Notícias

#MeioAmbiente | 09 DE ABRIL DE 2018

Cedro sedia Seminário Regional de Implementação da Coleta Seletiva do Sertão Centro-Sul

A ação conta com parceria do Governo do Estado e envolve representantes de municípios da região

Foto: Marciel Bezerra

Manhã da sexta-feira (6/4), Auditório do IFCE, Campus Cedro, reunidos em prol da saúde e do bem estar da população, representantes dos municípios de Cedro, Ipaumirum, Baixio, Granjeiro e Várzea Alegre participaram do Seminário Regional do Projeto de Implementação da Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos da Região Centro-sul.



O Prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, recebeu gestores dos municípios de Ipaumirim, Baixio e Granjeiro, o evento contou com a presença do Secretário de Meio Ambiente de Cedro, Ellesson Barbosa, e dos secretários de Várzea Alegre e Lavras da Mangabeira, além do representante da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Jorge Neto. Em pauta a criação do protocolo de intenções para construção do plano regional de coleta seletiva.



Dr. Nilson enfatizou que o encontro cria um panorama de elaboração das metas para implementação do projeto. “É importante enaltecer que além desta parceria, vamos desenvolver a região Centro-sul para a regionalização integrada de resíduos sólidos urbanos, com os municípios atuando por meio de consórcios intermunicipais.”



A ação, em parceria com o Governo do Estado, contou com a participação de membros do time Enactus IFCE Cedro; representante da empresa I&T, Tarcísio Silva; Associação das Gestões Ambientais Locais do Estado (AGACE), Eraldo Oliveira e dos vereadores Gilberto Barbosa, Ana Nilma e Marcelo Matos.



Passo a passo

O Governo do Estado do Ceará contratou a empresa I&T para realizar etapas em conjunto com os municípios. Ao final, um documento vai apontar e descrever ações relacionadas aos resíduos sólidos com desenvolvimento sustentável. Em junho de 2017, Cedro recebeu a oficina de diagnóstico do projeto, com a presença de representantes da Secretaria Estadual do meio ambiente e demais secretários do município de Cedro.



O Secretário de Meio Ambiente, Elleson Barbosa, reforça a importância do seminário para a região. “Este evento une municípios em busca de soluções sustentáveis e rentáveis com relação à destinação final dos resíduos sólidos, fortalecendo a cadeia da coleta seletiva, além de gerar renda para o município a ação traz uma nova forma de reaproveitamento do lixo e de educação ambiental”.



O descarte em Cedro

Ao final do evento, engenheiros da empresa DFL, acompanhados do Secretário de Infraestrutura, Marcus Pitombeira, realizaram visita técnica ao lixão de Cedro, o espaço está passando por uma recuperação total do terreno. “Atualmente 75% dos serviços já foram executados, mas devido às chuvas diminuímos o ritmo”, informou o Secretário. De acordo com o engenheiro da empresa DFL, o ponto de transbordo já está concluído e a recuperação terminará em 15 dias, após a conclusão será realizado o plantio da área verde.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS RELACIONADAS

#MeioAmbiente | 17 DE ABRIL DE 2018

Próxima reunião acontece na sexta-feira, 20/4, no município de Várzea Alegre. Vereadores, órgãos públicos e gestores de outras cidades estarão presentes.

#MeioAmbiente | 31 DE JANEIRO DE 2018

A ação é desenvolvida em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Infraestrutura.

#MeioAmbiente | 28 DE JANEIRO DE 2018

Na tarde deste sábado (27/1), a Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, recebeu 200 mudas de ipês do seu projeto Educação em Saúde Ambiental. A ação é parte da etapa de arborização no município. &ldquo [...]

#MeioAmbiente | 12 DE JANEIRO DE 2018

Localizado no Distrito de São Miguel, o volume de água do reservatório, responsável pelo abastecimento de água do município de Cedro, é considerado crítico. De acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará [...]

#MeioAmbiente | 30 DE NOVEMBRO DE 2017

Ação desenvolvida com alunos do 3º e 4º anos do Ensino Fundamental visa sensibilizar, conscientizar e mobilizar a comunidade

Prefeitura Municipal de Cedro

LOCALIZAÇÃO

 Rua Cel. Luiz Felipe, nº 299 Centro

 Tel: (88) 3564-0375

 gabineteprefeito@cedro.ce.gov.br

REDES SOCIAIS