Notícias

#Saúde | 19 DE JANEIRO DE 2018

Reunião do Conselho Municipal de Saúde de Cedro apresenta planos e prestação de contas

Encontro contou com a presença da Secretária de Saúde Sayonara Moura

Planejar a saúde dos cedrenses, otimizando recursos e ofertando as melhores condições para a vida da nossa gente, foi com este objetivo que a secretária municipal de Saúde, Sayonara Moura, participou, na quinta-feira (18), de reunião do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Cedro.


O encontro, realizado na sala de reuniões da secretaria, apresentou o Plano Operativo do Hospital e Maternidade Zulmira Sedrim de Aguiar, Plano Municipal de Controle das Arboviroses, Plano Municipal de Saúde e Prestação de Contas do 2º e 3º quadrimestre de 2017 da Secretaria de Saúde. Presentes os conselheiros; representantes do Hospital e maternidade Zulmira Sedrim de Aguiar; Luciani Lacerda, contador da Prefeitura; além de assessores e funcionários públicos.


O Prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, ressalta a importância do Conselho Municipal de Saúde para acompanhar toda a execução financeira e orçamentaria. “Estamos realizando um trabalho com transparência, todos os recursos destinados ao município são acompanhados pelo Conselho Municipal de Saúde e isso é importante para levar ações efetivas para a população”.


O encontro

A reunião contou com apresentação dos dados das áreas técnicas da Secretaria de Saúde e os avanços alcançados por cada uma delas no período. Em seguida tratou-se das mudanças no financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Também foi apresentado o Plano Municipal de Saúde com avaliação de diversas áreas e o contador, Luciani Lacerda, mostrou a prestação de contas financeira do 2º e 3º quadrimestres, no próximo encontro serão apresentadas metas e indicadores.


As ações do Controle das Arboviroses também foram pauta da reunião, elas deveram ser intensificadas em conjunto com as demais secretarias municipais para alertar a população sobre economizar água. A Secretária de Saúde, Sayonara Moura, reforçou a importância da ação. “O nível do açude Ubaldinho está em 20%, por isso, devemos tratar esta ação como prioridade também, pois é saúde pública”.


Sayonara Moura lembrou que nos últimos anos o governo municipal tem entregue obras para a população como adutora, poços profundos, bebedouros, sistemas de abastecimentos de água. “Com isso tivemos uma segurança maior, Dr. Nilson Diniz é médico e reconhece que estas ações são essenciais, após a chegada da adutora tivemos redução de 60% dos casos de diarreia”.


O representante do Hospital e Maternidade Zulmira Sedrim de Aguiar, apresentou plano operativo para contratualização das metas. “O hospital tem que apresentar este plano para onde tenha metas físicas, quantitativas, sobre quantidade de atendimentos, exames, consultas. Além de repassar as metas qualitativas sobre revisão de prontuário, redução de infecção hospitalar, mortalidade materna e parto cesariana. A Secretária Sayonara Moura explica essa necessidade. “Não é simplesmente contratar os serviços, se faz necessário haver ações de qualidade para saúde da população, desde que assumimos a pasta buscamos realizar esta ação, assim como era feito com o Hospital Enéas Viana de Araújo, sempre com apoio do Conselho Municipal de Saúde”.


A presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e membro do Conselho Municipal de Saúde, Cícera Beserra, afirmou que a reunião foi bastante produtiva para a cidade, temos diversas metas a serem alcançadas. “Estamos trabalhando neste início de ano com grande produtividade, é realmente um trabalho em conjunto para que possamos entregar a população serviços de qualidade”.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS RELACIONADAS

#Saúde | 10 DE FEVEREIRO DE 2018

As Secretarias de Saúde e Educação participaram ativamente da construção e execução do projeto da Prefeitura

#Saúde | 09 DE FEVEREIRO DE 2018

Quarta-feira (07/02), alunos da Escola municipal Arakém Sedrim de Aguiar receberam profissionais do Comitê Municipal de Combate às Arboviroses e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) para uma tarde de palestras, gincanas, rodas de conversa e m [...]

#Saúde | 09 DE FEVEREIRO DE 2018

Comitê Municipal de Combate às Arboviroses e SAMU 192 colaboram com projeto que tem como objetivo formar cidadãos mais conscientes.

#Saúde | 06 DE FEVEREIRO DE 2018

Medicamentos são enviados para 10 postos da sede urbana e rural com o apoio da Secretaria de Saúde do Município e Governo do Estado.

#Saúde | 06 DE FEVEREIRO DE 2018

Preocupação recorrente tem reforço no período próximo ao Carnaval. Atividade vai promover testes, vacinas e palestras sobre o tema.

Prefeitura Municipal de Cedro

LOCALIZAÇÃO

 Rua Cel. Luiz Felipe, nº 299 Centro

 Tel: (88) 3564-0375

 gabineteprefeito@cedro.ce.gov.br

REDES SOCIAIS