregou na sexta-feira (05/05) quatro veículos modelo Fiat mobi 0 km e um veículo doado pelo Governo do Estado para uso dos Agentes de Combate às Endemias (ACE). Os veículos reforçam a frota da Secretaria de Saúde.O Prefeito de Cedro, [...]

#Saúde | 21 DE ABRIL DE 2018

O Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI), do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde, lançou neste mês [...]

Prefeitura Municipal de Cedro

LOCALIZAÇÃO

 Rua Cel. Luiz Felipe, nº 299 Centro

 Tel: (88) 3564-0375

 gabineteprefeito@cedro.ce.gov.br

REDES SOCIAIS