Notícias

#Saúde | 19 DE SETEMBRO DE 2017

Crianças e adolescentes são imunizados durante Campanha de Multivacinação em Cedro

Atualizar o cartão de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos, esta foi a tarefa deste sábado (16), Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação. Em Cedro, a Prefeitura mobilizou a Secretaria de Saúde para a abertura dos Postos de Saúde do Municipio, 14 tipos de vacinas foram oferecidas as crianças e jovens entre das 8h às 17h.



A Campanha de Multivacinação, ação do Ministério da Saúde, é realizada em todo o país. Desde segunda-feira (11) até o próximo dia 22 os municípios estã participando. A meta é vacinar cerca de 47 milhões de crianças menores de cinco anos, além de crianças de nove anos e também adolescentes de 10 a 15 anos incompletos. O objetivo é reforçar o acesso às vacinas principais e atualizar o calendário vacinal desses grupos, para evitar o reaparecimento de doenças já controladas ou mesmo eliminadas no país.



Para o Prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, a ação é extremamente relevante para que no futuro não ocorram casos de doenças que podem ser controladas em crianças e jovens. “O acompanhamento da cobertura vacinal é fundamental, pois contribui para a redução da mortalidade infantil, proporciona longevidade e melhora a qualidade de vida da população”.



Neste sábado (16), 2.389 postos e salas de vacinação funcionaram em todo o Ceará, em Cedro, as Unidades Básicas de Saúde receberam a população. A Coordenadora de Imunização de Cedro, lembra que a ação é importante e os pais devem vacinarem seus filhos. “Orietamos aos pais que procurem vacinarem seus filhos, assim estaremos imunizando de doenças graves”.



Entre as vacinas que foram disponibilizadas no Dia 'D' estão a BCG - ID, Hepatite B, dT (dupla tipo adulto), Penta (DTP/Hib/Hep B), Febre amarela, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VOP (vacina oral contra pólio), dTpa, VORH (Vacina Oral de Rotavírus Humano), HPV, Vacina Pneumocócica, Vacina meningocócica e Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela).



A vacinação

Os usuários ainda podem se vacinar, para isto basta levar a Unidade de Saúde, o Cartão do SUS e documento com fotos. O cartão de vacinação é documento indispensável que auxilia no registro e controle das vacinas administradas. Caso não esteja de posse do cartão de vacinação, por motivo de perda ou dano, é recomendado o usuário procurar o serviço de saúde que costuma vacinar para solicitar a segunda via do documento.



Na avaliação da Secretária de Saúde, Sayonara Moura, a estratégia tem como finalidade atualizar a situação vacinal da população de crianças e adolescentes e pontua a realização do dia “D” em Cedro. “Os familiares estiveram nos Postos de saúde a procura da vacina e isso demonstra a preocupação na saúde do público alvo”.



O objetivo é imunizar cerca de 47 milhões de crianças e adolescentes menores de 15 anos. De acordo com os dados do Ministério da Saúde, 53% desse público não está com a vacinação em dia.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS RELACIONADAS

#Saúde | 10 DE FEVEREIRO DE 2018

As Secretarias de Saúde e Educação participaram ativamente da construção e execução do projeto da Prefeitura

#Saúde | 09 DE FEVEREIRO DE 2018

Quarta-feira (07/02), alunos da Escola municipal Arakém Sedrim de Aguiar receberam profissionais do Comitê Municipal de Combate às Arboviroses e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) para uma tarde de palestras, gincanas, rodas de conversa e m [...]

#Saúde | 09 DE FEVEREIRO DE 2018

Comitê Municipal de Combate às Arboviroses e SAMU 192 colaboram com projeto que tem como objetivo formar cidadãos mais conscientes.

#Saúde | 06 DE FEVEREIRO DE 2018

Medicamentos são enviados para 10 postos da sede urbana e rural com o apoio da Secretaria de Saúde do Município e Governo do Estado.

#Saúde | 06 DE FEVEREIRO DE 2018

Preocupação recorrente tem reforço no período próximo ao Carnaval. Atividade vai promover testes, vacinas e palestras sobre o tema.

Prefeitura Municipal de Cedro

LOCALIZAÇÃO

 Rua Cel. Luiz Felipe, nº 299 Centro

 Tel: (88) 3564-0375

 gabineteprefeito@cedro.ce.gov.br

REDES SOCIAIS