Notícias

#MeioAmbiente | 17 DE ABRIL DE 2018

Encontro com prefeitos da Região Centro-Sul é realizado em Cedro

Próxima reunião acontece na sexta-feira, 20/4, no município de Várzea Alegre. Vereadores, órgãos públicos e gestores de outras cidades estarão presentes.

Fotos: Marcos Rodrigues

Representantes das cidades de Granjeiro, Baixio, Ipaumirim e Várzea Alegre estiveram presentes no município na última sexta-feira (13/4), para um encontro sobre Consórcio Público de manejo de resíduos sólidos na Região Centro-Sul. O debate foi mediado pelo prefeito Dr. Nilson Diniz. Além dos gestores, a reunião contou com a presença de secretários municipais, vereadores e representante da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA). Na proposta inicial, para os municípios consorciados, a ação funcionará como uma Política Municipal de Resíduos Sólidos, estabelecendo a lei uniforme necessária para que a gestão possa ser compartilhada regionalmente.

Na visão do prefeito Dr. Nilson Diniz, o atual momento é para reforçar o quanto este projeto será importante para os municípios da região, pois a Lei nº 12.305, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, foi criada com o objetivo de prevenir o meio ambiente, bem como de melhorar o desenvolvimento sustentável. “Vencemos uma primeira parte desta etapa importante, mas ainda temos um longo percurso até chegar ao nosso objetivo principal”, afirma o gestor que conversou com outros prefeitos sobre a visão de municípios e a concentração de arrecadação do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), no estado e na Região Centro-Sul.

Para o representante da SEMA, esta avaliação da proposta existe há anos, porém, havia alguns impedimentos para a execução dela. “Será um marco histórico na região, pois teremos uma melhoria significativa em questão de resíduos”, assegura. Ainda durante reunião, aconteceu a apresentação sobre a implantação das coletas seletivas, bem como o Projeto de Apoio ao Crescimento Econômico com Redução das Desigualdades e Sustentabilidade Ambiental do Estado do Ceará - Programa para Resultados (PforR), planejamento regional, central municipal de resíduos sólidos, ecoponto e planejamento em planta baixa de cada município e apresentação da redução de despesas de cada município com a implantação desta ação.

Seminário Regional apresenta implantação da Coleta Seletiva
O município de Cedro sediou no início do mês o Seminário Regional de Implementação da Coleta Seletiva do Sertão Centro-Sul. O Governo do Estado do Ceará contratou a empresa I&T para realizar etapas em conjunto com os municípios. Em junho de 2017, Cedro recebeu a oficina de diagnóstico do projeto, com a presença de representantes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e demais secretários do município da região. “Estamos desenvolvendo ao longo deste período um marco histórico para o crescimento da atenção especial da Região Centro-Sul voltada para o meio ambiente. É uma grande oportunidade de gerar soluções sustentáveis e rentáveis em relação à destinação dos lixos.”, reforça o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Elleson Barbosa.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS RELACIONADAS

#MeioAmbiente | 21 DE MAIO DE 2018

A implementação da coleta seletiva é o primeiro passo do grupo

#MeioAmbiente | 18 DE MAIO DE 2018

Evento acontecerá no Centro de Educação Profissional Ivens Dias Branco (Senac/CE), às 9h deste sábado (19/05), e terá a presença dos prefeitos de Baixio, Cedro, Várzea Alegre, Ipaumirim, Granjeiro, Umari e Lavras da Mangabeira.

#MeioAmbiente | 09 DE ABRIL DE 2018

A ação conta com parceria do Governo do Estado e envolve representantes de municípios da região

#MeioAmbiente | 31 DE JANEIRO DE 2018

A ação é desenvolvida em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Infraestrutura.

#MeioAmbiente | 28 DE JANEIRO DE 2018

Na tarde deste sábado (27/1), a Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, recebeu 200 mudas de ipês do seu projeto Educação em Saúde Ambiental. A ação é parte da etapa de arborização no município. &ldquo [...]

Prefeitura Municipal de Cedro

LOCALIZAÇÃO

 Rua Cel. Luiz Felipe, nº 299 Centro

 Tel: (88) 3564-0375

 gabineteprefeito@cedro.ce.gov.br

REDES SOCIAIS