Notícias

#Saúde | 08 DE ABRIL DE 2018

Prefeitura de Cedro realiza ações preventivas no Dia Mundial da Saúde

Escolas de Cedro foram alvo das atividades neste sábado (7)

O Dia Mundial da Saúde e o Dia Mundial de Combate ao Câncer, comemorados, respectivamente, nos dias 7 e 8 de abril, foram marcados por ações preventivas de “Saúde para todos”, neste sábado letivo das escolas municipais de Cedro, a programação contou com parceria de uma rede de farmácia local. A ação é da prefeitura de Cedro, por meio das Secretárias de Saúde e Educação em parceria com o Programa Saúde da Escola (PSE).



Além de oferecer serviços para a população, a prevenção junto as crianças e adolescentes é fundamental. “As atividades aproximam as pessoas dos serviços disponibilizados gratuitamente pela Prefeitura, é muito importante levar informações para a população”, reforça Dr. Nilson Diniz. O gestor também enfatizou que a prática de exercícios físicos, alimentação equilibrada e a consulta regular com profissionais médicos são hábitos saudáveis que devem ser cultivados.



De acordo com a Secretária de Educação, Esmeraldina Bezerra, na ação foi disponibilizado kit para os estudantes nas escolas públicas com revistas, manuais, panfletos, produtos farmacêuticos de higiene, limpeza e a entrega de copos doados por farmácias locais. “Contamos com parceiros locais, para atingir a população, nosso público-alvo, que está sendo beneficiada com diversas atividades”, reforça a Secretaria de educação Esmeraldina Bezerra.



A programação segue na próxima semana com palestras nas escolas municipais, rodas de conversas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), gincanas, criação de paródias e atividades com profissionais sobre temas como saúde bucal, sedentarismo, uso consciente da água, combate às Arboviroses e alimentação saudável. A Coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE - Educação), Aldenoura Gomes, enfatiza que “Durante todo o ano, desenvolvemos atividades nas escolas e neste sábado (letivo), as escolas estão realizando diversos momentos com estudantes para reforçar ainda mais este dia tão importante para cada um de nós”.



As rodas de conversas sobre orientações e esclarecimento de dúvidas sobre doenças como Infecções Sexualmente Transmissíveis - o que são, como prevenir e tratar acontecerão nos postos de saúde. “É importante este contato com a população, pois estamos realizando os atendimentos de saúde para identificar precocemente as doenças crônicas relacionadas a saúde da população”, reforça o Secretário de Saúde, Russel Sírios.



Balanço 2017

A Prefeitura de Cedro realizou balanço dos serviços ano passado para a população. No Hospital Zulmira Sedrim de Aguiar foram realizados 11.869 exames laboratoriais, 285 cirurgias gerais, 1.693 pequenas cirurgias, 198 cirurgias de catarata, 125 partos normais, 108 partos cesarianas, 236 Ultrassonografias, 1.634 consultas especializadas, 1.145 internamentos e 36.678 consultas de pronto atendimento.



Nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), foram realizados 3.240 atendimentos, já no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) foram 1.198 atendimentos. O Laboratório Municipal realizou 144 exames e na Policlínica Dr. Sebastião Limeira Guedes foram 4.352 atendimentos, entre consultas e exames. O relatório destaca 358 Tomografias Computadorizadas, 13 Cateterismos, 36 Ressonâncias de Crânio, 11 Cintilografias, 44 Censitometrias, 142 Biopsias. Além de 31 consultas com Neurologista, 16 com Endocrinologista, 14 com Neurocirurgião e 16 com o Hematologista.



Já na vigilância em Saúde foram 500 testes de imunocromatográfico rápido (24 reagentes e 476 não reagentes). Na atenção primária foram 87.484 visitas domiciliares dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS); 33.919 Consultas em atenção básica; 1.607 procedimentos no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). 33.977 procedimentos ambulatoriais, 1.076 coletas de citopatogia, 2.164 medicamentos administrados. Além de 1.844 testes rápidos e procedimentos e 14.825 consultas odontológicas.



Campanhas educativas

Ano passado foram realizadas campanhas de vacinação, controle da Leishmaniose e Doença de Chagas, Conferência da Saúde da mulher, matriciamento da saúde mental, controle de tabagismo, recontratualização dos Programas (PSE), (ESF), (ESB) e (NASF). Além da implantação de testes rápidos, cursos para os profissionais da área de saúde e projetos como Nutrisus, saúde é vida. A implantação da linha cuidando do AVC e do acolhimento e estratificação de risco em todas as Unidades Saúde da Família (ESF), bem como a adesão da campanha de Hanseníase, tracoma e verminose.



A prefeitura também reformou o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e adquiriu equipamentos para as Unidades Básicas de Saúde (UBS). A captação de recursos para custeio e compra de ambulâncias, 4 veículos para secretaria municipal, 4 consultórios odontológicos, 1 unidade castra móvel e 1 van.



Combate às Arboviroses

A criação do Comitê municipal de Combate às Arboviroses e da brigada municipal foi essencial para combate ao Aedes aegypti, diante do período de chuvas, o município de Cedro não registrou nenhum caso de Dengue, Zika e Chikungunya. No ano passado foram realizadas 7 Levantamentos de Índice Amostral (LIA), destaque para a última com 0,41% de infestação, bem menos do que o recomendado pelo Ministério da Saúde (1%).

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS RELACIONADAS

#Saúde | 10 DE ABRIL DE 2018

A medida é para evitar a zika, doença transmitida pelo vetor que pode acarretar na microcefalia em recém-nascidos.

#Saúde | 05 DE ABRIL DE 2018

Decisão foi publicada no Diário Oficial do Município. Russell Sírios já assumiu.

#Saúde | 23 DE MARçO DE 2018

Anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (22/3), no Centro de Educação Profissional Ivens Dias Branco (Senac/CE).

#Saúde | 22 DE MARçO DE 2018

Evento aconteceu no auditório do Instituto Federal (IFCE-Campus Cedro) nesta quinta-feira (21/3).

#Saúde | 21 DE MARçO DE 2018

O objetivo é dar visibilidade ao controle da doença, com ações de prevenção, tratamento e sensibilização da população.

Prefeitura Municipal de Cedro

LOCALIZAÇÃO

 Rua Cel. Luiz Felipe, nº 299 Centro

 Tel: (88) 3564-0375

 gabineteprefeito@cedro.ce.gov.br

REDES SOCIAIS