NOTÍCIAS

25-JAN-2018

Prefeitura de Cedro e Ministério Público do Ceará trabalham juntos no combate ao Aedes Aegypti

#Saúde 25 DE JANEIRO DE 2018
A preocupação com a saúde da população cedrense é uma constante para a gestão do Prefeito Dr. Nilson Diniz. Reflexo disso é a parceria que a Prefeitura vai firmar com o Ministério Público do Estado com o objetivo de prevenir a transmissão da Dengue, Chikungunya e Zika, transmitidas pelo vetor Aedes Aegypti. As ações serão desenvolvidas com o auxílio da Secretaria de Saúde de Cedro e Comitê Municipal de Combate às Arboviroses.

Para o gestor municipal, essa ligação com o Ministério Público só fortalecerá ainda mais as ações para combater as endemias no município. "O apoio do Ministério Público para Cedro é muito importante. Pois é a parceria que precisávamos fechar para permanecer sem o registro de casos das doenças na cidade. Graças a esse firmado, estamos vivenciando novas estratégias e a população tem nos auxiliado nessa luta diária pela conscientização da prevenção", destaca.


A reunião que aconteceu nesta terça-feira, 23, contou com a presença da Secretária de Saúde, Sayonara Moura, do Coordenador Municipal do Comitê de Combate às Arboviroses, Marciel Bezerra e do promotor de Justiça em Cedro, Leydomar Nunes Pereira que definiu estratégias para o fortalecimento da parceria. Uma delas é a divulgação das ações em programas de rádio. O pronunciamento do promotor local irá reforçar a ajuda integral do Comitê nessa empreitada. "Iremos mobilizar toda a população e com isso mostrar que o município de Cedro tem sido destaque nas ações", complementa Sayonara Moura.


O Governador Camilo Santana declarou que nos próximos dias irá anunciar os municípios que tiveram os melhores resultados em 2017. O incentivo é de R$ 10 milhões. "Vamos divulgar e premiar essas cidades. A ocasião vai aproveitar para lançar todo o conjunto de ações para este ano", disse.

Na tarde do próximo dia 30, uma coletiva de imprensa será realizada no fórum local para apresentar um balanço dos dados e divulgar o plano municipal nesse combate.


Cedro tem projeto piloto

Cedro tem se tornado referência na luta contra a dengue, zika e chikungunya. Prova disso é o encontro que acontecerá na próxima segunda-feira, dia 29, para apresentar o aplicativo "AEDES EM FOCO", que tem como objetivo colaborar na luta contra o mosquito transmissor das arboviroses. A plataforma foi desenvolvida pelo professor Ivo Castelo Branco - referência nacional em doenças tropicais - com o apoio do Instituto UFC Virtual, da Universidade Federal do Ceará (UFC), sob a coordenação do Prof. Henrique Pequeno.


O sistema vai ajudar os usuários a mapear possíveis focos em sua residência ou vizinhança e receber informações sobre como proceder ao longo do ciclo de vida do mosquito. O aplicativo também permite a comunicação automática com o poder público, que poderá tomar providências de forma mais ágil.


A ferramenta, além das brigadas, disponibiliza notícias, denúncia, perfil, postagem atendimento e mapa de ocorrências. A ferramenta, já disponível para download nos sistemas Android e IOS.


Apresentação do aplicativo "AEDES EM FOCO"

Dia: 29/01/18

Hora: 13:30

Local: Auditório do Centro de Educação Profissional Ivens Dias Branco (Senac/CE)

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Há 4 dia(s)

Prefeitura inicia atendimento noturno na UBS Dr. Rubens Bezerra de Albuquerque

Cedrenses podem procurar atendimento no posto de saúde até às 21h, diariamente

#Segurança Há 4 dia(s)

Secretário de Segurança Pública de Cedro se reúne com Comandante do 10° BPM – Iguatu

Encontro busca ampliar ações policiais no município, oferecendo mais segurança à população

#Agenda Há 6 dia(s)

Prefeito vai à comunidade Olho D´água do Canto e anuncia revitalização da barragem rompida devido às fortes chuvas

Durante a visita, gestor municipal informou que a Cagece foi acionada para restabelecer o abastecimento de água, e que seu compromisso é realizar o reparo da parede da represa

#Agenda Há 6 dia(s)

Programa Aedes em Foco de Cedro é premiado na “Mostra Ceará Aqui tem SUS” no XXI Congresso do COSEMS-CE

O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará realizou, de 14 a 17 de abril, a 21ª edição do evento, que teve na programação a “Mostra Ceará Aqui tem SUS” .

#Agenda Há 6 dia(s)

Prefeitura intensifica ações para vacinação do rebanho bovino e bubalino contra febre aftosa

Ausência de vacinação impede comercialização de rebanho para outros estados da federação

#Agenda Há 6 dia(s)

Base CPRaio de Cedro será no antigo Hotel Municipal

A interiorização do Raio ocorre de forma conjunta à expansão do Sistema de Videomonitoramento, que permite uma atuação especializada de combate à criminalidade

#Agenda Há 6 dia(s)

Experiências de Cedro são apresentadas na Mostra "Ceará, aqui tem SUS"

Projetos Mais Saúde Perto do Coração, Uso do Aplicativo “Aedes em Foco” e Núcleo Municipal de Educação Permanente são destaques no estado

#Agenda Há 7 dia(s)

Secretaria de Infraestrutura atua em locais danificados pelas fortes chuvas, levando apoio e serviços

Diversas equipes e equipamentos foram disponibilizados para atender as comunidades

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito