NOTÍCIAS

23-MAR-2018

Prefeitura de Cedro oferta curso à distância para profissionais da saúde

Anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (22/3), no Centro de Educação Profissional Ivens Dias Branco (Senac/CE).

#Saúde 23 DE MARÇO DE 2018

Foto: Marciel Bezerra

Para melhorar o atendimento à população, os servidores terão acesso a uma ferramenta que vai aperfeiçoar ainda mais esse trabalho já desenvolvido por eles. A capacitação é uma parceria da Prefeitura de Cedro junto à Universidade Federal do Ceará (UFC) que garante a eles a Educação a Distância (EaD), com tele diagnostico e ações educativas permanente.



Um avanço positivo para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que em breve receberão tablets para agilizar os serviços ofertados a população. "Vivemos atualmente na era da tecnologia e onde a troca de informações acontece rápida e de várias maneiras. Nossa gestão sabe que poder ter mais uma ferramenta que facilita o trabalho, é algo valioso para todos", assegura o prefeito Dr. Nilson Diniz que falou ainda das funções que essa oportunidade dará. "Esta ferramenta veio pra diminuir os encaminhamentos, trocar experiências e melhorar as informações sobre assuntos que acontecem diariamente nas famílias cedrenses", complementa o gestor que por diversas vezes reuniu-se com reitoria da UFC para galgar mais conquistas para município.



O ensino a distância já existe há 10 anos e na apresentação dos representantes da UFC foi abordado como a plataforma irá atuar no município. "Ao longo dos meses serão capacitados os profissionais da área da saúde e o nosso desafio é trazer a propostas nos municípios distantes e o programa como fortalecimento nas redes de serviços e a redução das demandas", ressalta Josiele Ferreira.



Para a secretária municipal de saúde, a implantação desse sistema no município dará melhor ampliação em outros programas locais. "Este sistema nos trará segurança no momento de abordar, diagnosticar e tratar a população sobre vários aspectos", explica Dra. Sayonara Moura.



Quem mais esteve presente na solenidade foi a presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde, Cicera Besserra, os representantes do Núcleo Técnico Cientifico de Telessaúde da UFC, gerentes de Tecnologia de Informação, Diego Tavares e Luiz Diego, a supervisora pedagógica, Ana Josiene, e a administradora Sheila Ferreira.



Vinculado ao Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Universidade Federal do Ceará - (NUTEDS/UFC), nas dependências do antigo Laboratório de Informática da Faculdade de Medicina da UFC, o Núcleo de Telessaúde do Ceará iniciou suas atividades em agosto de 2007. O projeto já realizou inúmeros trabalhos na área de Educação a Distância (EaD) online, por meio de palestras e treinamentos que visam capacitar os profissionais de saúde em geral e os que utilizam o programa de Telessaúde.



Desde sua fundação, na área assistencial, o Núcleo já realizou mais de 163 mil eletrocardiogramas pelo sistema de telecardiologia, disponibilizado para 30 municípios em diversas regiões do estado. Atualmente, 156 municípios cearenses são atendidos pelo projeto, que oferece ainda serviços em nove especialidades médicas, que são cardiologia, dermatologia, endocrinologia, cirurgia de cabeça e pescoço, ginecologia, enfermagem, infectologia, odontologia, pediatria.



O Programa Nacional de Telessaúde

O Programa Telessaúde Brasil Redes tem por objetivo integrar as equipes de saúde da família das diversas regiões do país com centros universitários de referência para melhorar a qualidade do atendimento e da atenção básica no Sistema Único da Saúde (SUS). Dessa maneira, diminui o custo de saúde através da qualificação profissional, a redução da quantidade de deslocamentos desnecessários de pacientes e o aumento de atividades de prevenção de doenças.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Há 6 dia(s)

Penitentes de Cedro participaram da XIV Procissão do Fogaréu de Várzea Alegre

Tradição secular acontece na Semana Santa com a participação de diversas pessoas da região

#Agenda Há 6 dia(s)

CEI Maria Marilene Alves Diniz realiza aula educativa sobre combate ao mosquito da Dengue

Crianças cedrenses aprendem desde pequenas como atuar na prevenção de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya

#Agenda Há 7 dia(s)

Cedrenses devem tomar cuidado com mensagens falsas sobre o Bolsa Família

Cadastro e atualização de dados são realizados exclusivamente de forma presencial. Beneficiários nunca devem clicar em links enviados por SMS, e-mail ou WhatsApp

#Agenda Há 7 dia(s)

Prefeitura inicia atendimento odontológico noturno no CEO Municipal

Equipamento passa a contar com dentistas também no terceiro turno. Demanda é atendida através de agendamento espontâneo, sem a necessidade de encaminhamento

#Agenda Há 7 dia(s)

Prefeitura promove atualização da caderneta de vacinação e prevenção contra a Dengue

Ação acontece nas escolas públicas de Cedro com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal da população

#Agenda Há 7 dia(s)

População pode solicitar manutenção da iluminação pública pelo WhatsApp

Período chuvoso aumenta casos de queima de lâmpadas; Prefeitura está atenta e atuante para atender a demanda

#Agenda Há 7 dia(s)

Escola Antônio Alves dos Santos realizará encenação da Paixão de Cristo

Comunidade está convidada a acompanhar e participar da apresentação, que acontecerá na quarta-feira, 27 de março

#Agenda Há 8 dia(s)

Saúde da Mulher é tema de encontro do CRAS

Ação faz parte da programação do Mês da Mulher, promovido pela Prefeitura de Cedro

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito