NOTÍCIAS

09-ABR-2018

Cedro sedia Seminário Regional de Implementação da Coleta Seletiva do Sertão Centro-Sul

A ação conta com parceria do Governo do Estado e envolve representantes de municípios da região

#MeioAmbiente 09 DE ABRIL DE 2018

Foto: Marciel Bezerra

Manhã da sexta-feira (6/4), Auditório do IFCE, Campus Cedro, reunidos em prol da saúde e do bem estar da população, representantes dos municípios de Cedro, Ipaumirum, Baixio, Granjeiro e Várzea Alegre participaram do Seminário Regional do Projeto de Implementação da Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos da Região Centro-sul.



O Prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, recebeu gestores dos municípios de Ipaumirim, Baixio e Granjeiro, o evento contou com a presença do Secretário de Meio Ambiente de Cedro, Ellesson Barbosa, e dos secretários de Várzea Alegre e Lavras da Mangabeira, além do representante da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Jorge Neto. Em pauta a criação do protocolo de intenções para construção do plano regional de coleta seletiva.



Dr. Nilson enfatizou que o encontro cria um panorama de elaboração das metas para implementação do projeto. "É importante enaltecer que além desta parceria, vamos desenvolver a região Centro-sul para a regionalização integrada de resíduos sólidos urbanos, com os municípios atuando por meio de consórcios intermunicipais."



A ação, em parceria com o Governo do Estado, contou com a participação de membros do time Enactus IFCE Cedro; representante da empresa I&T, Tarcísio Silva; Associação das Gestões Ambientais Locais do Estado (AGACE), Eraldo Oliveira e dos vereadores Gilberto Barbosa, Ana Nilma e Marcelo Matos.



Passo a passo

O Governo do Estado do Ceará contratou a empresa I&T para realizar etapas em conjunto com os municípios. Ao final, um documento vai apontar e descrever ações relacionadas aos resíduos sólidos com desenvolvimento sustentável. Em junho de 2017, Cedro recebeu a oficina de diagnóstico do projeto, com a presença de representantes da Secretaria Estadual do meio ambiente e demais secretários do município de Cedro.



O Secretário de Meio Ambiente, Elleson Barbosa, reforça a importância do seminário para a região. "Este evento une municípios em busca de soluções sustentáveis e rentáveis com relação à destinação final dos resíduos sólidos, fortalecendo a cadeia da coleta seletiva, além de gerar renda para o município a ação traz uma nova forma de reaproveitamento do lixo e de educação ambiental".



O descarte em Cedro

Ao final do evento, engenheiros da empresa DFL, acompanhados do Secretário de Infraestrutura, Marcus Pitombeira, realizaram visita técnica ao lixão de Cedro, o espaço está passando por uma recuperação total do terreno. "Atualmente 75% dos serviços já foram executados, mas devido às chuvas diminuímos o ritmo", informou o Secretário. De acordo com o engenheiro da empresa DFL, o ponto de transbordo já está concluído e a recuperação terminará em 15 dias, após a conclusão será realizado o plantio da área verde.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Segurança Hoje

Secretário de Segurança Pública de Cedro se reúne com Comandante do 10° BPM – Iguatu

Encontro busca ampliar ações policiais no município, oferecendo mais segurança à população

#Agenda Há 2 dia(s)

Prefeitura intensifica ações para vacinação do rebanho bovino e bubalino contra febre aftosa

Ausência de vacinação impede comercialização de rebanho para outros estados da federação

#Agenda Há 2 dia(s)

Base CPRaio de Cedro será no antigo Hotel Municipal

A interiorização do Raio ocorre de forma conjunta à expansão do Sistema de Videomonitoramento, que permite uma atuação especializada de combate à criminalidade

#Agenda Há 2 dia(s)

Experiências de Cedro são apresentadas na Mostra "Ceará, aqui tem SUS"

Projetos Mais Saúde Perto do Coração, Uso do Aplicativo “Aedes em Foco” e Núcleo Municipal de Educação Permanente são destaques no estado

#Agenda Há 3 dia(s)

Secretaria de Infraestrutura atua em locais danificados pelas fortes chuvas, levando apoio e serviços

Diversas equipes e equipamentos foram disponibilizados para atender as comunidades

#Agenda Há 3 dia(s)

Prefeitura de Cedro lança amanhã Campanha contra a Febre Aftosa, por um rebanho livre da doença

Lançamento, nesta quarta-feira, dia 17 de abril, às 8 horas, acontece na fazenda Exu, no distrito Vale do Machado

#Agenda Há 4 dia(s)

Iniciada entrega do Vale Gás Social em Cedro

Beneficiários que não resgataram os tíquetes devem verificar seu nome na lista e comparecer a Secretaria de Assistência Social

#Agenda Há 4 dia(s)

Conviventes do CRAS I e II participam do projeto "Caminhos Digitais"

Programa pretende realizar a inclusão digital de idosos, além de fomentar a prática de atividades físicas

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito