NOTÍCIAS

19-JAN-2018

Reunião do Conselho Municipal de Saúde de Cedro apresenta planos e prestação de contas

Encontro contou com a presença da Secretária de Saúde Sayonara Moura

#Saúde 19 DE JANEIRO DE 2018
Planejar a saúde dos cedrenses, otimizando recursos e ofertando as melhores condições para a vida da nossa gente, foi com este objetivo que a secretária municipal de Saúde, Sayonara Moura, participou, na quinta-feira (18), de reunião do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Cedro.


O encontro, realizado na sala de reuniões da secretaria, apresentou o Plano Operativo do Hospital e Maternidade Zulmira Sedrim de Aguiar, Plano Municipal de Controle das Arboviroses, Plano Municipal de Saúde e Prestação de Contas do 2º e 3º quadrimestre de 2017 da Secretaria de Saúde. Presentes os conselheiros; representantes do Hospital e maternidade Zulmira Sedrim de Aguiar; Luciani Lacerda, contador da Prefeitura; além de assessores e funcionários públicos.


O Prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, ressalta a importância do Conselho Municipal de Saúde para acompanhar toda a execução financeira e orçamentaria. "Estamos realizando um trabalho com transparência, todos os recursos destinados ao município são acompanhados pelo Conselho Municipal de Saúde e isso é importante para levar ações efetivas para a população".


O encontro

A reunião contou com apresentação dos dados das áreas técnicas da Secretaria de Saúde e os avanços alcançados por cada uma delas no período. Em seguida tratou-se das mudanças no financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Também foi apresentado o Plano Municipal de Saúde com avaliação de diversas áreas e o contador, Luciani Lacerda, mostrou a prestação de contas financeira do 2º e 3º quadrimestres, no próximo encontro serão apresentadas metas e indicadores.


As ações do Controle das Arboviroses também foram pauta da reunião, elas deveram ser intensificadas em conjunto com as demais secretarias municipais para alertar a população sobre economizar água. A Secretária de Saúde, Sayonara Moura, reforçou a importância da ação. "O nível do açude Ubaldinho está em 20%, por isso, devemos tratar esta ação como prioridade também, pois é saúde pública".


Sayonara Moura lembrou que nos últimos anos o governo municipal tem entregue obras para a população como adutora, poços profundos, bebedouros, sistemas de abastecimentos de água. "Com isso tivemos uma segurança maior, Dr. Nilson Diniz é médico e reconhece que estas ações são essenciais, após a chegada da adutora tivemos redução de 60% dos casos de diarreia".


O representante do Hospital e Maternidade Zulmira Sedrim de Aguiar, apresentou plano operativo para contratualização das metas. "O hospital tem que apresentar este plano para onde tenha metas físicas, quantitativas, sobre quantidade de atendimentos, exames, consultas. Além de repassar as metas qualitativas sobre revisão de prontuário, redução de infecção hospitalar, mortalidade materna e parto cesariana. A Secretária Sayonara Moura explica essa necessidade. "Não é simplesmente contratar os serviços, se faz necessário haver ações de qualidade para saúde da população, desde que assumimos a pasta buscamos realizar esta ação, assim como era feito com o Hospital Enéas Viana de Araújo, sempre com apoio do Conselho Municipal de Saúde".


A presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e membro do Conselho Municipal de Saúde, Cícera Beserra, afirmou que a reunião foi bastante produtiva para a cidade, temos diversas metas a serem alcançadas. "Estamos trabalhando neste início de ano com grande produtividade, é realmente um trabalho em conjunto para que possamos entregar a população serviços de qualidade".

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Há 1 dia(s)

Prefeitura convoca fazedores de cultura para escuta pública sobre a Lei Aldir Blanc 2

Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) disponibilizará recursos financeiros durante 5 anos

#Agenda Há 1 dia(s)

Prefeito envia Projeto de Lei à Câmara para reajuste salarial de servidores municipais

Reposição da inflação é compromisso da gestão com os servidores cedrenses

#Agenda Há 1 dia(s)

Prefeitura disponibilizará ônibus para estudantes prestarem vestibular da UECE

O transporte partirá de Cedro no domingo (28/04), às 7h, saindo da Praça da Matriz

#Agenda Há 1 dia(s)

Programa "Viver - Envelhecimento Ativo e Saudável" em Cedro inicia aula com idosos

As áreas de tecnologia, saúde, educação, além de atividades físicas e sociais serão o foco das ações

#Agenda Há 1 dia(s)

Castramóvel da Prefeitura de Cedro inicia atendimentos para cães e gatos

Ação do Projeto Proteção Animal promove 120 consultas e 60 castrações gratuitamente

#Agenda Há 6 dia(s)

Prefeitura inicia atendimento noturno na UBS Dr. Rubens Bezerra de Albuquerque

Cedrenses podem procurar atendimento no posto de saúde até às 21h, diariamente

#Segurança Há 6 dia(s)

Secretário de Segurança Pública de Cedro se reúne com Comandante do 10° BPM – Iguatu

Encontro busca ampliar ações policiais no município, oferecendo mais segurança à população

#Agenda Há 8 dia(s)

Prefeito vai à comunidade Olho D´água do Canto e anuncia revitalização da barragem rompida devido às fortes chuvas

Durante a visita, gestor municipal informou que a Cagece foi acionada para restabelecer o abastecimento de água, e que seu compromisso é realizar o reparo da parede da represa

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito