Notícias

Prefeitura de Cedro lançará plano emergencial de combate à dengue. Ordem é erradicar o mosquito transmissor!

Data: 07 de agosto de 2017

Segunda-feira, 07 de agosto,serão empossadosos membros do Comitê de Controle das Arbovirosesde Cedro e apresentadas as ações do Plano de Contingência das Arboviroses. A solenidade será às 9 horas no auditório do Centro de Educação Profissional Ivens Dias Branco (Senac/CE).

O conjunto de ações visa a prevenir e controlar o combate ao Aedes Aegypti. Por isso, o trabalho conjunto, envolvendo todas as secretarias municipais e os diversos segmentos da sociedade. Enfim, é Cedro em peso convocado para combater o vetor da dengue, chikungunya e zica vírus.

De acordo com Joãozinho de Titico, o Comitê Municipal contacom o auxílio de profissionais da área da saúde, das secretarias, das entidades e de toda sociedade civil para mobilizar e executar ações permanentes no sentido de reduzir os focos do Aedes. Juntos, vamos mostrar que é possível vencer o mosquito. O poder público está fazendo a sua parte. Cabe as famílias cedrenses colaborarem para que não tenhamos registros de casos aqui, relata o prefeito em exercício.

O governador Camilo Santana anunciou em junho passado a liberação de R$ 10 milhões a título de incentivo para os municípios atingirem os melhores resultados no enfrentamento às arboviroses. A iniciativa foi divulgada na solenidade de lançamento de Ações Estratégicas de Combate ao mosquito Aedes aegypti, no Centro de Eventos do Ceará. Na ocasião, oprefeito de Cedro representou a Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará (APRECE).

População precisa fazer a sua parte

Os municípios são responsáveis pelo planejamento e pelas ações de combate ao mosquito. Entre os exemplos estão as visitas de casa em casa por parte dos agentes de endemias e a pulverização de inseticidas. Cada cidadão é também corresponsável e precisa fazer vistorias periódicas em seus imóveis,no sentido de evitar focos do mosquito. Como? Evitando que a água da chuva se acumule sobre a laje e calhas, guardando garrafas sempre de cabeça para baixo, enchendo até a borda os pratinhos dos vasos de planta e eliminando adequadamente o lixo que possa acumular água, bem como pneus velhos, latas, recipientes plásticos, tampas de garrafas e copos descartáveis.

A secretaria de saúde Sayonara Moura ensina que as ações programadas visam a prevenir as doenças provenientes da picada do mosquito e, principalmente, evitar óbitos. Já realizamos diversas ações. As próximas irão mobilizar toda a comunidade cedrense. Estamos nos aproximando da quadra invernosa e isso pode trazer sérios problemas, explica.

No último boletim epidemiológico das arboviroses divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, na sexta-feira (04/8), o município de Cedro registrou 19 casos de chikungunya, três de dengue e nenhum de zika. Sobre o Índice de Infestação Predial (IPP), o município tem menor entre os municípios que compõema 17º Regional de Saúde, registrando 1,62%. Estamos em constante luta, com os nossos profissionais de saúde em campo para que possamos estar abaixo de 1%, como preconiza o Ministério da Saúde, adverteSayonara Moura.

Um dos fatores determinantes para que o município não registre surto de dengue são as melhorias realizadas pela atual gestão, entre elas a retirada de tambores de lixo, coleta sistemática,peixamentos, controle químico com uso de inseticida. Além disso, as equipes de endemias e agentes de saúde receberam capacitações especificas e kits de trabalho contendo fardamento, botas, escadas, luvas, protetor solar e bolsas. O município ainda conta com apoio da brigada local que semanalmente percorre bairros onde existam focos do mosquito para levar orientações aos moradores.

 

Deixe seu comentário

Prefeitura Municipal de Cedro

LOCALIZAÇÃO

 Rua Cel. Luiz Felipe, nº 299 Centro

 Tel: (88) 3564-0375

 gabineteprefeito@cedro.ce.gov.br

REDES SOCIAIS