Notícias

#Saúde | 25 DE JANEIRO DE 2018

Prefeitura de Cedro e Ministério Público do Ceará trabalham juntos no combate ao Aedes Aegypti

A preocupação com a saúde da população cedrense é uma constante para a gestão do Prefeito Dr. Nilson Diniz. Reflexo disso é a parceria que a Prefeitura vai firmar com o Ministério Público do Estado com o objetivo de prevenir a transmissão da Dengue, Chikungunya e Zika, transmitidas pelo vetor Aedes Aegypti. As ações serão desenvolvidas com o auxílio da Secretaria de Saúde de Cedro e Comitê Municipal de Combate às Arboviroses.

Para o gestor municipal, essa ligação com o Ministério Público só fortalecerá ainda mais as ações para combater as endemias no município. “O apoio do Ministério Público para Cedro é muito importante. Pois é a parceria que precisávamos fechar para permanecer sem o registro de casos das doenças na cidade. Graças a esse firmado, estamos vivenciando novas estratégias e a população tem nos auxiliado nessa luta diária pela conscientização da prevenção”, destaca.


A reunião que aconteceu nesta terça-feira, 23, contou com a presença da Secretária de Saúde, Sayonara Moura, do Coordenador Municipal do Comitê de Combate às Arboviroses, Marciel Bezerra e do promotor de Justiça em Cedro, Leydomar Nunes Pereira que definiu estratégias para o fortalecimento da parceria. Uma delas é a divulgação das ações em programas de rádio. O pronunciamento do promotor local irá reforçar a ajuda integral do Comitê nessa empreitada. “Iremos mobilizar toda a população e com isso mostrar que o município de Cedro tem sido destaque nas ações”, complementa Sayonara Moura.


O Governador Camilo Santana declarou que nos próximos dias irá anunciar os municípios que tiveram os melhores resultados em 2017. O incentivo é de R$ 10 milhões. “Vamos divulgar e premiar essas cidades. A ocasião vai aproveitar para lançar todo o conjunto de ações para este ano”, disse.

Na tarde do próximo dia 30, uma coletiva de imprensa será realizada no fórum local para apresentar um balanço dos dados e divulgar o plano municipal nesse combate.


Cedro tem projeto piloto

Cedro tem se tornado referência na luta contra a dengue, zika e chikungunya. Prova disso é o encontro que acontecerá na próxima segunda-feira, dia 29, para apresentar o aplicativo “AEDES EM FOCO”, que tem como objetivo colaborar na luta contra o mosquito transmissor das arboviroses. A plataforma foi desenvolvida pelo professor Ivo Castelo Branco - referência nacional em doenças tropicais - com o apoio do Instituto UFC Virtual, da Universidade Federal do Ceará (UFC), sob a coordenação do Prof. Henrique Pequeno.


O sistema vai ajudar os usuários a mapear possíveis focos em sua residência ou vizinhança e receber informações sobre como proceder ao longo do ciclo de vida do mosquito. O aplicativo também permite a comunicação automática com o poder público, que poderá tomar providências de forma mais ágil.


A ferramenta, além das brigadas, disponibiliza notícias, denúncia, perfil, postagem atendimento e mapa de ocorrências. A ferramenta, já disponível para download nos sistemas Android e IOS.


Apresentação do aplicativo “AEDES EM FOCO”

Dia: 29/01/18

Hora: 13:30

Local: Auditório do Centro de Educação Profissional Ivens Dias Branco (Senac/CE)

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS RELACIONADAS

#Saúde | 10 DE FEVEREIRO DE 2018

As Secretarias de Saúde e Educação participaram ativamente da construção e execução do projeto da Prefeitura

#Saúde | 09 DE FEVEREIRO DE 2018

Quarta-feira (07/02), alunos da Escola municipal Arakém Sedrim de Aguiar receberam profissionais do Comitê Municipal de Combate às Arboviroses e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) para uma tarde de palestras, gincanas, rodas de conversa e m [...]

#Saúde | 09 DE FEVEREIRO DE 2018

Comitê Municipal de Combate às Arboviroses e SAMU 192 colaboram com projeto que tem como objetivo formar cidadãos mais conscientes.

#Saúde | 06 DE FEVEREIRO DE 2018

Medicamentos são enviados para 10 postos da sede urbana e rural com o apoio da Secretaria de Saúde do Município e Governo do Estado.

#Saúde | 06 DE FEVEREIRO DE 2018

Preocupação recorrente tem reforço no período próximo ao Carnaval. Atividade vai promover testes, vacinas e palestras sobre o tema.

Prefeitura Municipal de Cedro

LOCALIZAÇÃO

 Rua Cel. Luiz Felipe, nº 299 Centro

 Tel: (88) 3564-0375

 gabineteprefeito@cedro.ce.gov.br

REDES SOCIAIS