Notícias

#Saúde | 31 DE JANEIRO DE 2018

Prefeitura de Cedro e UFC lançam aplicativo para combate ao Aedes Aegypti

Colocar o combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chigungunya na palma da mão, para isto, o aplicativo “Aedes em foco” foi lançado na segunda-feira (29) no Auditório Ivens Dias Branco, no Senac. O programa é fruto de uma parceria da Prefeitura de Cedro e a Universidade Federal do Ceará.



O lançamento contou com a presença do Prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz; Vice-prefeito, Joãozinho de Titico; Secretária de Saúde, Sayonara Moura; professores da Universidade Federal do Ceará (UFC), Henrique Pequeno, Miguel Franco e Ivo Castelo (também infectologista), além do coordenador estadual de controle das arboviroses, Caio Cavalcanti.



O Prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, lembra que as parcerias junto ao Governo do Estado, Universidade Federal do Ceará e Secretarias Municipais são importantes para o combate ao Aedes Aegypti. “Estamos todos juntos para tornar Cedro uma cidade livre ou menos suscetível aos focos do Aedes aegypti”. Essas parcerias reforçam a batalha contra o mosquito agente transmissor da dengue, da zika e da chikungunya.



O aplicativo já está disponível para download e de acordo com os professores da UFC ocorrerão etapas com profissionais locais para inserir informações como postos de saúde, cadastro de profissionais e notícias locais. Tudo fácil, rápido e gratuito.





A UFC

A Universidade Federal do Ceará promove pesquisas científicas, palestras, produzido vídeos educativos, cobertura jornalística e materiais publicitários, além de tornar públicos ações e mecanismos para que você também possa intervir e mudar essa realidade.



O professor Henrique Pequeno, ministrou palestra sobre a criação e apresentou a plataforma que já está disponível para download, lembrando que a UFC é parceira do poder público. “A universidade atua junto com o município, Cedro é piloto no combate ao Aedes Aeygpti e neste trabalho vamos trabalhar com novas metodologias e tecnologia com o apoio da população”. O professor solicita que a população realize verificações semanais, evitando uma epidemia, este exemplo positivo pode servir para todo o Estado do Ceará. “O município já tem um trabalho reconhecido pelo Estado e com a certeza que teremos bons resultados que poderão ser compartilhados com outros municípios”.



O Encontro

O encontro contou com a participação de Secretários Municipais, estudantes da rede pública de ensino, vereadores e delegado de polícia civil. Uma apresentação dos estudantes da Escola Francisca de Jesus Cavalcanti abordou a paródia sobre trabalho já desenvolvido com a direção escolar, sob coordenação da professora Vanja Batista.



Na avaliação do supervisor de endemias, Ivan Monteiro, o aplicativo irá auxiliar nas informações e no controle. “Este aplicativo veio na hora certa e agora teremos mais um apoio da UFC e principalmente da comunidade”. Para a representante da 17ª regional de saúde, Mara Núbia, o encontro em Cedro se deu pelas boas práticas em vigilância com parcerias. “Cedro tem suas ações com todos os critérios preconizados pelo Ministério de Saúde e o índice de infestação predial é 0,51% e estamos felizes em ver essas ações melhorando cada vez mais”.



O Coordenador Estadual de controle das Arboviroses, Caio Cavalcanti, lembra que o lançamento do aplicativo contempla outras ações como: cursos de capacitação presencial e a distância, com foco nos profissionais de saúde e população em geral. “Um conjunto de ações que está envolvido no aplicativo vai gerar mais informações em tempo hábil permitindo uma maior velocidade na tomada de decisões, direcionando as ações pra onde existe foco”.



Ações estaduais

No ano passado o Governador Camilo Santana, lançou um conjunto de ações estratégicas de enfrentamento do Aedes Aeygpti e Arboviroses, além da criação dos comitês onde os municípios deveriam obedecer alguns critérios e o incentivo de 10 milhões no segundo semestre para os locais onde existem menos casos. “Queremos de forma permanente toda semana com ações em diversas áreas e com este critério da criação dos comitês onde conseguimos fomentar em mais de 70% no Estado com Secretarias municipais e órgãos, no município de Cedro tem sido exemplo nas ações”, explica Caio Cavalcanti.



Na ocasião, a Secretaria de saúde apresentou o plano municipal de contingência as Arboviroses e prestação de contas nas ações desenvolvidas no ano passado. “Foi um momento importante para a população Cedrense que tem sido parceira no combate ao Aedes Aeygpti”.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS RELACIONADAS

#Saúde | 10 DE FEVEREIRO DE 2018

As Secretarias de Saúde e Educação participaram ativamente da construção e execução do projeto da Prefeitura

#Saúde | 09 DE FEVEREIRO DE 2018

Quarta-feira (07/02), alunos da Escola municipal Arakém Sedrim de Aguiar receberam profissionais do Comitê Municipal de Combate às Arboviroses e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) para uma tarde de palestras, gincanas, rodas de conversa e m [...]

#Saúde | 09 DE FEVEREIRO DE 2018

Comitê Municipal de Combate às Arboviroses e SAMU 192 colaboram com projeto que tem como objetivo formar cidadãos mais conscientes.

#Saúde | 06 DE FEVEREIRO DE 2018

Medicamentos são enviados para 10 postos da sede urbana e rural com o apoio da Secretaria de Saúde do Município e Governo do Estado.

#Saúde | 06 DE FEVEREIRO DE 2018

Preocupação recorrente tem reforço no período próximo ao Carnaval. Atividade vai promover testes, vacinas e palestras sobre o tema.

Prefeitura Municipal de Cedro

LOCALIZAÇÃO

 Rua Cel. Luiz Felipe, nº 299 Centro

 Tel: (88) 3564-0375

 gabineteprefeito@cedro.ce.gov.br

REDES SOCIAIS