Notícias

#Saúde | 27 DE JANEIRO DE 2018

Moradores do bairro Planalto dos Cadeiras são sensibilizados no combate ao Aedes Aegypti

Representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Agentes de Combate a Endemias e Agentes Comunitários de Saúde também participaram da ação.

Manter a cidade de Cedro limpa dos focos do Aedes Aegypti tem sido uma preocupação recorrente da Prefeitura. Para dar continuidade as ações de combate ao causador da dengue, zyka vírus e febre chikungunya, membros do Comitê de combate às Arboviroses e integrantes da Brigada Municipal estiveram na manhã desta sexta-feira (26/1), conversando com moradores do bairro Planalto dos Cadeiras (Cedro I). Durante a visita, as famílias da comunidade foram conscientizadas sobre a os cuidados que devem ser tomados para evitar a infestação dos focos do mosquito nas residências.


Na avaliação do Prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, a ação educativa tem gera impacto nos bairros de Cedro. Para alcançar resultados ainda mais significativos, o projeto será intensificado neste período de chuvas. “Nós não vamos parar! Vamos intensificar, em conjunto com as demais parcerias, essa atividade de engajar os munícipes a limpar, a cuidar e a evitar que nesse período chuvoso os casos aumentem. O mais importante de tudo isso é poder engajar as comunidades nessa luta”.


E muitas pessoas têm sido vigilantes no controle à proliferação do vetor. Luciene Costa, moradora da região, foi elogiada pelos profissionais que não encontraram nenhum foco do Aedes Aeygpti na residência. “Sempre tivemos muito cuidado aqui em casa. Nunca houve nenhum foco dele, pois limpamos o quintal, eliminamos água parada e damos fim em qualquer possibilidade do mosquito aparecer. E nesse período de chuva, aí é que temos que redobrar a atenção mesmo, pois o mosquito mata.”, alertou.


O coordenador do Comitê Municipal, Marciel Bezerra, revelou que as ações irão acontecer em todos os bairros de Cedro. “Ao longo deste ano, nós vamos capacitar ainda mais nossos agentes e assim, poder conscientizar os moradores. Vamos trabalhar com várias ações educativas para que possamos alcançar as metas estabelecidas”.


O apoio da brigada municipal tem sido fator determinante nesse engajamento. “Atualmente as equipes já notam que a população tem feito o papel de cuidar, mas não podemos parar de falar sobre os riscos, sobre as causas para a chegada do mosquito. A parte educativa precisa ser reforçada diariamente.”, reforça a coordenadora, Camila Diniz.


Tecnologia x Combate Aedes Aeygpti

Cedro tem se tornado referência na luta contra a dengue, zika e chikungunya. Prova disso é o encontro que acontecerá na próxima segunda-feira, dia 29, para apresentar o aplicativo “AEDES EM FOCO”, que tem como objetivo colaborar na luta contra o mosquito transmissor das arboviroses. A plataforma foi desenvolvida pelo professor Ivo Castelo Branco - referência nacional em doenças tropicais - com o apoio do Instituto UFC Virtual, da Universidade Federal do Ceará (UFC), sob a coordenação do Prof. Henrique Pequeno.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS RELACIONADAS

#Saúde | 12 DE MAIO DE 2018

Até o momento foram aplicadas 3.553 doses, que corresponde a 60,78% do público alvo da campanha.

#Saúde | 11 DE MAIO DE 2018

12 postos funcionarão no sábado. População prioritária precisa se vacinar

#Saúde | 09 DE MAIO DE 2018

O evento compõe a vasta do Comitê Municipal de Combate às Arboviroses de Cedro, cujo objetivo é inserir cada vez mais os moradores em um só pensamento: conscientizar e prevenir doenças causadas pelo mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. Nesta t [...]

#Saúde | 08 DE MAIO DE 2018

A Prefeitura de Cedro entregou na sexta-feira (05/05) quatro veículos modelo Fiat mobi 0 km e um veículo doado pelo Governo do Estado para uso dos Agentes de Combate às Endemias (ACE). Os veículos reforçam a frota da Secretaria de Saúde.O Prefeito de Cedro, [...]

#Saúde | 21 DE ABRIL DE 2018

O Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI), do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde, lançou neste mês [...]

Prefeitura Municipal de Cedro

LOCALIZAÇÃO

 Rua Cel. Luiz Felipe, nº 299 Centro

 Tel: (88) 3564-0375

 gabineteprefeito@cedro.ce.gov.br

REDES SOCIAIS