NOTÍCIAS

07-AGO-2017

Prefeitura de Cedro lançará plano emergencial de combate à dengue. Ordem é erradicar o mosquito transmissor!

#Saúde 07 DE AGOSTO DE 2017
Segunda-feira, 07 de agosto,serão empossadosos membros do Comitê de Controle das Arbovirosesde Cedro e apresentadas as ações do Plano de Contingência das Arboviroses. A solenidade será às 9 horas no auditório do Centro de Educação Profissional Ivens Dias Branco (Senac/CE).



O conjunto de ações visa a prevenir e controlar o combate ao Aedes Aegypti. Por isso, o trabalho conjunto, envolvendo todas as secretarias municipais e os diversos segmentos da sociedade. Enfim, é Cedro em peso convocado para combater o vetor da dengue, chikungunya e zica vírus.



De acordo com Joãozinho de Titico, o Comitê Municipal contacom o auxílio de profissionais da área da saúde, das secretarias, das entidades e de toda sociedade civil para mobilizar e executar ações permanentes no sentido de reduzir os focos do Aedes. "Juntos, vamos mostrar que é possível vencer o mosquito. O poder público está fazendo a sua parte. Cabe as famílias cedrenses colaborarem para que não tenhamos registros de casos aqui", relata o prefeito em exercício.



O governador Camilo Santana anunciou em junho passado a liberação de R$ 10 milhões a título de incentivo para os municípios atingirem os melhores resultados no enfrentamento às arboviroses. A iniciativa foi divulgada na solenidade de lançamento de Ações Estratégicas de Combate ao mosquito Aedes aegypti, no Centro de Eventos do Ceará. Na ocasião, oprefeito de Cedro representou a Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará (APRECE).



População precisa fazer a sua parte

Os municípios são responsáveis pelo planejamento e pelas ações de combate ao mosquito. Entre os exemplos estão as visitas de casa em casa por parte dos agentes de endemias e a pulverização de inseticidas. Cada cidadão é também corresponsável e precisa fazer vistorias periódicas em seus imóveis,no sentido de evitar focos do mosquito. Como? Evitando que a água da chuva se acumule sobre a laje e calhas, guardando garrafas sempre de cabeça para baixo, enchendo até a borda os pratinhos dos vasos de planta e eliminando adequadamente o lixo que possa acumular água, bem como pneus velhos, latas, recipientes plásticos, tampas de garrafas e copos descartáveis.



A secretaria de saúde Sayonara Moura ensina que as ações programadas visam a prevenir as doenças provenientes da picada do mosquito e, principalmente, evitar óbitos. "Já realizamos diversas ações. As próximas irão mobilizar toda a comunidade cedrense. Estamos nos aproximando da quadra invernosa e isso pode trazer sérios problemas", explica.



No último boletim epidemiológico das arboviroses divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, na sexta-feira (04/8), o município de Cedro registrou 19 casos de chikungunya, três de dengue e nenhum de zika. Sobre o Índice de Infestação Predial (IPP), o município tem menor entre os municípios que compõema 17º Regional de Saúde, registrando 1,62%. "Estamos em constante luta, com os nossos profissionais de saúde em campo para que possamos estar abaixo de 1%, como preconiza o Ministério da Saúde", adverteSayonara Moura.



Um dos fatores determinantes para que o município não registre surto de dengue são as melhorias realizadas pela atual gestão, entre elas a retirada de tambores de lixo, coleta sistemática,peixamentos, controle químico com uso de inseticida. Além disso, as equipes de endemias e agentes de saúde receberam capacitações especificas e kits de trabalho contendo fardamento, botas, escadas, luvas, protetor solar e bolsas. O município ainda conta com apoio da brigada local que semanalmente percorre bairros onde existam focos do mosquito para levar orientações aos moradores.



 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Há 2 dia(s)

Prefeitura convoca fazedores de cultura para escuta pública sobre a Lei Aldir Blanc 2

Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) disponibilizará recursos financeiros durante 5 anos

#Agenda Há 2 dia(s)

Prefeito envia Projeto de Lei à Câmara para reajuste salarial de servidores municipais

Reposição da inflação é compromisso da gestão com os servidores cedrenses

#Agenda Há 2 dia(s)

Prefeitura disponibilizará ônibus para estudantes prestarem vestibular da UECE

O transporte partirá de Cedro no domingo (28/04), às 7h, saindo da Praça da Matriz

#Agenda Há 2 dia(s)

Programa "Viver - Envelhecimento Ativo e Saudável" em Cedro inicia aula com idosos

As áreas de tecnologia, saúde, educação, além de atividades físicas e sociais serão o foco das ações

#Agenda Há 2 dia(s)

Castramóvel da Prefeitura de Cedro inicia atendimentos para cães e gatos

Ação do Projeto Proteção Animal promove 120 consultas e 60 castrações gratuitamente

#Agenda Há 7 dia(s)

Prefeitura inicia atendimento noturno na UBS Dr. Rubens Bezerra de Albuquerque

Cedrenses podem procurar atendimento no posto de saúde até às 21h, diariamente

#Segurança Há 7 dia(s)

Secretário de Segurança Pública de Cedro se reúne com Comandante do 10° BPM – Iguatu

Encontro busca ampliar ações policiais no município, oferecendo mais segurança à população

#Agenda Há 9 dia(s)

Prefeito vai à comunidade Olho D´água do Canto e anuncia revitalização da barragem rompida devido às fortes chuvas

Durante a visita, gestor municipal informou que a Cagece foi acionada para restabelecer o abastecimento de água, e que seu compromisso é realizar o reparo da parede da represa

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito