Notícias

#Infraestrutura | 19 DE DEZEMBRO DE 2017

Cedro terá ações do programa Sinalize do Governo do Ceará. R$ 120 milhões serão liberados

Fotos: Marcos Studart/ Gov. do Ceará

O prefeito Dr. Nilson Diniz participou nesta segunda-feira (18/12) do lançamento do Sinalize - Programa de Segurança no Trânsito, no Palácio da Abolição, em Fortaleza. A ação objetiva diminuir o número de acidentes de trânsito e de vítimas fatais no Estado, por meio de investimentos nas áreas urbanas dos 184 municípios cearenses.



Com aporte de R$ 120 milhões, a iniciativa envolve a sinalização de trânsito nas vias municipais e requalificação viária, que inclui implementação de ciclovias e calçadas. Ao lado do governador Camilo Santana, o prefeito Cedro assinou o termo de compromisso do Programa, na presença de vários prefeitos do estado. Participaram da cerimônia, também, o superintendente do Departamento Estadual do Trânsito (Detran), Igor Ponte; o secretário das Cidades, Jesualdo Farias; deputados estaduais, federais, entre outras autoridades e lideranças políticas.



Para diminuir os acidentes

Segundo o Dr. Nilson, o Sinalize é um grande avanço, sinaliza para mais segurança e educação no trânsito local. Serão utilizadas ferramentas para modernizar cada vez mais a movimentação (e o convívio) de veículos e pedestres. “É uma ação louvável, que prometeremos executar o mais rápido possível, entregando aos munícipes melhorias com foco na qualidade, diminuindo os índices de acidentes”, reforça o prefeito.



O programa será executado por meio de pactuação entre o Detran e a Prefeitura mediante um conjunto de intervenções que vão desde a segurança até a educação no trânsito, de acordo com a Política Nacional de Trânsito.



O secretário de Infraestrutura Marcus Pitombeira ressalta a preocupação do Governo do Estado nesse setor e que Cedro dará mais um salto positivo em relação à qualidade de vida dos seus habitantes. “O município investe na duplicação da Avenida Vereador Pedro Lopes Vieira, na pavimentação asfáltica de diversas vias, em sinalização horizontal de ruas”. O Programa de Segurança no Trânsito tende solicitações antiga de moradores”.



Governo do Estado investe pesado

Camilo Santana destacou, no Programa, a possibilidade de as gestões municipais melhorarem a estrutura e a fiscalização em zonas de maiores complicações, e assim diminuir a incidência de acidentes e mortes no trânsito. “Temos feito investimentos importantes no setor. Identificamos que grande número de acidentes est nas rodovias não-estaduais, dentro dos municípios, em áreas urbanas. A ideia desse Programa é promover mais tranquilidade, financiando ações diretas nos municípios. De contrapartida queremos a redução no número de acidentes. É a grande meta do Programa”, afirmou o governador.



Acidentes dentro das cidades

Igor Ponte informou que 68% dos mortos e feridos no trânsito do Estado do Ceará estão na zona urbana das médias e pequenas cidades do interior, da periferia da capital e da Região Metropolitana de Fortaleza. Para combater essa triste estatística, é preciso conscientizar sobre mobilidade urbana e segurança nas vias. “Muitas vezes a gente acredita que é na BR ou na CE que se concentra o maior número de acidentes. Na verdade, no dia a dia da cidade, é dentro da cidade. Muitos desses acidentes ocorrem por deficiência de sinalização, má pavimentação, falta do semáforo disciplinador”, esclarece o superintendente do Detran. “Embora seja essa uma responsabilidade do município, o Governo do Ceará vem com um Programa importante e ousado de apoio às ações de segurança no trânsito, pensando nas pessoas”.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS RELACIONADAS

#Infraestrutura | 23 DE FEVEREIRO DE 2018

Edital estará disponível no site do Tribunal de Contas do Estado. Licitação ocorrerá no próximo dia 08 de março, às 9 horas.

#Infraestrutura | 05 DE FEVEREIRO DE 2018

Durante a solenidade de abertura, ícones da cidade receberão homenagens.

#Infraestrutura | 28 DE JANEIRO DE 2018

Moradores foram surpreendidos com a chuva na madrugada deste sábado (27/1). Pluviômetros registraram volumes acima de 70.0mm em algumas localidades da zona rural.Chuvas é sinônimo de renovação e esperança para o homem do campo. 'c9 motivo de alegria ver [...]

#Infraestrutura | 21 DE DEZEMBRO DE 2017

A movimentação com a chegada das férias escolares e o reencontro de amigos e familiares possibilita um novo colorido ao município. E o Marco Zero passa a ser grande referência. É ponto turístico de significativa visitação. Munícip [...]

#Infraestrutura | 18 DE DEZEMBRO DE 2017

Tudo pronto para a celebração do nascimento de Jesus. São muitas as atrações artísticas. Começou neste domingo (17/12): a Praça Nilo Viana Diniz foi ornamentada com iluminação LED, cascatas e árvores entrelaçadas com [...]

Prefeitura Municipal de Cedro

LOCALIZAÇÃO

 Rua Cel. Luiz Felipe, nº 299 Centro

 Tel: (88) 3564-0375

 gabineteprefeito@cedro.ce.gov.br

REDES SOCIAIS