NOTÍCIAS

17-FEV-2018

Cedro terá memorial interativo Ivens Dias Branco

Cidadãos cedrenses poderão conhecer as raízes e histórias da região. Projeto tem parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, Grupo M. Dias Branco, Prefeitura de Cedro, Governo do Estado (Secult-CE) e IFCE

#Cultura 17 DE FEVEREIRO DE 2018
Em meados de 1927 o empresário Manoel Dias Branco estabeleceu em Cedro seus primeiros negócios, seu filho, filho Ivens Dias Branco nasceu em 3 de agosto de 1934. Para vivenciar esta história, a Prefeitura soma esforços no resgate da memória de pai e filho, que colaboraram com o progresso deste local.



A cultura de um povo é o seu maior patrimônio, preservá-lo é resgatar a história, perpetuar valores, permitir que as novas gerações saibam de onde vieram, o que fizeram e para onde irão. Na quarta-feira (14/2), o Prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, reuniu-se com vários parceiros para criação do Memorial Interativo Ivens de Sá Dias branco, entre eles, o executivo do Grupo M. Dias Branco, Geraldo Luciano.



O objetivo é a implantação de um sistema que permita aos cidadãos conhecerem suas raízes ancestrais com o uso da tecnologia da informação e comunicação. "É uma ação oportuna e desafiadora. É também uma forma de externamos a nossa gratidão ao Dr. Ivens em um projeto inovador, de resgate do patrimônio cedrense. Já estamos trabalhando nisto em projetos como a restauração da antiga estação ferroviária e a criação do Marco Zero, que em breve será entregue". Enfatizou, Dr. Nilson Diniz.



O Projeto

Com orçamento de quase um milhão de reais, o projeto será realizado por meio de, aproximadamente, 500 mil documentos que contam a história do Vale do Salgado. O acervo está sendo digitalizado pela Secretaria de Cultura do Estado e será reunido em um software (SISDIBRA) a ser disponibilizado aos cedrenses e seus vizinhos. O portal de entrada a tudo que se queira sobre a região é o Memorial Ivens Dias Branco. A inovadora intervenção conta com parceria da Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), Grupo M. Dias Branco, Prefeitura de Cedro, Governo do Estado (Secult-CE) e IFCE.



Para a Secretária de Cultura do município, Aparecida Evangelista, a ação é inovadora e trará a oportunidade para a população relembrar o passado, por meio da tecnologia. "É um conjunto de ações inovadoras que contam com o empenho do prefeito, Dr. Nilson Diniz, proporcionando uma dinâmica que registre a história viva do nosso povo e nossa gente".



Último encontro em Cedro

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), inaugurou em 05 de dezembro de 2015, o Centro de Educação Profissional Ivens Dias Branco (Senac/Ce). Dr. Ivens participou do evento ao lado da família, filhos e netos. "A cidade de Cedro é terra com grandes frutos e estou muito feliz", relatou Ivens. O gestor municipal ressaltou a vinda do empresário a Cedro e destacou a homenagem. "Foi seu último encontro com Cedro, sua cidade natal. A homenagem foi símbolo do espírito de cedrensidade".



Quem é Ivens Dias Branco?

Ivens Dias Branco nasceu na cidade do Cedro (CE), em 3 de agosto de 1934. Iniciou suas atividades profissional em 1953, em sociedade com o pai, Manuel Dias Branco, fundador do Grupo. Ocupando o cargo de diretor industrial, foi responsável pelas principais inovações tecnológicas da empresa, confirmando a sua vocação para o setor. Em 1972, assumiu o cargo de presidente. Em 2003, o Grupo M. Dias Branco passou a liderar o segmento de massas e biscoitos no Brasil, após aquisição do Grupo Adria. Ivens era casado com Maria Consuelo Saraiva Leão Dias Branco e teve cinco filhos.


Ivens Dias Branco morreu em 24 de junho de 2016, aos 81 anos, internado no hospital Albert Einstein, na cidade de São Paulo, em decorrência de complicações durante uma cirurgia cardíaca.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Há 7 dia(s)

Penitentes de Cedro participaram da XIV Procissão do Fogaréu de Várzea Alegre

Tradição secular acontece na Semana Santa com a participação de diversas pessoas da região

#Agenda Há 7 dia(s)

CEI Maria Marilene Alves Diniz realiza aula educativa sobre combate ao mosquito da Dengue

Crianças cedrenses aprendem desde pequenas como atuar na prevenção de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya

#Agenda Há 8 dia(s)

Cedrenses devem tomar cuidado com mensagens falsas sobre o Bolsa Família

Cadastro e atualização de dados são realizados exclusivamente de forma presencial. Beneficiários nunca devem clicar em links enviados por SMS, e-mail ou WhatsApp

#Agenda Há 8 dia(s)

Prefeitura inicia atendimento odontológico noturno no CEO Municipal

Equipamento passa a contar com dentistas também no terceiro turno. Demanda é atendida através de agendamento espontâneo, sem a necessidade de encaminhamento

#Agenda Há 8 dia(s)

Prefeitura promove atualização da caderneta de vacinação e prevenção contra a Dengue

Ação acontece nas escolas públicas de Cedro com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal da população

#Agenda Há 8 dia(s)

População pode solicitar manutenção da iluminação pública pelo WhatsApp

Período chuvoso aumenta casos de queima de lâmpadas; Prefeitura está atenta e atuante para atender a demanda

#Agenda Há 8 dia(s)

Escola Antônio Alves dos Santos realizará encenação da Paixão de Cristo

Comunidade está convidada a acompanhar e participar da apresentação, que acontecerá na quarta-feira, 27 de março

#Agenda Há 9 dia(s)

Saúde da Mulher é tema de encontro do CRAS

Ação faz parte da programação do Mês da Mulher, promovido pela Prefeitura de Cedro

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito