NOTÍCIAS

18-JAN-2023

Prefeitura intensifica combate a escorpiões e alerta moradores sobre cuidados para reduzir riscos

Com a chegada do período chuvoso, a tendência é que aumentem o número de insetos (grilos e baratas) que são alimento para os aracnídeos.

#Saúde POR MACIEL BEZERRA 18 DE JANEIRO DE 2023

Foto: Agência Brasil

Com a chegada do período chuvoso, a tendência é que aumentem o número de insetos (grilos e baratas) que são alimento para os aracnídeos. O escorpião-amarelo tem sido o tipo mais comum encontrado no município. É preciso ter cuidado, prevenir!

A saúde da nossa gente deve ser tratada em todos os âmbitos e, entre as formas de promover esse cuidado, a prevenção é mais eficaz. É o que está fazendo a Prefeitura de Cedro: intensificando as ações no combate aos escorpiões em nossa cidade, com o repasse de informações importantes para evitar que estes animais venenosos tragam problemas.

A população precisa estar atenta a terrenos abandonados com entulhos, a parte debaixo de pedras e também as saídas de esgotos, ralos e caixas de gordura. Em casa, deve-se observar espaços escuros, pois os escorpiões podem entrar facilmente nas moradias e se esconderem detrás de móveis e frestas nas paredes.

O Agente de Combate às Endemias Késio Paulo tem observações importantes a fazer. "Se você encontrou um escorpião em casa, informe seu endereço à Secretaria de Saúde para visitarmos o local. O trabalho visa a controlar e evitar a geração de colônias. Além das casas, visitamos locais que têm mais trânsito de pessoas, como prédios públicos e comércios. Nessa época de chuvas há mais alimento para eles, e as colônias crescem mais rapidamente, chegando a outros lugares".

Késio falou sobre a importância de mapear o local onde os escorpiões aparecem. "Se você encontrar um animal desses e puder prendê-lo em uma vasilha tampada, com todo cuidado para não ser ferroado, traga para a Secretaria de Saúde, a gente consegue identificar o tipo, o local onde foi encontrado e acompanhar melhor a situação. Esse acompanhamento é feito em todo o estado. Essa ação ajuda muito o nosso trabalho de garantir tranquilidade à população."

O Agente de Combate às Endemias informa ainda que, em caso de contato com o ferrão de um escorpião, a pessoa deve dirigir-se imediatamente ao hospital Zulmira Sedrim de Aguiar. "A maioria dos acidentes ocorre na faixa de 18 a 40 anos, mas a letalidade é maior em crianças de 0 a 2 anos, por serem menores, e aí o veneno acaba se espalhando mais rapidamente. Há quem bote pó de café ou folha na picada... Não faça isso! A recomendação é lavar o local com sabão e ir ao hospital o mais rápido possível".

Késio Paulo destaca que em Cedro é comum encontrar o escorpião-amarelo (Tityus serrulatus) e o escorpião-do-nordeste (Tityus stigmurus), citando os cuidados para não ser picado. "Para se prevenir, é preciso não deixar entulho perto de casa, isso pode criar baratas e grilos que são alimentos dos escorpiões. Limpe quintal, jardim, afaste móveis da parede, limpando as laterais e embaixo, sempre com cuidado. Os dois escorpiões que a gente tem em Cedro são bem venenosos, o amarelo e o do Nordeste. É preciso precisa saber qual deles está em cada local. Até o momento a gente tem encontrado mais o amarelo, principalmente nos bairros mais próximos da pracinha do seu Horácio".

Mais informações: www.cedro.ce.gov.br.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Há 6 dia(s)

Penitentes de Cedro participaram da XIV Procissão do Fogaréu de Várzea Alegre

Tradição secular acontece na Semana Santa com a participação de diversas pessoas da região

#Agenda Há 6 dia(s)

CEI Maria Marilene Alves Diniz realiza aula educativa sobre combate ao mosquito da Dengue

Crianças cedrenses aprendem desde pequenas como atuar na prevenção de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya

#Agenda Há 7 dia(s)

Cedrenses devem tomar cuidado com mensagens falsas sobre o Bolsa Família

Cadastro e atualização de dados são realizados exclusivamente de forma presencial. Beneficiários nunca devem clicar em links enviados por SMS, e-mail ou WhatsApp

#Agenda Há 7 dia(s)

Prefeitura inicia atendimento odontológico noturno no CEO Municipal

Equipamento passa a contar com dentistas também no terceiro turno. Demanda é atendida através de agendamento espontâneo, sem a necessidade de encaminhamento

#Agenda Há 7 dia(s)

Prefeitura promove atualização da caderneta de vacinação e prevenção contra a Dengue

Ação acontece nas escolas públicas de Cedro com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal da população

#Agenda Há 7 dia(s)

População pode solicitar manutenção da iluminação pública pelo WhatsApp

Período chuvoso aumenta casos de queima de lâmpadas; Prefeitura está atenta e atuante para atender a demanda

#Agenda Há 7 dia(s)

Escola Antônio Alves dos Santos realizará encenação da Paixão de Cristo

Comunidade está convidada a acompanhar e participar da apresentação, que acontecerá na quarta-feira, 27 de março

#Agenda Há 8 dia(s)

Saúde da Mulher é tema de encontro do CRAS

Ação faz parte da programação do Mês da Mulher, promovido pela Prefeitura de Cedro

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito