NOTÍCIAS

01-MAR-2018

Cedro não registra casos de dengue, zika e chikungunya em 2018. Isso é cuidado com a saúde da gente!

Município não teve registro de arboviroses este ano. Conquista é fruto do trabalho conjunto da gestão municipal e população

#Saúde 01 DE MARÇO DE 2018
A Secretaria de Saúde do Ceará divulgou na terça-feira (27/02) o Boletim Epidemiológico sobre Dengue, Zika e Chikungunya para o Estado. Destaque positivo para o município de Cedro, que não registrou casos destas arboviroses no ano em curso e mantém alto índice de visitas realizadas e baixo índice de infestação predial.



Os dados divulgados mostram o resultado do trabalho da prefeitura municipal, em parceria com a população cedrense, por meio de diversas ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, principalmente durante o período chuvoso - em que o agente transmissor encontra mais facilidade para procriar.


"Por esses motivos, Cedro está zerado em relação aos casos de arborivorres. Nossos cuidados servem de exemplo. Tanto é verdade que doutores da UFC estão conosco realizando estudos e fazendo pesquisas, por mais saúde para o nosso município e para o Estado do Ceará", esclarece o prefeito, Dr. Nilson Diniz.



O investimento em Cedro

O município tem cerca de 25 mil habitantes e mais de 8.500 imóveis. Para combater as arboviroses, a prefeitura vem desenvolvendo, nos últimos cinco anos, novos mecanismos de combate. Brigadas, Comitê de Saúde, mobilização social, campanhas educativas e integração das secretarias e órgãos públicos são entes envolvidos no conjunto de ações implantadas com apoio do Governo do Estado.



Para conscientizar e acompanhar de perto cada família, equipes de combate às arboviroses, formadas por agentes de endemias, trabalham inclusive aos sábados (48 dias a mais de cuidados no ano) com equipamentos e estrutura de verificação de focos nos imóveis. O Levantamento de Índice Amostral - LIA é realizado a cada sete semanas. Até o final de dezembro/2017, foram sete. O índice de infestação no município, hoje, é de 1,21% e 95,01% de visitas realizadas.



Quando um foco é localizado pela equipe de endemias, a equipe "Foco no foco", composta por funcionário da assistência social e pessoa do apoio técnico, sob a chefia de enfermeira, é acionada para o aprofundamento. Como o ciclo do mosquito dura sete dias, as casas "positivas" recebem visitas semanais, até não serem mais encontrados vestígios; a residência só é liberada após três visitas seguidas sem a presença do vetor. O trabalho corretivo e colaborativo envolve todos os moradores. A ação conversa e convence a família a cuidar da própria saúde.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Segurança Hoje

Secretário de Segurança Pública de Cedro se reúne com Comandante do 10° BPM – Iguatu

Encontro busca ampliar ações policiais no município, oferecendo mais segurança à população

#Agenda Há 2 dia(s)

Prefeitura intensifica ações para vacinação do rebanho bovino e bubalino contra febre aftosa

Ausência de vacinação impede comercialização de rebanho para outros estados da federação

#Agenda Há 2 dia(s)

Base CPRaio de Cedro será no antigo Hotel Municipal

A interiorização do Raio ocorre de forma conjunta à expansão do Sistema de Videomonitoramento, que permite uma atuação especializada de combate à criminalidade

#Agenda Há 2 dia(s)

Experiências de Cedro são apresentadas na Mostra "Ceará, aqui tem SUS"

Projetos Mais Saúde Perto do Coração, Uso do Aplicativo “Aedes em Foco” e Núcleo Municipal de Educação Permanente são destaques no estado

#Agenda Há 3 dia(s)

Secretaria de Infraestrutura atua em locais danificados pelas fortes chuvas, levando apoio e serviços

Diversas equipes e equipamentos foram disponibilizados para atender as comunidades

#Agenda Há 3 dia(s)

Prefeitura de Cedro lança amanhã Campanha contra a Febre Aftosa, por um rebanho livre da doença

Lançamento, nesta quarta-feira, dia 17 de abril, às 8 horas, acontece na fazenda Exu, no distrito Vale do Machado

#Agenda Há 4 dia(s)

Iniciada entrega do Vale Gás Social em Cedro

Beneficiários que não resgataram os tíquetes devem verificar seu nome na lista e comparecer a Secretaria de Assistência Social

#Agenda Há 4 dia(s)

Conviventes do CRAS I e II participam do projeto "Caminhos Digitais"

Programa pretende realizar a inclusão digital de idosos, além de fomentar a prática de atividades físicas

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito