Notícias

#AssistênciaSocial | 14 DE JUNHO DE 2017

Cedro realiza caminhada no Dia de Combate ao Trabalho Infantil

Entrega de panfletos, rodas de conversas e exibição de cartazes fizeram parte da programação que aconteceu nas ruas do Centro

Conscientizar as pessoas sobre a importância de prevenir e combater o trabalho infantil. Para isto, a Prefeitura Municipal promoveu caminhada pelas principais ruas do Centro de Cedro. O objetivo do ato é lembrar sobre a Campanha Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, celebrada no Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, 12 de junho.

A ação foi organizada pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e contou com o apoio das Secretarias de Educação e Assistência Social, em parceria com diversas entidades, como: Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Centro de Referência Especializado em Assistência Social - CREAS e o Centro de Referência em Assistência Social - CRAS.

Como parte das ações ocorreu entrega de panfletos nos comércios, roda de conversas e exibição de cartazes mostrando tipos de trabalho infantil. Para o Prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, a data é fundamental para informar e conscientizar a população sobre os malefícios do trabalho infantil. “O ato busca promover a melhoria da qualidade de vida para as crianças e adolescentes para avançarmos ainda mais nas conquistas de nossa futura geração”.

O gestor destacou que a educação de qualidade para as crianças, aproveitamento dos novos espaços públicos, como as praças e quadras poliesportivas, além de projetos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos são marcas da atuação governamental que fazem a diferença na vida dos jovens cedrenses. “São ações em conjunto que oferecem as nossas crianças a educação e lazer durante a infância”, disse Dr. Nilson Diniz.

Já a Secretária de Educação, Esmeraldina Bezerra, reforçou que a gestão vem desenvolvendo ações voltadas à erradicação do trabalho infantil, por meio do programa (PETI). “É na escola que as crianças adquirem conhecimentos, vale ressaltar o papel da educação como uma das ferramentas mais eficazes de combate ao trabalho infantil”.

Segundo a Secretária do Trabalho e Assistência Social, Luciana Vieira, as políticas públicas atualmente aplicadas em Cedro demonstram a importância que o município oferece a suas crianças. “Estamos diariamente através de projetos educacionais e ações sociais levando para as nossas crianças o papel da família para que possamos ter jovens com pensamentos voltados para desenvolvimento de boa convivência”.

A caminhada
Os estudantes percorreram as ruas com faixas apresentando os tipos de trabalho infantil. Para a Secretária de Educação de Cedro, Esmeraldina Bezerra, a participação das escolas e a implantação do (PETI) no município demonstram o caminho para um promissor futuro. “Com esta mobilização estamos levando ao conhecimento de todos que as crianças precisam estar na escola e que a família e o estudo são base para o futuro dos nossos jovens”.

Diversos moradores foram sensibilizados durante o ato. Os comerciantes, feirantes, transeuntes e mobilizadores avaliaram de forma positiva a ação e citaram a importância de lembrar a data e lutar contra situações de injustiça em que se encontram algumas crianças, por vezes trabalhando por longas jornadas e em condições perigosas, expondo suas vidas a riscos.

Dados
O Ceará tem atualmente 73.895 crianças e adolescentes vítimas de trabalho infantil, o que é proibido pela Constituição. Em todo o Brasil, são 2,6 milhões de crianças e jovens nessa condição, de acordo com estudo divulgado pela Fundação Abrinq nesta segunda-feira (12/06), Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS RELACIONADAS

#AssistênciaSocial | 20 DE MAIO DE 2018

A pasta conta agora com um Grand Siena Attractive, 0km, que servirá para a realização dos inúmeros atendimentos. O modelo foi entregue na tarde de quarta-feira (16/5) ao prefeito Dr. Nilson Diniz e à secretaria Luciana Vieira

#AssistênciaSocial | 16 DE MAIO DE 2018

Gestores de outros municípios cearenses como Assaré, Maracanaú, Morrinhos e Ocara também participarão do evento, entre os dias 19 e 21 de junho

#AssistênciaSocial | 07 DE MAIO DE 2018

O enfrentamento à violação de direitos humanos sexuais de crianças e adolescentes é tema de roda de conversas e palestras em escolas municipais. As ações fazem parte do planejamento da prefeitura de Cedro, por meio das secretarias do Trabalho e Assis [...]

#AssistênciaSocial | 06 DE MAIO DE 2018

Diante da crise que assola diversos municípios brasileiros, a oportunidade de manter a estabilidade e a geração de emprego, além de melhorar a renda familiar, são desafios de qualquer gestão municipal. A Administração Municipal tem feito a sua [...]

#AssistênciaSocial | 03 DE MAIO DE 2018

Todos que estão com dados desatualizados há mais de 24 meses precisam comparecer. Atendimento será realizado nos CRAS e no CREAS

Prefeitura Municipal de Cedro

LOCALIZAÇÃO

 Rua Cel. Luiz Felipe, nº 299 Centro

 Tel: (88) 3564-0375

 gabineteprefeito@cedro.ce.gov.br

REDES SOCIAIS