NOTÍCIAS

11-JUN-2017

Secretaria de Meio Ambiente do Estado realiza Oficina para a implementação da coleta seletiva em Cedro

#MeioAmbiente 11 DE JUNHO DE 2017
A Semana do Meio Ambiente do município, de 5 a 8 de junho, teve programação bastante diversificada - entrevista em emissora de rádio, exposição, mutirão de limpeza, palestras. E encerrou com Oficina para a implementação da coleta seletiva na cidade. O evento foi uma promoção da secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará, da empresa I&T Gestão de Resíduos e da prefeitura de Cedro, por meio da secretaria Municipal de Meio Ambiente.

A Oficina aconteceu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cedro e contou com as participações do secretário de Meio Ambiente, Elleson Barbosa, e do adjunto, Júnior de Ricelir; do chefe de gabinete, Maurício Bezerra; da secretária de Saúde, Sayonara Moura; da secretária de Cultura, Aparecida Evangelista; do tesoureiro da Prefeitura, Paulo Romeu; de representantes da Secretaria de Meio Ambiente do Estado - Edvânia Bezerra, Helena Leite e Leandra de Azevedo. Presentes, ainda, assessores, técnicos, catadores e funcionários da limpeza pública.

A Prefeitura vem realizando medidas para tornar Cedro uma cidade mais sustentável e desenvolvida. A elaboração de ações nesse sentido tem um só objetivo: melhoria da qualidade de vida dos munícipes. "O trabalho é feito em conjunto com a população, e isso nos dá a segurança de que estamos no caminho certo", reforça o prefeito Dr. Nilson Diniz. Ele explica que a Oficina é passo significativo na conscientização da sociedade. "Separar e recolher os resíduos descartados, reciclar materiais, separar o que é lixo orgânico (restos de carne, frutas, verduras e outros alimentos), é assegurar futuro melhor".

No diagnóstico do Projeto de Implementação foram apresentados os tipos de coletas seletivas, consórcios e etapas que já acontecem em microrregionais do estado. Na avaliação do secretário do Meio Ambiente, os catadores vivenciaram uma nova forma de trabalho, a partir de um sistema que trará avanços. "Além do apoio aos catadores, os cuidados com o meio ambiente. Tempos melhores virão", anima-se Elleson Barbosa.

A importância no esclarecimento das etapas básicas para o planejamento da coleta seletiva e as metodologias das potencialidades locais foram essenciais para o bom êxito do encontro. Helena Leite avalia que Cedro, atualmente, se apresenta entre os municípios preparados para implantação da coleta seletiva. "Isso se dá pela participação da população e das diversas melhorias já implantadas pela administração municipal", informou a representante da Secretaria de Meio Ambiente do Estado. Ao final da oficina foram repassados os passos básicos para a implantação e gestão de parcerias com cooperativas de coletores de material reciclável.

As Oficinas têm por finalidades apenas a coleta de potencialidades locais.

Na avaliação dos catadores, a capacitação foi importante para que todos colaborem efetivamente na implantação da coleta seletiva.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Há 4 dia(s)

Prefeitura inicia atendimento noturno na UBS Dr. Rubens Bezerra de Albuquerque

Cedrenses podem procurar atendimento no posto de saúde até às 21h, diariamente

#Segurança Há 4 dia(s)

Secretário de Segurança Pública de Cedro se reúne com Comandante do 10° BPM – Iguatu

Encontro busca ampliar ações policiais no município, oferecendo mais segurança à população

#Agenda Há 6 dia(s)

Prefeito vai à comunidade Olho D´água do Canto e anuncia revitalização da barragem rompida devido às fortes chuvas

Durante a visita, gestor municipal informou que a Cagece foi acionada para restabelecer o abastecimento de água, e que seu compromisso é realizar o reparo da parede da represa

#Agenda Há 6 dia(s)

Programa Aedes em Foco de Cedro é premiado na “Mostra Ceará Aqui tem SUS” no XXI Congresso do COSEMS-CE

O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará realizou, de 14 a 17 de abril, a 21ª edição do evento, que teve na programação a “Mostra Ceará Aqui tem SUS” .

#Agenda Há 6 dia(s)

Prefeitura intensifica ações para vacinação do rebanho bovino e bubalino contra febre aftosa

Ausência de vacinação impede comercialização de rebanho para outros estados da federação

#Agenda Há 6 dia(s)

Base CPRaio de Cedro será no antigo Hotel Municipal

A interiorização do Raio ocorre de forma conjunta à expansão do Sistema de Videomonitoramento, que permite uma atuação especializada de combate à criminalidade

#Agenda Há 6 dia(s)

Experiências de Cedro são apresentadas na Mostra "Ceará, aqui tem SUS"

Projetos Mais Saúde Perto do Coração, Uso do Aplicativo “Aedes em Foco” e Núcleo Municipal de Educação Permanente são destaques no estado

#Agenda Há 7 dia(s)

Secretaria de Infraestrutura atua em locais danificados pelas fortes chuvas, levando apoio e serviços

Diversas equipes e equipamentos foram disponibilizados para atender as comunidades

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito