NOTÍCIAS

02-FEV-2017

Cedro fora da lista de cidades com irregularidades em licitações do TCM

02 DE FEVEREIRO DE 2017
O compromisso com o dinheiro público e sua boa aplicação é uma máxima do município de Cedro. Como consequência do bom trabalho a gestão cedrense ficou fora da relação de municípios em que foram constatadas irregularidades em licitações. A informação vem do balanço de atividades de 2016 realizadas pelo Observatório de Licitações Municipais do Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM). O observatório encontrou irregularidades em 1.094 licitações, de 37 municípios, envolvendo o montante de cerca de R$ 173,7 milhões.

Os processos foram analisados e não identificaram itens importantes nas licitações como: projeto básico/termo de referência deficiente quanto à caracterização do objeto licitado; solicitação de documentos para fins de habilitação não previstos na legislação; restrição à competitividade pelo agrupamento indevido de itens em lotes; exigência injustificada de visita técnica; ausência de coleta de preços; sobrepreço; e descumprimento de normas relativas à publicação de licitações no Portal de Licitações dos Municípios.

De acordo com o Prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, durante a gestão municipal (2013/2016), o Governo Municipal precisou se adequar totalmente as normas e, consequentemente, aplicar a transparência dentro da gestão pública. "Estamos mostrando que é possível aplicar os recursos de forma correta, utilizando boas práticas e total transparência nas contas públicas, principalmente nos processos licitatórios".

Relação dos municípios

Na região Centro-sul do Estado, os municípios de Cariús, Icó, Iguatu, Jucás e Lavras da Mangabeira aparecem na lista. Além deles, os municípios de Acopiara, Aquiraz, Aracati, Ararendá, Araripe, Aratuba, Arneiroz, Assaré, Aurora, Banabuiú, Barbalha, Barro, Beberibe, Bela Cruz, Campos Sales, Caridade, Cariré, Carnaubal, Chaval, Caucaia, Ererê, Horizonte, Jati, Maracanaú, Morrinhos, Mucambo, Pacajus, Pindoretama, Reriutaba, Russas, São Gonçalo do Amarante e Viçosa do Ceará aparecem na lista de irregularidades, também divulgada pelo Jornal Diário do Nordeste.

De acordo com a publicação, após identificar os municípios foram abertos processos que podem resultar na aplicação de multas, devolução de valores aos cofres públicos e desaprovação de contas. De acordo com o Presidente do TCM, o Conselheiro Domingos Filhos, essa é uma forma de aplicar a metodologia preventiva. "Isto reduz a ocorrência de danos irreversíveis ao patrimônio público e processos de ressarcimento, que tendem a ser mais demorados".

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Há 7 dia(s)

Penitentes de Cedro participaram da XIV Procissão do Fogaréu de Várzea Alegre

Tradição secular acontece na Semana Santa com a participação de diversas pessoas da região

#Agenda Há 7 dia(s)

CEI Maria Marilene Alves Diniz realiza aula educativa sobre combate ao mosquito da Dengue

Crianças cedrenses aprendem desde pequenas como atuar na prevenção de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya

#Agenda Há 8 dia(s)

Cedrenses devem tomar cuidado com mensagens falsas sobre o Bolsa Família

Cadastro e atualização de dados são realizados exclusivamente de forma presencial. Beneficiários nunca devem clicar em links enviados por SMS, e-mail ou WhatsApp

#Agenda Há 8 dia(s)

Prefeitura inicia atendimento odontológico noturno no CEO Municipal

Equipamento passa a contar com dentistas também no terceiro turno. Demanda é atendida através de agendamento espontâneo, sem a necessidade de encaminhamento

#Agenda Há 8 dia(s)

Prefeitura promove atualização da caderneta de vacinação e prevenção contra a Dengue

Ação acontece nas escolas públicas de Cedro com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal da população

#Agenda Há 8 dia(s)

População pode solicitar manutenção da iluminação pública pelo WhatsApp

Período chuvoso aumenta casos de queima de lâmpadas; Prefeitura está atenta e atuante para atender a demanda

#Agenda Há 8 dia(s)

Escola Antônio Alves dos Santos realizará encenação da Paixão de Cristo

Comunidade está convidada a acompanhar e participar da apresentação, que acontecerá na quarta-feira, 27 de março

#Agenda Há 9 dia(s)

Saúde da Mulher é tema de encontro do CRAS

Ação faz parte da programação do Mês da Mulher, promovido pela Prefeitura de Cedro

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito