Notícias

#Agricultura | 04 DE JANEIRO DE 2018

Agricultores rurais de Cedro participam de encontro sobre programas da Agricultura Familiar

Produtores locais têm a oportunidade de melhorar o rendimento por meio de capacitação em cursos oferecidos pela gestão municipal.

Foto: Marcos Rodrigues

A prefeitura de Cedro começou o ano de 2018 conversando sobre dias melhores com trabalhadores da área rural. Cerca de 50 agricultores participaram na manhã da última quarta-feira (03/01) de reunião que debateu a implantação de produtos da agricultura familiar na merenda escolar do município. O encontro, no Centro Social Urbano, foi liderado pela secretária de Educação, Esmeraldina Bezerra, e pelo secretário de Agricultura, Manoel Bezerra. Também presentes o gerente do Escritório da Ematerce local, José André, o representante do Sebrae, Tales Teixeira, os vereadores Gilberto Barbosa e Juceza Teixeira e população em geral.



Para o prefeito Dr. Nilson Diniz, que desde a gestão passada está em constante diálogo com os agricultores, a capacitação aprimora os potenciais da gente trabalhadora da zona rural. “Os cursos têm impacto na melhoria da produção, fortalecem ainda mais a parceria do governo com os produtores. É oportunidade de gerar novos empregos, de incluir os produtores na comercialização de alimentos para as escolas municipais”, discorre o gestor. Segundo afirma, a conversa incentiva as famílias, mostrando a capacidade que têm”.



Todos os anos, reuniões como essa são realizadas para mobilizar os agricultores cedrenses. A intenção é incentivá-los a produzir. Com a produção e a venda, eles contribuem com o município por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE, que oferece ainda ações de educação alimentar e nutricional aos estudantes de todas as etapas da educação básica pública.



Segundo a secretária de Educação, a parceria com o Sindicato dos Trabalhadores e a Ematerce tem por objetivo de mostrar aos agricultores locais a importância do que eles produzem. “São itens produzidos pelos pais são consumidos por seus próprios filhos. Isso gera uma relação de união e valor ao que está sendo adquirido por nossa gestão”, reforça Esmeraldina Bezerra.



Atualmente os alimentos comprados pelo governo municipal são: frango, peixe, ovo de codorna, mel, mamão, bananas, goiaba, polpa de frutas, bolo, tapioca, doce e pão.



E esses produtos não têm ficado só em Cedro. Tem gente expandido os negócios. É o caso do Sr. Denísio Oliveira, produtor de ovos de codorna no sítio Caiana. O que era vendido apenas em Cedro, agora é exportado para demais regiões do Ceará e até para a Argentina. "Essa reunião é importante para mostrar que produzimos alimentos de qualidade. Graças à gestão municipal somos incentivados a permanecer na zona rural. A grande vantagem do programa é o governo comprar os produtos da merenda escolar direto do agricultor, o que valoriza o preço, evitando atravessadores", explica.



Para Manoel Bezerra, o PNAE e o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) colaboram com a erradicação da fome e da pobreza no Brasil, além de fortalecer a agricultura familiar local, agregando-lhe valor. “Ações como essas, incentivadas pela prefeitura de Cedro, têm a finalidade de promover o acesso a uma alimentação de qualidade e incentivar a agricultura familiar. Dessa forma, podemos gerar renda para quem produz e ofertar produtos de qualidade a quem consome”, ressalta o secretário de Agricultura.



Na avaliação dos agricultores, o que se vê é o cuidado do governo do Dr. Nilson com a melhoria de vida do seu povo. A produtora de doces e bolos Raquel Rafael reconhece que a reunião desta quarta-feira contribuiu e muito para aumentar a produtividade e melhorar cada vez mais a renda familiar de todos. “O encontro nos ajuda a vender mais. A prefeitura já compra nossos alimentos em grande quantidade, e ainda oferece cursos que nos capacita”.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS RELACIONADAS

#Agricultura | 11 DE JANEIRO DE 2018

Ao todo, 72 mil raquetes serão destinadas ao Cedro. Entrega acontece em duas etapas

#Agricultura | 03 DE JANEIRO DE 2018

Agricultores tem até o dia 19 de janeiro para efetuar o pagamento

#Agricultura | 26 DE DEZEMBRO DE 2017

A prefeitura de Cedro, por meio da secretaria de agricultura, está entregando os boletos do programa para os agricultores cadastrados. O Garantia Safra, ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), é uma forma de contribuir para a seguran [...]

#Agricultura | 19 DE DEZEMBRO DE 2017

O governo do Ceará publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira (18/12) o decreto de situação de emergência no município. O documento detalha a irregularidade das chuvas e as elevadas temperaturas como fatores que comprometem o armazenamen [...]

Prefeitura Municipal de Cedro

LOCALIZAÇÃO

 Rua Cel. Luiz Felipe, nº 299 Centro

 Tel: (88) 3564-0375

 gabineteprefeito@cedro.ce.gov.br

REDES SOCIAIS