NOTÍCIAS

21-MAR-2018

Na Semana da Tuberculose, Prefeitura desenvolve ações de combate à doença

O objetivo é dar visibilidade ao controle da doença, com ações de prevenção, tratamento e sensibilização da população.

#Saúde 21 DE MARÇO DE 2018

Foto: Marília Cortez

No próximo sábado, (24/3), é celebrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Em Cedro, a data foi lembrada já nesta terça-feira (20/3). Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o município recebeu diversas ações desenvolvidas para alertar sobre os cuidados necessários para evitar a doença.



O início das atividades aconteceu com entrevista numa emissora de rádio local, a seguir, foram feitas palestras e panfletagem nas escolas do município, que teve esclarecimentos por parte do Programa Saúde na Escola (PSE). Nos postos de saúde, houve uma roda de conversa com enfermeiros e outros profissionais da área da saúde que intensificaram os trabalhos na busca ativa de casos suspeitos, além de exames para diagnostico.



A iniciativa foi parabenizada pelo prefeito Dr. Nilson Diniz, que tem dado prioridade ao setor de saúde em sua administração. "Quem ganha com essa ação é tão somente os cedrenses, pois poderão ficar por dentro de todos os cuidados necessários para prevenção dessa doença, que tem cura, mas que se não tratada corretamente pode desencadear complicações", pontuou.



Casos no Ceará



Em 1993, a tuberculose passou a ser reconhecida, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como uma emergência global. Mas somente no Ceará, entre os anos de 2013 a 2017, foram diagnosticados e registrados 17.378 casos novos e 959 óbitos por tuberculose.



2018 sem registro



De acordo com dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), em 2018 não houve nenhum registro de casos da doença em Cedro, diferentemente de 2016 onde foram registrados seis casos e em 2017, quando quatro pessoas tiveram o diagnostico confirmado.



Para Sayonara Moura, secretária de saúde do município, isso é resultado das ações do projeto de cronograma de alerta à população que é feito o ano inteiro para detectar algum sintoma precoce e assim, agir com rapidezer para que haja sucesso do tratamento e total cura dos pacientes. "É uma forma de divulgar as ações que vem sendo desenvolvidas na região e assim, mostrar para a população a importância de se cuidar, não só para evitar a tuberculose, mas outras doenças também", ressalta.



O que é Tuberculose?



A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões. Os principais sintomas dela são tosse por mais de duas semanas, produção de catarro, febre ao entardecer, sudorese, cansaço, dor no peito, falta de apetite e emagrecimento. Nos casos mais avançados, pode aparecer escarro com sangue.



Pessoas com esses sintomas associados ou isoladamente devem procurar um Posto de Saúde o mais rápido possível, pois o tratamento é gratuito e deve ser iniciado imediatamente, durando no mínimo, seis meses.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Segurança Hoje

Secretário de Segurança Pública de Cedro se reúne com Comandante do 10° BPM – Iguatu

Encontro busca ampliar ações policiais no município, oferecendo mais segurança à população

#Agenda Há 2 dia(s)

Prefeitura intensifica ações para vacinação do rebanho bovino e bubalino contra febre aftosa

Ausência de vacinação impede comercialização de rebanho para outros estados da federação

#Agenda Há 2 dia(s)

Base CPRaio de Cedro será no antigo Hotel Municipal

A interiorização do Raio ocorre de forma conjunta à expansão do Sistema de Videomonitoramento, que permite uma atuação especializada de combate à criminalidade

#Agenda Há 2 dia(s)

Experiências de Cedro são apresentadas na Mostra "Ceará, aqui tem SUS"

Projetos Mais Saúde Perto do Coração, Uso do Aplicativo “Aedes em Foco” e Núcleo Municipal de Educação Permanente são destaques no estado

#Agenda Há 3 dia(s)

Secretaria de Infraestrutura atua em locais danificados pelas fortes chuvas, levando apoio e serviços

Diversas equipes e equipamentos foram disponibilizados para atender as comunidades

#Agenda Há 3 dia(s)

Prefeitura de Cedro lança amanhã Campanha contra a Febre Aftosa, por um rebanho livre da doença

Lançamento, nesta quarta-feira, dia 17 de abril, às 8 horas, acontece na fazenda Exu, no distrito Vale do Machado

#Agenda Há 4 dia(s)

Iniciada entrega do Vale Gás Social em Cedro

Beneficiários que não resgataram os tíquetes devem verificar seu nome na lista e comparecer a Secretaria de Assistência Social

#Agenda Há 4 dia(s)

Conviventes do CRAS I e II participam do projeto "Caminhos Digitais"

Programa pretende realizar a inclusão digital de idosos, além de fomentar a prática de atividades físicas

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito