NOTÍCIAS

10-FEV-2018

Inpe emite alerta sobre fortes chuvas para Cedro e região

População precisa estar alerta para a possibilidade de raios, ventania e chuvas intensas

#Administração 10 DE FEVEREIRO DE 2018
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) emitiu na sexta-feira (10/2) alerta amarelo para grandes acumulados de chuva. Segundo o órgão, "Há risco moderado para ocorrência de fenômeno meteorológico adverso dentro das próximas 48 horas".

O Prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, está otimista sobre as chuvas na região, ele observou que os homens do campo em Cedro já começaram a realizar o plantio para boa safra. "Percorri a comunidades rurais e constatei que nossos produtores estão plantando e acredito que as chuvas serão satisfatórias". Dr. Nilson também reforça o alerta. "A chuva é ótima, mas precisamos estar atentos para este alerta do Inpe".

A possibilidade, segundo o Inpe, é que no município de Cedro ocorreram pancadas de chuva ao longo do domingo (11). As precipitações poderão vir acompanhadas de raios, com chuva intensa em curtos períodos e rajadas de vento de forte intensidade.

O alerta também segue para toda região centro-sul e cariri no Estado do Ceará. Para sua maior segurança, recomenda-se acompanhar as previsões meteorológicas mais recentes e possível alteração do nível do aviso para que você possa planejar melhor suas atividades.

Segundo a Funceme

Nas ultimas 24 horas a Fundação Cearense de Meterologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), registrou chuvas em 12 municípios do Ceará. A maior precipitação ocorreu em Jaguaruana com 20.0mm, os municípios de Iracema 9.0mm e de Icapuí 5.0mm também registraram chuvas.

A previsão para o Estado do Ceará neste domingo, 11 de fevereiro, é de nebulosidade variável com chuva em todas as regiões do estado ao longo do dia.

Nível açude Ubaldinho

O principal açude de Cedro e que leva agua por meio de adutora de engate rápida é fator importante neste período de escassez de água. De acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (COGERH), utilizando dados atualizados na sexta-feira (10), o açude que tem capacidade de 31,80 hm³ de água está com 20,66% de sua capacidade.

Atenção

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil orienta que em caso de risco ou ocorrência de inundação, enxurrada ou alagamento, é necessário desligar a chave geral de energia e fechar o registro de água, mantendo documentos pessoais, objetos de valor, produtos de limpeza e alimentos em local protegido, longe do alcance das águas; não deixe crianças brincando nas águas das ruas ou mananciais, pois elas podem ser levadas pela correnteza ou contaminar-se, contraindo graves doenças, como hepatite e leptospirose e não deixe crianças trancadas em casa sozinhas.

Em caso de urgência

Caso o município tenha algum registro, a Prefeitura pede que avise imediatamente ao Corpo de Bombeiros Militar (fone 193) e ao órgão municipal de proteção e defesa civil pelo telefone: (88) 3564-0094. É importante falar sobre as áreas afetadas pela inundação e solicitar auxílio necessário. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (fone 199 ou (85) 98899-1128) também pode ser acionada para prestar apoio ao órgão municipal de proteção e defesa civil.

Confira alerta aqui

http://tempo.cptec.inpe.br/avisos/area/1618

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Há 7 dia(s)

Penitentes de Cedro participaram da XIV Procissão do Fogaréu de Várzea Alegre

Tradição secular acontece na Semana Santa com a participação de diversas pessoas da região

#Agenda Há 7 dia(s)

CEI Maria Marilene Alves Diniz realiza aula educativa sobre combate ao mosquito da Dengue

Crianças cedrenses aprendem desde pequenas como atuar na prevenção de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya

#Agenda Há 8 dia(s)

Cedrenses devem tomar cuidado com mensagens falsas sobre o Bolsa Família

Cadastro e atualização de dados são realizados exclusivamente de forma presencial. Beneficiários nunca devem clicar em links enviados por SMS, e-mail ou WhatsApp

#Agenda Há 8 dia(s)

Prefeitura inicia atendimento odontológico noturno no CEO Municipal

Equipamento passa a contar com dentistas também no terceiro turno. Demanda é atendida através de agendamento espontâneo, sem a necessidade de encaminhamento

#Agenda Há 8 dia(s)

Prefeitura promove atualização da caderneta de vacinação e prevenção contra a Dengue

Ação acontece nas escolas públicas de Cedro com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal da população

#Agenda Há 8 dia(s)

População pode solicitar manutenção da iluminação pública pelo WhatsApp

Período chuvoso aumenta casos de queima de lâmpadas; Prefeitura está atenta e atuante para atender a demanda

#Agenda Há 8 dia(s)

Escola Antônio Alves dos Santos realizará encenação da Paixão de Cristo

Comunidade está convidada a acompanhar e participar da apresentação, que acontecerá na quarta-feira, 27 de março

#Agenda Há 9 dia(s)

Saúde da Mulher é tema de encontro do CRAS

Ação faz parte da programação do Mês da Mulher, promovido pela Prefeitura de Cedro

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito