NOTÍCIAS

27-JAN-2023

Janeiro Branco: campanha alerta sobre saúde mental

Por meio do CAPS, Prefeitura realiza diversas ações em prol dos cedrenses que precisam desse suporte

#Agenda POR MACIEL BEZERRA 27 DE JANEIRO DE 2023

Foto: Freepik

Cuidar da saúde em todos os seus aspectos (saúde integral) é papel fundamental. Nesse sentido, a gestão municipal, através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), realiza as mais diversas atividades durante todo o ano. Neste mês, especialmente, as ações estão ligadas à campanha Janeiro Branco, que tem como objetivo o equilíbrio da saúde mental.

Desde o início da pandemia da Covid-19, questões associadas à saúde mental passaram a ser pautas constantes. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase um bilhão de pessoas no mundo vivem com algum transtorno mental, potencialmente agravado pela recente crise sanitária.

A psicóloga e coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Letícia Murielly, traz mais detalhes. "O objetivo do Janeiro Branco é chamar a atenção para questões emocionais e psicológicas. Semelhante ao Setembro Amarelo, Outubro Rosa e outras iniciativas, promovemos conversas abrangentes e honestas sobre a saúde mental, mostrando a importância de cuidar do bem-estar emocional e psicológico das pessoas, da mesma forma ou até melhor do que os cuidados que temos com outras patologias físicas".

Letícia explica alguns tipos de doenças. "Entre os principais transtornos de ansiedade estão fobias sociais, síndrome do pânico, transtorno de ansiedade generalizada (TAG), depressão, cada uma com seus sintomas específicos. Também temos doenças mais ligadas ao ambiente de trabalho, principalmente em locais estressantes e de alta competitividade. As principais são depressão, Síndrome de Burnout, transtorno de ansiedade, transtorno bipolar, transtorno de personalidade, antissocial, esquizofrenia, transtornos relacionados a uso de substâncias psicoativas".

A psicóloga reforça a importância da ajuda especializada. "O médico busca entender o que está ocasionando os sintomas de doenças e conhecer o histórico do paciente e solicita exames. Além do tratamento, a prevenção é fundamental, por isso, é preciso ter uma alimentação saudável, rica em vitaminas, minerais e gorduras saudáveis, praticar atividades físicas, ter uma rotina de sono adequada. Quando você busca ajuda profissional não é fraqueza, é sinônimo de que você realmente é forte, porque buscou ajuda, não guarde doença com você. Quem cuida da mente cuida da vida".

Sobre o Janeiro Branco

A campanha surgiu em 2014 com um grupo de psicólogos de Uberlândia, no sentido de incentivar a inclusão do cuidado com a saúde mental como meta no começo de cada novo ano. Em sua 10ª edição, a campanha traz como tema o equilíbrio da saúde mental. O mês de janeiro foi escolhido para representar a campanha, pois, por ser o primeiro mês do ano, costuma inspirar as pessoas a fazerem reflexões sobre a vida e seus objetivos.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, 9,3 % da população brasileira sofre de ansiedade, colocando o Brasil como um dos países mais ansiosos do mundo.

Saiba mais: www.cedro.ce.gov.br.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Há 7 dia(s)

Penitentes de Cedro participaram da XIV Procissão do Fogaréu de Várzea Alegre

Tradição secular acontece na Semana Santa com a participação de diversas pessoas da região

#Agenda Há 7 dia(s)

CEI Maria Marilene Alves Diniz realiza aula educativa sobre combate ao mosquito da Dengue

Crianças cedrenses aprendem desde pequenas como atuar na prevenção de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya

#Agenda Há 8 dia(s)

Cedrenses devem tomar cuidado com mensagens falsas sobre o Bolsa Família

Cadastro e atualização de dados são realizados exclusivamente de forma presencial. Beneficiários nunca devem clicar em links enviados por SMS, e-mail ou WhatsApp

#Agenda Há 8 dia(s)

Prefeitura inicia atendimento odontológico noturno no CEO Municipal

Equipamento passa a contar com dentistas também no terceiro turno. Demanda é atendida através de agendamento espontâneo, sem a necessidade de encaminhamento

#Agenda Há 8 dia(s)

Prefeitura promove atualização da caderneta de vacinação e prevenção contra a Dengue

Ação acontece nas escolas públicas de Cedro com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal da população

#Agenda Há 8 dia(s)

População pode solicitar manutenção da iluminação pública pelo WhatsApp

Período chuvoso aumenta casos de queima de lâmpadas; Prefeitura está atenta e atuante para atender a demanda

#Agenda Há 8 dia(s)

Escola Antônio Alves dos Santos realizará encenação da Paixão de Cristo

Comunidade está convidada a acompanhar e participar da apresentação, que acontecerá na quarta-feira, 27 de março

#Agenda Há 9 dia(s)

Saúde da Mulher é tema de encontro do CRAS

Ação faz parte da programação do Mês da Mulher, promovido pela Prefeitura de Cedro

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito