NOTÍCIAS

11-MAR-2018

Familiares e amigos prestam homenagens e dão o último adeus ao sanfoneiro Zé de Manu

Luto 11 DE MARÇO DE 2018

Fotos: Edson Reis Fotos: Edson Reis

Sepultamento aconteceu na manhã deste domingo (11/3) no cemitério São João Batista, aqui do município. Natural de Cedro, batizado José Tomás Sobrinho, ele faleceu no início da tarde de sábado (10/3), aos 81 anos, em decorrência de complicações pulmonares.



O corpo foi velado primeiramente em Fortaleza e depois seguiu para o município onde nasceu. Familiares e amigos de Zé de Manu vieram despedir-se deste verdadeiro ícone da cultura nordestina, que por meio da sanfona, instrumento que aprendeu ainda criança, chegou até o Rei do Baião - Luiz Gonzaga.



O Prefeito Dr. Nilson Diniz escreveu nas redes sociais sobre a morte do sanfoneiro. "Zé de Manu era uma referência". Destaca ainda que o músico cedrense foi e para sempre será lembrado pela representatividade e talento único. "Cedro se comove pela perda do conterrâneo, e eu me solidarizo com familiares e amigos pela ausência entre nós dessa personalidade importantíssima do Ceará", rescreveu.



Em Fortaleza, o corpo de Zé de Manu foi velado na funerária Ethernus, ainda no sábado. Diversos sanfoneiros tocaram na ocasião, em saudação ao amigo que partiu - Adelson Viana, Rodolfo Fortes, ; em Cedro, ficou exposto a visitações na Funerária Padre Cícero. Na sequência, a missa celebrado em sua memória na Igreja Matriz São João Batista (10 horas da manhã deste domingo - 11/3). Por fim, o sepultamento no Cemitério São João Batista.



A secretaria de Cultura do Estado emitiu nota de pesar pelo falecimento, ressaltando o legado artístico deixado por Zé de Manu. "Os encantos da sua sanfona já deixam saudades, sua canção se fará lembrança em nossos afetos e memórias, convivências e sonoridades". A secretária de Cultura de Cedro, Aparecida Evangelista, lembra que o sanfoneiro marcou a cultura regional com o toque da música feita no Ceará. "Nosso querido Zé de Manu será lembrado eternamente por sua força de viver e talento, tornando-se, por isso, imortal".



RECONHECIMENTO

Em outubro de 2005, por ocasião do Dia do Legislativo, Zé de Manu foi agraciado com a medalha Liberato Moacir de Aguiar, proposta de autoria do presidente da Câmara Municipal de então, vereador Gildásio Oliveira.



Durante apresentação na tradicional festa do Chitão de 2015, o Poder Executivo concedeu-lhe a medalha do Mérito Cel. José Gabriel Diniz, reconhecendo os relevantes serviços prestados pelo músico ao município ao povo de Cedro. Ao longo dos anos, a rádio comunitária Mandacaru FM prestou homenagens a Zé de Manu em sua programação, sempre enaltecendo as músicas e as histórias de vida do artista. Para o sanfoneiro, poeta e radialista Edson Reis, o "ícone da cultural" será lembrado, com todo respeito, pela longa trajetória de vida artística. "Nós comunicadores estamos tristes pela partida do parceiro e sanfoneiro querido de todos os nordestinos".



Sanfoneiros do município também homenagearam Zé de Manu em solenidade solenidade no Centro de Educação Profissional Ivens Dias Branco (Senac/Ce).



BIOGRAFIA

Zé de Manu era assim chamado por conta do pai, Manu, enquanto o Zé vem de José, seu tio paterno - José Tomás de Aquino. Nascido no sítio Varzinha, no município de Cedro, em 23 de outubro de 1939, Zé de Manu sempre buscou aperfeiçoar-se na música. Nessa trajetória, que o desviou dos estudos, teve a "sorte" de conhecer Luiz Gonzaga, que no dia 13 de setembro de 1985 prestou-lhe uma grande homenagem, dando de presente a ele uma bela sanfona,.



Apresentou-se em diversas casas de show e até dividiu palco com grandes nomes da música regional, como o próprio Luiz Gonzaga, sua referência. Suas músicas favoritas eram "Asa Branca" e "Assum Preto". Zé de Manu tocou por sete anos Com o "Rei do Baião" e participou de festas no Parque Asa Branca, em Exu.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Segurança Há 1 dia(s)

Secretário de Segurança Pública de Cedro se reúne com Comandante do 10° BPM – Iguatu

Encontro busca ampliar ações policiais no município, oferecendo mais segurança à população

#Agenda Há 3 dia(s)

Prefeitura intensifica ações para vacinação do rebanho bovino e bubalino contra febre aftosa

Ausência de vacinação impede comercialização de rebanho para outros estados da federação

#Agenda Há 3 dia(s)

Base CPRaio de Cedro será no antigo Hotel Municipal

A interiorização do Raio ocorre de forma conjunta à expansão do Sistema de Videomonitoramento, que permite uma atuação especializada de combate à criminalidade

#Agenda Há 3 dia(s)

Experiências de Cedro são apresentadas na Mostra "Ceará, aqui tem SUS"

Projetos Mais Saúde Perto do Coração, Uso do Aplicativo “Aedes em Foco” e Núcleo Municipal de Educação Permanente são destaques no estado

#Agenda Há 4 dia(s)

Secretaria de Infraestrutura atua em locais danificados pelas fortes chuvas, levando apoio e serviços

Diversas equipes e equipamentos foram disponibilizados para atender as comunidades

#Agenda Há 4 dia(s)

Prefeitura de Cedro lança amanhã Campanha contra a Febre Aftosa, por um rebanho livre da doença

Lançamento, nesta quarta-feira, dia 17 de abril, às 8 horas, acontece na fazenda Exu, no distrito Vale do Machado

#Agenda Há 5 dia(s)

Iniciada entrega do Vale Gás Social em Cedro

Beneficiários que não resgataram os tíquetes devem verificar seu nome na lista e comparecer a Secretaria de Assistência Social

#Agenda Há 5 dia(s)

Conviventes do CRAS I e II participam do projeto "Caminhos Digitais"

Programa pretende realizar a inclusão digital de idosos, além de fomentar a prática de atividades físicas

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito