NOTÍCIAS

27-JAN-2018

Moradores do bairro Planalto dos Cadeiras são sensibilizados no combate ao Aedes Aegypti

Representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Agentes de Combate a Endemias e Agentes Comunitários de Saúde também participaram da ação.

#Saúde 27 DE JANEIRO DE 2018
Manter a cidade de Cedro limpa dos focos do Aedes Aegypti tem sido uma preocupação recorrente da Prefeitura. Para dar continuidade as ações de combate ao causador da dengue, zyka vírus e febre chikungunya, membros do Comitê de combate às Arboviroses e integrantes da Brigada Municipal estiveram na manhã desta sexta-feira (26/1), conversando com moradores do bairro Planalto dos Cadeiras (Cedro I). Durante a visita, as famílias da comunidade foram conscientizadas sobre a os cuidados que devem ser tomados para evitar a infestação dos focos do mosquito nas residências.


Na avaliação do Prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, a ação educativa tem gera impacto nos bairros de Cedro. Para alcançar resultados ainda mais significativos, o projeto será intensificado neste período de chuvas. "Nós não vamos parar! Vamos intensificar, em conjunto com as demais parcerias, essa atividade de engajar os munícipes a limpar, a cuidar e a evitar que nesse período chuvoso os casos aumentem. O mais importante de tudo isso é poder engajar as comunidades nessa luta".


E muitas pessoas têm sido vigilantes no controle à proliferação do vetor. Luciene Costa, moradora da região, foi elogiada pelos profissionais que não encontraram nenhum foco do Aedes Aeygpti na residência. "Sempre tivemos muito cuidado aqui em casa. Nunca houve nenhum foco dele, pois limpamos o quintal, eliminamos água parada e damos fim em qualquer possibilidade do mosquito aparecer. E nesse período de chuva, aí é que temos que redobrar a atenção mesmo, pois o mosquito mata.", alertou.


O coordenador do Comitê Municipal, Marciel Bezerra, revelou que as ações irão acontecer em todos os bairros de Cedro. "Ao longo deste ano, nós vamos capacitar ainda mais nossos agentes e assim, poder conscientizar os moradores. Vamos trabalhar com várias ações educativas para que possamos alcançar as metas estabelecidas".


O apoio da brigada municipal tem sido fator determinante nesse engajamento. "Atualmente as equipes já notam que a população tem feito o papel de cuidar, mas não podemos parar de falar sobre os riscos, sobre as causas para a chegada do mosquito. A parte educativa precisa ser reforçada diariamente.", reforça a coordenadora, Camila Diniz.


Tecnologia x Combate Aedes Aeygpti

Cedro tem se tornado referência na luta contra a dengue, zika e chikungunya. Prova disso é o encontro que acontecerá na próxima segunda-feira, dia 29, para apresentar o aplicativo "AEDES EM FOCO", que tem como objetivo colaborar na luta contra o mosquito transmissor das arboviroses. A plataforma foi desenvolvida pelo professor Ivo Castelo Branco - referência nacional em doenças tropicais - com o apoio do Instituto UFC Virtual, da Universidade Federal do Ceará (UFC), sob a coordenação do Prof. Henrique Pequeno.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Segurança Há 1 dia(s)

Secretário de Segurança Pública de Cedro se reúne com Comandante do 10° BPM – Iguatu

Encontro busca ampliar ações policiais no município, oferecendo mais segurança à população

#Agenda Há 3 dia(s)

Prefeitura intensifica ações para vacinação do rebanho bovino e bubalino contra febre aftosa

Ausência de vacinação impede comercialização de rebanho para outros estados da federação

#Agenda Há 3 dia(s)

Base CPRaio de Cedro será no antigo Hotel Municipal

A interiorização do Raio ocorre de forma conjunta à expansão do Sistema de Videomonitoramento, que permite uma atuação especializada de combate à criminalidade

#Agenda Há 3 dia(s)

Experiências de Cedro são apresentadas na Mostra "Ceará, aqui tem SUS"

Projetos Mais Saúde Perto do Coração, Uso do Aplicativo “Aedes em Foco” e Núcleo Municipal de Educação Permanente são destaques no estado

#Agenda Há 4 dia(s)

Secretaria de Infraestrutura atua em locais danificados pelas fortes chuvas, levando apoio e serviços

Diversas equipes e equipamentos foram disponibilizados para atender as comunidades

#Agenda Há 4 dia(s)

Prefeitura de Cedro lança amanhã Campanha contra a Febre Aftosa, por um rebanho livre da doença

Lançamento, nesta quarta-feira, dia 17 de abril, às 8 horas, acontece na fazenda Exu, no distrito Vale do Machado

#Agenda Há 5 dia(s)

Iniciada entrega do Vale Gás Social em Cedro

Beneficiários que não resgataram os tíquetes devem verificar seu nome na lista e comparecer a Secretaria de Assistência Social

#Agenda Há 5 dia(s)

Conviventes do CRAS I e II participam do projeto "Caminhos Digitais"

Programa pretende realizar a inclusão digital de idosos, além de fomentar a prática de atividades físicas

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito