NOTÍCIAS

06-MAI-2021

Açude Ubaldinho em Cedro sangra após 9 anos

A última sangria aconteceu em 27 de março de 2012. Na época, foi o sexto reservatório no Ceará a superar sua capacidade máxima de abastecimento

#Agenda POR MACIEL 06 DE MAIO DE 2021

Foto: Edson Reis

O açude Ubaldinho em Cedro, transbordou nesta quinta-feira (6), após 9 anos. O reservatório tem capacidade para 31,80 milhões de metros cúbicos, sendo monitorado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH).

Ainda na tarde de ontem (6), o prefeito Joãozinho de titico, participou de uma transmissão online nas redes sociais, com a presença da vice Ana Nilma e demais autoridades. "Tivemos um encontro virtual para ficar registrado este momento, estamos vivenciando a pandemia da covid-19 e assim, fizemos de forma online", ressaltou. Participou ainda, o ex-prefeito Dr. Nilson Diniz e do Secretário do Desenvolvimento Agrário (SDA), do Ceará, Di Assis Diniz.

De acordo com Alberto Medeiros, gerente da Bacia do Salgado, na capacidade atual o açude irá ter recarga hídrica para atender à população nos próximos anos. "Irá atender boa parte da cidade e da zona rural sendo abastecida pelo sistema da CAGECE, nos próximos seis ou sete anos, se não chover", ainda ressalta que o açude foi construído para abastecimento humano e fica proibido o uso de barcos e jet ski. "A COGERH tem feito fiscalização constante com a Polícia Militar para inibir este tipo de prática no reservatório", pontua.

Devido aos decretos estadual e municipal, fica proibido aglomeração no açude, a Guarda Municipal de Cedro e Polícia Militar, irão atuar para o cumprimento das medidas.

Com a sangria do açude, a nova adutora permanente conta com investimento de aproximadamente de 13 milhões de reais. A parceria entre Governo do Ceará e prefeitura de Cedro. "São 22 km, que transfere água do Açude Ubaldinho para o sistema de tratamento da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE), segue avançando para atender uma demanda antiga da falta de água em diversos bairros", pontua a Vice Ana Nilma.

Desafio

O atleta de corrida de rua, Luann Medeiros, anunciou dias atrás nas suas redes sociais, caso o açude sangrasse, iria fazer o percurso até o açude Ubaldinho. "Enorme felicidade que temos a sangria do açude e conforme eu fiz uma promessa (desafio), no domingo às 5 horas da manhã, eu vou concluir", explica.

Música

O grupo João braúna e trio xodó, realizaram a homenagem na parede do açude com transmissão ao vivo nas redes sociais. "Era o meu sonho em fazer esse momento e ficar registrado para sempre", se emociona o músico.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Hoje

Prefeitura de Cedro lança amanhã Campanha contra a Febre Aftosa, por um rebanho livre da doença

Lançamento, nesta quarta-feira, dia 17 de abril, às 8 horas, acontece na fazenda Exu, no distrito Vale do Machado

#Agenda Há 3 dia(s)

Ceará Credi Mulher realiza oficina para empreendedoras do município de Cedro

Ação teve o objetivo de orientar as mulheres interessadas em empreender a terem acesso ao crédito

#Agenda Há 4 dia(s)

Casa de apoio de Cedro em Fortaleza é espaço de acolhimento e atendimento humanizado. "Maravilhoso!"

Local é destinado especificamente a pacientes da saúde que necessitam de tratamento na capital do estado

#Agenda Há 5 dia(s)

Higiene íntima é tema de encontro no grupo LGBTQIAPN+ no CRAS 1

Um momento de troca de experiências e esclarecimentos na perspectiva de uma vida mais saudável

#Agenda Há 6 dia(s)

Prefeito de Cedro na Secretaria das Cidades para tratar da reforma de praças, pavimentação e abastecimento de água

Audiência teve como foco agilizar convênios da Prefeitura junto ao Governo do Ceará

#Agenda Há 6 dia(s)

Idosos comemoram lançamento do “Viver - Envelhecimento Ativo e Saudável”. Só elogios!

Programa possibilita acesso às novas tecnologias, promove saúde, garante educação e atividades física e social para o público assistido

#Agenda Há 6 dia(s)

Secretaria de Saúde divulga novo Boletim das Arboviroses em Cedro

Mesmo com todas as ações de prevenção desenvolvidas pela gestão municipal, foram detectados 14 casos de dengue, confirmados. E segue o alerta aos moradores

#Agenda Há 6 dia(s)

Prefeitura divulga cronograma de entrega do Vale Gás Social do Governo do Ceará

Tíquetes serão disponibilizados na sede e também na zona rural para facilitar a vida dos cedrenses

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito