NOTÍCIAS

22-MAR-2018

Profissionais da área de saúde recebem qualificação em oficina

Evento aconteceu no auditório do Instituto Federal (IFCE-Campus Cedro) nesta quinta-feira (21/3).

#Saúde 22 DE MARÇO DE 2018

Foto: Marciel Bezerra

Investir na saúde, para além de dispor de unidades hospitalares, distribuição de medicamentos com eficiência, é também cuidar daqueles que lidam diariamente com a população. Foi com essa preocupação, que a gestão do município ofereceu a 4ª oficina de capacitação. A iniciativa faz parte do Projeto de Qualificação da Atenção Primária à Saúde no Ceará (QualificaAPSUS).



A parceria com o Governo do Estado tem sido fundamental como meio de valorização dos servidores públicos de Cedro, avalia o prefeito Dr. Nilson Diniz. "As equipes estando bem preparadas, fica muito mais fácil de exercer um trabalho melhor. Eles se sentem mais seguros para repassar as informações necessárias pelo bem comum", justifica.



Durante o evento que reuniu enfermeiros, técnicos de enfermagem, atendentes, médicos, agentes comunitários de saúde e agente de combate de endemias, dentistas e também auxiliar de serviços gerais, autoridades de órgãos competentes da saúde fizeram questão de acompanhar esse momento, como o secretário de saúde do município de Várzea Alegre, Ivo Leal, a coordenadora da Atenção Básica, Simone Firmo, e a representante da 17ª regional de saúde, Mara Núbia.



No encontro foram apresentadas dinâmicas com amostra sobre intervenções na estrutura de macroprocessos e microprocessos básicos da atenção primária à saúde, bem como outros temas sobre ações preventivas e administrativas. A secretaria de saúde acredita que as melhorias no atendimento são resultados de trabalhos como esse. "São ações interligadas com outras demandas da cidade que são solucionadas por meio de oficinas voltadas para garantir o bem-estar de todos", avalia Sayonara.



Segundo o vereador Gilberto Barbosa, o município cedrense está avançando quando se dedica a melhorar a infraestrutura de unidades básica de saúde e capacitação de profissionais. Já a iniciativa é parabenizada pelo secretário de saúde da cidade vizinha. "Essa atitude é louvável e só traz grandes benefícios para todos que habitam aqui. Espero que no decorrer deste projeto, que os trabalhadores estejam cada vez mais sensibilizados e dispostos a garantir um serviço de qualidade para ser exemplo aos demais municípios", explica Ivo Leal.



De acordo a coordenadora da Atenção Básica, Simone Firmo, as próximas oficinas acontecerão em outros municípios, mas serão definidas de acordo com o cronograma estabelecido pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).



Projeto QualificaAPSUS



O QualificaAPSUS Ceará foi lançado pela Secretaria da Saúde do estado em 2016 como estratégia de reorganização do modelo de atenção básica de saúde. A partir disso, uma reestruturação nesse setor acontece nos municípios com implantação e implementação das Redes de Atenção à Saúde para trazer solução aos problemas dessa área, garantindo, sobretudo, a longitudinalidade e a integralidade do cuidado em saúde. Assim, o Projeto QualificaAPSUS Ceará é para o Estado, uma maneira de se obter melhores resultados sanitários e econômicos no âmbito do SUS.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Há 6 dia(s)

Penitentes de Cedro participaram da XIV Procissão do Fogaréu de Várzea Alegre

Tradição secular acontece na Semana Santa com a participação de diversas pessoas da região

#Agenda Há 6 dia(s)

CEI Maria Marilene Alves Diniz realiza aula educativa sobre combate ao mosquito da Dengue

Crianças cedrenses aprendem desde pequenas como atuar na prevenção de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya

#Agenda Há 7 dia(s)

Cedrenses devem tomar cuidado com mensagens falsas sobre o Bolsa Família

Cadastro e atualização de dados são realizados exclusivamente de forma presencial. Beneficiários nunca devem clicar em links enviados por SMS, e-mail ou WhatsApp

#Agenda Há 7 dia(s)

Prefeitura inicia atendimento odontológico noturno no CEO Municipal

Equipamento passa a contar com dentistas também no terceiro turno. Demanda é atendida através de agendamento espontâneo, sem a necessidade de encaminhamento

#Agenda Há 7 dia(s)

Prefeitura promove atualização da caderneta de vacinação e prevenção contra a Dengue

Ação acontece nas escolas públicas de Cedro com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal da população

#Agenda Há 7 dia(s)

População pode solicitar manutenção da iluminação pública pelo WhatsApp

Período chuvoso aumenta casos de queima de lâmpadas; Prefeitura está atenta e atuante para atender a demanda

#Agenda Há 7 dia(s)

Escola Antônio Alves dos Santos realizará encenação da Paixão de Cristo

Comunidade está convidada a acompanhar e participar da apresentação, que acontecerá na quarta-feira, 27 de março

#Agenda Há 8 dia(s)

Saúde da Mulher é tema de encontro do CRAS

Ação faz parte da programação do Mês da Mulher, promovido pela Prefeitura de Cedro

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito