NOTÍCIAS

30-DEZ-2022

Vigor e dedicação para cuidar bem daqueles que mais precisam

Após dois anos de pandemia, o cuidado com a saúde permanece como prioridade absoluta em Cedro, por isso, no final de 2022, a gestão municipal continua salvando vidas

#Retrospectiva2022 POR MACIEL BEZERRA 30 DE DEZEMBRO DE 2022

Foto: Marciel Bezerra

A Prefeitura de Cedro ofereceu cuidado diferenciado para a população que buscou atendimento na área da saúde. Vacinação, consultas, exames, cirurgias, medicação, transporte, capacitação dos profissionais estão entre as diversas ações realizadas pela área da saúde. Ao todo, foram quase 200 mil atendimentos na Atenção Primária da Saúde, entre consultas, procedimentos, visitas, vacinas e exames.

23.000 Atendimentos Médicos; 20.576 Consultas em Enfermagem; 18.552 Procedimentos de Enfermagem; 9.173 Procedimentos de Técnicos em Enfermagem; 17.383 Procedimentos Médicos; 71.327 Visitas Domiciliares; 3.772 Aplicações de doses em vacinas; 16.897 coletas de exames. Além da distribuição de quase 36 mil medicamentos.

Mais de 5 mil exames e consultas foram realizados, sendo 2.846 consultas em diversas especialidades ofertadas, como: Dermatologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Mastologia, Cardiologia, Pediatria, Ginecologia, Gastroenterologia, Cirurgia Geral, Oftalmologia e Urologia, além de 2.212 exames, em diversas especialidades, como; colonoscopia, mamografia, Raio X, ECG, EDA, USG. Na alta complexidade, foram 634 atendimentos de Oncologia, Cateterismo, Ressonância Nuclear Magnética e Tomografias.

Na área de Fisioterapia, foram 4.390 atendimentos, com ações de fisioterapia de reabilitação, domiciliar, espirometria, equipamentos para suporte domiciliar e transporte de usuários do serviço. Nos CAPS, 6.284 atendimentos, estes, consolidados entre a psiquiatria, a psicologia, a clínica médica, técnico em enfermagem e assistente social.

Também foram prestados serviços de saúde com 909 internações, 309 cirurgias eletivas, 178 cirurgias de catarata, 154 partos, 18.133 consultas clínicas e 2.072 consultas especializadas, além disto, o SAMU 192 atendeu 25 ocorrências entre janeiro e agosto de 2022. Ao todo, foram diagnosticados 212 casos de chikungunya, 14 casos de dengue e 1152 de Covid.

Cedro transportou mais de 11.698 pessoas dentro da rede de atendimento; para atender as demandas, a gestão recebeu cinco novos veículos. Também foram iniciadas ou concluídas as reformas/ampliações do CAPS, CEO, UBS Prado, UBS Caiana, UBS Jardim. A gestão também realizou cursos para os agentes comunitários de saúde e entrega de kits e avançou no combate às arboviroses com aplicação de fumacê.

A gestão também promoveu a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência; 1ª conferência Municipal de Saúde Mental; mutirão para cirurgia de catarata; exames de mamografia por meio do caminhão "Amigo do Peito"; entrega de tablets para os Agentes Comunitários de Saúde; campanhas nos postos de saúde do Novembro Azul; aplicação de testes contra o HIV; incentivo ao aleitamento materno e cuidado na primeira infância, além da inauguração do Consultório da Mulher e entrega de kits para gestantes no encerramento da Semana do Bebê.

A vacinação também foi destaque. Cedro ocupa a 5ª colocação entre os municípios que mais vacinaram contra a Covid-19 no Ceará e a 6ª colocação na vacina contra a poliomielite, sendo o 1º colocado na ADS de Icó, com 100% de vacinação. Além disto, o município teve destaque nas vacinas contra contra influenza e sarampo e a tríplice viral. Tudo isto feito com muita clareza e transparência.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Há 1 dia(s)

Prefeitura convoca fazedores de cultura para escuta pública sobre a Lei Aldir Blanc 2

Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) disponibilizará recursos financeiros durante 5 anos

#Agenda Há 1 dia(s)

Prefeito envia Projeto de Lei à Câmara para reajuste salarial de servidores municipais

Reposição da inflação é compromisso da gestão com os servidores cedrenses

#Agenda Há 1 dia(s)

Prefeitura disponibilizará ônibus para estudantes prestarem vestibular da UECE

O transporte partirá de Cedro no domingo (28/04), às 7h, saindo da Praça da Matriz

#Agenda Há 1 dia(s)

Programa "Viver - Envelhecimento Ativo e Saudável" em Cedro inicia aula com idosos

As áreas de tecnologia, saúde, educação, além de atividades físicas e sociais serão o foco das ações

#Agenda Há 1 dia(s)

Castramóvel da Prefeitura de Cedro inicia atendimentos para cães e gatos

Ação do Projeto Proteção Animal promove 120 consultas e 60 castrações gratuitamente

#Agenda Há 6 dia(s)

Prefeitura inicia atendimento noturno na UBS Dr. Rubens Bezerra de Albuquerque

Cedrenses podem procurar atendimento no posto de saúde até às 21h, diariamente

#Segurança Há 6 dia(s)

Secretário de Segurança Pública de Cedro se reúne com Comandante do 10° BPM – Iguatu

Encontro busca ampliar ações policiais no município, oferecendo mais segurança à população

#Agenda Há 8 dia(s)

Prefeito vai à comunidade Olho D´água do Canto e anuncia revitalização da barragem rompida devido às fortes chuvas

Durante a visita, gestor municipal informou que a Cagece foi acionada para restabelecer o abastecimento de água, e que seu compromisso é realizar o reparo da parede da represa

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito