NOTÍCIAS

15-JUN-2021

Violência contra a pessoa idosa é tema de live nas redes sociais da Prefeitura de Cedro

O encontrou virtual ocorreu em atenção ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho

#Agenda POR MACIEL 15 DE JUNHO DE 2021

Foto: Print reunião

Em live nas redes sociais da Prefeitura de Cedro abordamos o tema do como combater a violência contra a pessoa idosa, destacado pela Secretária do Trabalho e Assistência Social, Luciana Vieira, o Presidente do Conselho Municipal do Idoso, Garibalde Araújo e o Advogado do Centro de Referência de Assistência Social (CREAS), Luiz Santos.

O prefeito Joãozinho de titico, parabenizou a ação e destacou que o município vem criando medidas para ampliar e sensibilizar a rede de proteção e atendimento para as violências que mulheres idosas estão propícias a sofrerem no contexto doméstico e familiar. "Os nossos idosos são mais vulneráveis e sofrem duplamente, tanto pela idade quanto pelas relações intrafamiliares e por isso, exige mais políticas públicas", pontua.

De acordo com o portal Agência Brasil, no primeiro semestre deste ano mais de 33 mil casos de violência contra idosos foram registrados pelo Disque 100, e o número de violações foi superior a 141 mil, de acordo com dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos.

A secretária do Trabalho e Assistência Social, enfatiza que as estatísticas de violência contra idosos no Brasil vêm aumentando, seja pelo maior número de pessoas nesse segmento da população ou pelo aumento das denúncias, que foram facilitadas com um canal próprio, o Disque 100. "Estamos abrindo caminhos para que possamos chegar na população e assim, despertar como um todo o processo de sensibilização para coibir, diminuir e amenizar o sofrimento da pessoa idosa contra a violência", pontua Luciana Vieira.

Ainda no encontro virtual, Luciana Vieira, destacou que o município amplia medidas com os grupos de idosos através dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS I e II) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). "Antes da pandemia, estávamos com diversos cursos em andamento e assim, continuamos com os grupos e levando palestras virtuais e mecanismos que possam contribuir no processo de orientação aos Idosos sobre os seus direitos, além de melhorar sua autoestima e convivência familiar", finaliza.

O advogado do CREAS, Luiz Santos, destacou os casos de negligência, abandono, violência física, sexual, psicológica, financeira ou material e os canais de denúncias contra a pessoa idosa. "Só vamos conseguir eliminar as estatísticas com as denúncias feitas pelos moradores através dos canais disponíveis", pontua.

O presidente do Conselho municipal do idoso, ressalta que as pessoas idosas são a segunda parcela da população mais vulnerável à violência, atrás apenas de crianças e adolescentes. "É dever de todos nós zelarmos pela dignidade dos Idosos e que o Conselho do Idoso de Cedro atuará fortemente em combate à violência e respeitando assim as políticas públicas", explica Garibalde Araújo.

Canais

A violência contra idosos pode ser denunciada gratuitamente pelo Disque 100 ou Disque 180; pelo WhatsApp DDD 61 9 9656-5008; pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil ou pelo site ouvidoria.mdh.gov.br

Conforme a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS), a população pode denunciar crimes de violência contra idosos e pessoas com deficiência pelo número da unidade policial (85) 3101-2496 ou pelo e-mail dpipd@policiacivil.ce.gov.br.

Viatura da polícia de Cedro: (88) 99671-8009 ou CREAS: (88) 9.9239-5000

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Segurança Hoje

Secretário de Segurança Pública de Cedro se reúne com Comandante do 10° BPM – Iguatu

Encontro busca ampliar ações policiais no município, oferecendo mais segurança à população

#Agenda Há 2 dia(s)

Prefeitura intensifica ações para vacinação do rebanho bovino e bubalino contra febre aftosa

Ausência de vacinação impede comercialização de rebanho para outros estados da federação

#Agenda Há 2 dia(s)

Base CPRaio de Cedro será no antigo Hotel Municipal

A interiorização do Raio ocorre de forma conjunta à expansão do Sistema de Videomonitoramento, que permite uma atuação especializada de combate à criminalidade

#Agenda Há 2 dia(s)

Experiências de Cedro são apresentadas na Mostra "Ceará, aqui tem SUS"

Projetos Mais Saúde Perto do Coração, Uso do Aplicativo “Aedes em Foco” e Núcleo Municipal de Educação Permanente são destaques no estado

#Agenda Há 3 dia(s)

Secretaria de Infraestrutura atua em locais danificados pelas fortes chuvas, levando apoio e serviços

Diversas equipes e equipamentos foram disponibilizados para atender as comunidades

#Agenda Há 3 dia(s)

Prefeitura de Cedro lança amanhã Campanha contra a Febre Aftosa, por um rebanho livre da doença

Lançamento, nesta quarta-feira, dia 17 de abril, às 8 horas, acontece na fazenda Exu, no distrito Vale do Machado

#Agenda Há 4 dia(s)

Iniciada entrega do Vale Gás Social em Cedro

Beneficiários que não resgataram os tíquetes devem verificar seu nome na lista e comparecer a Secretaria de Assistência Social

#Agenda Há 4 dia(s)

Conviventes do CRAS I e II participam do projeto "Caminhos Digitais"

Programa pretende realizar a inclusão digital de idosos, além de fomentar a prática de atividades físicas

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito