NOTÍCIAS

16-ABR-2018

Ministério do Esporte realiza formação do Programa Esporte e Lazer da Cidade

#Esporte 16 DE ABRIL DE 2018
O Ministério do Esporte realiza primeiro bloco de formação presencial destinado aos agentes sociais do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC), a ação é fruto de convênio com a Prefeitura de Cedro. A formação acontece entre os dias 12 e 14 de abril, no Centro de Educação Profissional Ivens Dias Branco (Senac/Ce).

Ao todo, serão promovidos quatro blocos de formação, além da promoção de visitas ao núcleo e subnúcleos onde serão executadas as atividades de capoeira, karatê, futebol de campo, futsal, vôlei de areia, além de danças regionais, ballet, teatro, atividades recreativas e ginástica.

De acordo com o prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, a meta do programa é atender 400 pessoas em todas as faixas etárias. "Sabemos das dificuldades existentes para oferecer momentos de lazer e esporte, mas estamos empenhados em oferecer um bom trabalho e mostrar como cuidar da saúde dos moradores".

Um edital foi disponibilizado no site da prefeitura para contratação de agentes que irão executar o PELC por meio do convênio nº 818239/2015. "Destaco no processo seletivo os profissionais que já vem contribuindo com as atividades esportivas, culturais e de lazer aqui no município e que possuem qualificação positiva, isto, irá atender as expectativas do programa e unir a família", reforça a Dra. Aniele Assis, da Universidade Federal de Minas Gerais.

Em ação
A Dra. Aniele Assis de Morais e os coordenadores do programa no município, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Ministério do Esporte estão executando a formação. Neste primeiro dia foram detalhados a estrutura organizacional, diretrizes, objetivos, apresentação do projeto básico pela coordenação local e as experiências com o PELC em diversos municípios brasileiros. Além de oficinas com temas sobre esporte, lazer, cultura, exibição de vídeos sobre o princípios da educação popular com foco na metodologia do PELC. Ao final, foi elaborado planejamento pedagógico das oficinas que serão realizadas: Alongamento, futsal e dança.

A capacitação também conta com dinâmicas, visitas e diagnostico dos locais onde serão executados o programa com foco na Identificação de fatores intervenientes na futura estruturação das atividades: infraestrutura; acessibilidade; disponibilidade de espaço; identificação de outras atividades (projetos preexistentes), a relação com as comunidades do entorno; lideranças locais; diversidade de atendimento: horários, públicos e atividades.

O Secretário de Esporte, Cleriton Junior, informa que, desde a assinatura do convênio, a gestão municipal tem trabalhado incansavelmente. "O gestor municipal tem viabilizado encontros e pautado este programa para que nossos jovens tenham uma política pública social efetiva". De acordo com o Coordenador da Secretaria de esportes, Gleiciano Morais, será necessário aguardar o prazo após a capacitação, em seguida, serão iniciadas as atividades. "Este programa é uma conquista de todos, daremos inicio em breve".

No sábado (14/4), ultimo dia de capacitação, serão realizadas as atividades voltadas para criação da grade de horários, papel do agente social, intervenção e transformação, além das avaliações. Ao final, um relatório será entregue ao Ministério do Esporte, que fará parecer para que a população possa usufruir as atividades.

O que é PELC?
O Programa Esporte e lazer da Cidade (PELC), desenvolvido por intermédio da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis), busca proporcionar a prática de atividades físicas, culturais e de lazer que envolvem todas as faixas etárias e as pessoas portadoras de deficiência, estimula a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias, favorece a pesquisa e a socialização do conhecimento, contribuindo para que o esporte e lazer sejam tratados como políticas e direitos de todos.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Há 5 dia(s)

Prefeitura inicia atendimento noturno na UBS Dr. Rubens Bezerra de Albuquerque

Cedrenses podem procurar atendimento no posto de saúde até às 21h, diariamente

#Segurança Há 5 dia(s)

Secretário de Segurança Pública de Cedro se reúne com Comandante do 10° BPM – Iguatu

Encontro busca ampliar ações policiais no município, oferecendo mais segurança à população

#Agenda Há 7 dia(s)

Prefeito vai à comunidade Olho D´água do Canto e anuncia revitalização da barragem rompida devido às fortes chuvas

Durante a visita, gestor municipal informou que a Cagece foi acionada para restabelecer o abastecimento de água, e que seu compromisso é realizar o reparo da parede da represa

#Agenda Há 7 dia(s)

Programa Aedes em Foco de Cedro é premiado na “Mostra Ceará Aqui tem SUS” no XXI Congresso do COSEMS-CE

O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará realizou, de 14 a 17 de abril, a 21ª edição do evento, que teve na programação a “Mostra Ceará Aqui tem SUS” .

#Agenda Há 7 dia(s)

Prefeitura intensifica ações para vacinação do rebanho bovino e bubalino contra febre aftosa

Ausência de vacinação impede comercialização de rebanho para outros estados da federação

#Agenda Há 7 dia(s)

Base CPRaio de Cedro será no antigo Hotel Municipal

A interiorização do Raio ocorre de forma conjunta à expansão do Sistema de Videomonitoramento, que permite uma atuação especializada de combate à criminalidade

#Agenda Há 7 dia(s)

Experiências de Cedro são apresentadas na Mostra "Ceará, aqui tem SUS"

Projetos Mais Saúde Perto do Coração, Uso do Aplicativo “Aedes em Foco” e Núcleo Municipal de Educação Permanente são destaques no estado

#Agenda Há 8 dia(s)

Secretaria de Infraestrutura atua em locais danificados pelas fortes chuvas, levando apoio e serviços

Diversas equipes e equipamentos foram disponibilizados para atender as comunidades

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito