Notícias

#MeioAmbiente | 11 DE JUNHO DE 2017

Secretaria de Meio Ambiente do Estado realiza Oficina para a implementação da coleta seletiva em Cedro

A Semana do Meio Ambiente do município, de 5 a 8 de junho, teve programação bastante diversificada - entrevista em emissora de rádio, exposição, mutirão de limpeza, palestras. E encerrou com Oficina para a implementação da coleta seletiva na cidade. O evento foi uma promoção da secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará, da empresa I&T Gestão de Resíduos e da prefeitura de Cedro, por meio da secretaria Municipal de Meio Ambiente.

A Oficina aconteceu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cedro e contou com as participações do secretário de Meio Ambiente, Elleson Barbosa, e do adjunto, Júnior de Ricelir; do chefe de gabinete, Maurício Bezerra; da secretária de Saúde, Sayonara Moura; da secretária de Cultura, Aparecida Evangelista; do tesoureiro da Prefeitura, Paulo Romeu; de representantes da Secretaria de Meio Ambiente do Estado - Edvânia Bezerra, Helena Leite e Leandra de Azevedo. Presentes, ainda, assessores, técnicos, catadores e funcionários da limpeza pública.

A Prefeitura vem realizando medidas para tornar Cedro uma cidade mais sustentável e desenvolvida. A elaboração de ações nesse sentido tem um só objetivo: melhoria da qualidade de vida dos munícipes. “O trabalho é feito em conjunto com a população, e isso nos dá a segurança de que estamos no caminho certo”, reforça o prefeito Dr. Nilson Diniz. Ele explica que a Oficina é passo significativo na conscientização da sociedade. “Separar e recolher os resíduos descartados, reciclar materiais, separar o que é lixo orgânico (restos de carne, frutas, verduras e outros alimentos), é assegurar futuro melhor”.

No diagnóstico do Projeto de Implementação foram apresentados os tipos de coletas seletivas, consórcios e etapas que já acontecem em microrregionais do estado. Na avaliação do secretário do Meio Ambiente, os catadores vivenciaram uma nova forma de trabalho, a partir de um sistema que trará avanços. “Além do apoio aos catadores, os cuidados com o meio ambiente. Tempos melhores virão”, anima-se Elleson Barbosa.

A importância no esclarecimento das etapas básicas para o planejamento da coleta seletiva e as metodologias das potencialidades locais foram essenciais para o bom êxito do encontro. Helena Leite avalia que Cedro, atualmente, se apresenta entre os municípios preparados para implantação da coleta seletiva. “Isso se dá pela participação da população e das diversas melhorias já implantadas pela administração municipal”, informou a representante da Secretaria de Meio Ambiente do Estado. Ao final da oficina foram repassados os passos básicos para a implantação e gestão de parcerias com cooperativas de coletores de material reciclável.

As Oficinas têm por finalidades apenas a coleta de potencialidades locais.

Na avaliação dos catadores, a capacitação foi importante para que todos colaborem efetivamente na implantação da coleta seletiva.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS RELACIONADAS

#MeioAmbiente | 17 DE ABRIL DE 2018

Próxima reunião acontece na sexta-feira, 20/4, no município de Várzea Alegre. Vereadores, órgãos públicos e gestores de outras cidades estarão presentes.

#MeioAmbiente | 09 DE ABRIL DE 2018

A ação conta com parceria do Governo do Estado e envolve representantes de municípios da região

#MeioAmbiente | 31 DE JANEIRO DE 2018

A ação é desenvolvida em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Infraestrutura.

#MeioAmbiente | 28 DE JANEIRO DE 2018

Na tarde deste sábado (27/1), a Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, recebeu 200 mudas de ipês do seu projeto Educação em Saúde Ambiental. A ação é parte da etapa de arborização no município. &ldquo [...]

#MeioAmbiente | 12 DE JANEIRO DE 2018

Localizado no Distrito de São Miguel, o volume de água do reservatório, responsável pelo abastecimento de água do município de Cedro, é considerado crítico. De acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará [...]

Prefeitura Municipal de Cedro

LOCALIZAÇÃO

 Rua Cel. Luiz Felipe, nº 299 Centro

 Tel: (88) 3564-0375

 gabineteprefeito@cedro.ce.gov.br

REDES SOCIAIS