Notícias

#Saúde | 09 DE MAIO DE 2018

Mulheres cedrenses participam de roda de conversas com orientações sobre combate a doenças causadas pelo Aedes aegypti

Foto: Marcos Rodrigues

O evento compõe a vasta do Comitê Municipal de Combate às Arboviroses de Cedro, cujo objetivo é inserir cada vez mais os moradores em um só pensamento: conscientizar e prevenir doenças causadas pelo mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.


Nesta terça-feira (08/05), um grupo de mulheres participou de encontro no Centro de Referência de Assistência Social (Cras I) para tratar de saúde, de bem-estar, de vida. A ação faz parte do planejamento da Prefeitura, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social e do Plano de Contingência do Combate ao Aedes aegypti, em conjunto com a Secretaria de Saúde.



A proposta metodológica de comunicação utilizada, dinâmica e produtiva, é uma das maneiras de abordar a importância de manter as residências livres dos focos do mosquito. E, de modo geral, versou sobre os perigos que o vetor pode ocasionar, os verdadeiros sintomas da dengue, zika e chikungunya e como usar o aplicativo “Aedes em Foco”, que tem parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC). A ação foi condizida por Jussara Souza e Marciel Bezerra, membros do Comitê.



Para o prefeito Dr. Nilson Diniz, momentos como esses aproximam as pessoas e garantem que experiências positivas sejam compartilhadas, promovendo-se melhorias para todos. “Nós sabemos o poder que as mulheres têm em nossa sociedade. O cuidado, o zelo e a atenção delas em manter a família longe do perigo são constantes. Essas rodas de conversa geram grande impacto, por apresentar novas medidas e aplicá-las no cotidiano domiciliar. É por conta de trabalhos assim que temos garantido ótimos resultados”, assegurou o gestor.



Referindo-se ao último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), que apontou o município sem registros de casos de arboviroses neste ano, o prefeito esclarece: “Mantivemos um baixo índice de infestação predial, graças ao alto índice de visitas realizadas nas casas”.



A roda de conversa contou ainda com a presença da coordenadora do CRAS I, Ana Paula, e da Assistente Social Barbara Rodrigues. Na avaliação das participantes, “o momento configurou-se essencial”.



Mais ações

Outras tantas atividades constam da agenda do Comitê. Entre elas, reuniões internas, visitas domiciliares e palestras com grupos de idosos e membros do movimento LGBTT (Lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais).

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS RELACIONADAS

#Saúde | 12 DE MAIO DE 2018

Até o momento foram aplicadas 3.553 doses, que corresponde a 60,78% do público alvo da campanha.

#Saúde | 11 DE MAIO DE 2018

12 postos funcionarão no sábado. População prioritária precisa se vacinar

#Saúde | 08 DE MAIO DE 2018

A Prefeitura de Cedro entregou na sexta-feira (05/05) quatro veículos modelo Fiat mobi 0 km e um veículo doado pelo Governo do Estado para uso dos Agentes de Combate às Endemias (ACE). Os veículos reforçam a frota da Secretaria de Saúde.O Prefeito de Cedro, [...]

#Saúde | 21 DE ABRIL DE 2018

O Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI), do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde, lançou neste mês [...]

#Saúde | 19 DE ABRIL DE 2018

Vacinação contra Influenza e ações de combate ao Aedes aegypti foram pauta do encontro

Prefeitura Municipal de Cedro

LOCALIZAÇÃO

 Rua Cel. Luiz Felipe, nº 299 Centro

 Tel: (88) 3564-0375

 gabineteprefeito@cedro.ce.gov.br

REDES SOCIAIS