Notícias

#Esporte | 16 DE ABRIL DE 2018

Ministério do Esporte realiza formação do Programa Esporte e Lazer da Cidade

O Ministério do Esporte realiza primeiro bloco de formação presencial destinado aos agentes sociais do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC), a ação é fruto de convênio com a Prefeitura de Cedro. A formação acontece entre os dias 12 e 14 de abril, no Centro de Educação Profissional Ivens Dias Branco (Senac/Ce).

Ao todo, serão promovidos quatro blocos de formação, além da promoção de visitas ao núcleo e subnúcleos onde serão executadas as atividades de capoeira, karatê, futebol de campo, futsal, vôlei de areia, além de danças regionais, ballet, teatro, atividades recreativas e ginástica.

De acordo com o prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, a meta do programa é atender 400 pessoas em todas as faixas etárias. “Sabemos das dificuldades existentes para oferecer momentos de lazer e esporte, mas estamos empenhados em oferecer um bom trabalho e mostrar como cuidar da saúde dos moradores”.

Um edital foi disponibilizado no site da prefeitura para contratação de agentes que irão executar o PELC por meio do convênio nº 818239/2015. “Destaco no processo seletivo os profissionais que já vem contribuindo com as atividades esportivas, culturais e de lazer aqui no município e que possuem qualificação positiva, isto, irá atender as expectativas do programa e unir a família”, reforça a Dra. Aniele Assis, da Universidade Federal de Minas Gerais.

Em ação
A Dra. Aniele Assis de Morais e os coordenadores do programa no município, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Ministério do Esporte estão executando a formação. Neste primeiro dia foram detalhados a estrutura organizacional, diretrizes, objetivos, apresentação do projeto básico pela coordenação local e as experiências com o PELC em diversos municípios brasileiros. Além de oficinas com temas sobre esporte, lazer, cultura, exibição de vídeos sobre o princípios da educação popular com foco na metodologia do PELC. Ao final, foi elaborado planejamento pedagógico das oficinas que serão realizadas: Alongamento, futsal e dança.

A capacitação também conta com dinâmicas, visitas e diagnostico dos locais onde serão executados o programa com foco na Identificação de fatores intervenientes na futura estruturação das atividades: infraestrutura; acessibilidade; disponibilidade de espaço; identificação de outras atividades (projetos preexistentes), a relação com as comunidades do entorno; lideranças locais; diversidade de atendimento: horários, públicos e atividades.

O Secretário de Esporte, Cleriton Junior, informa que, desde a assinatura do convênio, a gestão municipal tem trabalhado incansavelmente. “O gestor municipal tem viabilizado encontros e pautado este programa para que nossos jovens tenham uma política pública social efetiva”. De acordo com o Coordenador da Secretaria de esportes, Gleiciano Morais, será necessário aguardar o prazo após a capacitação, em seguida, serão iniciadas as atividades. “Este programa é uma conquista de todos, daremos inicio em breve”.

No sábado (14/4), ultimo dia de capacitação, serão realizadas as atividades voltadas para criação da grade de horários, papel do agente social, intervenção e transformação, além das avaliações. Ao final, um relatório será entregue ao Ministério do Esporte, que fará parecer para que a população possa usufruir as atividades.

O que é PELC?
O Programa Esporte e lazer da Cidade (PELC), desenvolvido por intermédio da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis), busca proporcionar a prática de atividades físicas, culturais e de lazer que envolvem todas as faixas etárias e as pessoas portadoras de deficiência, estimula a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias, favorece a pesquisa e a socialização do conhecimento, contribuindo para que o esporte e lazer sejam tratados como políticas e direitos de todos.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS RELACIONADAS

#Esporte | 17 DE OUTUBRO DE 2017

O compromisso de entregar melhorias para os esportistas cedrenses teve mais uma etapa vencida. Fruto do esforço do governo municipal!

#Esporte | 08 DE AGOSTO DE 2017

Os 85 jogos contaram com cerca de 400 atletas de diversas categorias e idades

#Esporte | 21 DE JULHO DE 2017

A competição teve início nesta quarta-feira (19/7) na quadra de esporte do Centro Social Urbano (CSU). As partidas do III Torneio de Férias de Futsal seguirão até 4 de agosto com a participação recorde de times

#Esporte | 31 DE MAIO DE 2017

Município madrugou para a competição com a cidade venezuelana de Nueva Esparta

Prefeitura Municipal de Cedro

LOCALIZAÇÃO

 Rua Cel. Luiz Felipe, nº 299 Centro

 Tel: (88) 3564-0375

 gabineteprefeito@cedro.ce.gov.br

REDES SOCIAIS