NOTÍCIAS

19-DEZ-2017

Cedro terá ações do programa Sinalize do Governo do Ceará. R$ 120 milhões serão liberados

#Infraestrutura 19 DE DEZEMBRO DE 2017

Fotos: Marcos Studart/ Gov. do Ceará

O prefeito Dr. Nilson Diniz participou nesta segunda-feira (18/12) do lançamento do Sinalize - Programa de Segurança no Trânsito, no Palácio da Abolição, em Fortaleza. A ação objetiva diminuir o número de acidentes de trânsito e de vítimas fatais no Estado, por meio de investimentos nas áreas urbanas dos 184 municípios cearenses.



Com aporte de R$ 120 milhões, a iniciativa envolve a sinalização de trânsito nas vias municipais e requalificação viária, que inclui implementação de ciclovias e calçadas. Ao lado do governador Camilo Santana, o prefeito Cedro assinou o termo de compromisso do Programa, na presença de vários prefeitos do estado. Participaram da cerimônia, também, o superintendente do Departamento Estadual do Trânsito (Detran), Igor Ponte; o secretário das Cidades, Jesualdo Farias; deputados estaduais, federais, entre outras autoridades e lideranças políticas.



Para diminuir os acidentes

Segundo o Dr. Nilson, o Sinalize é um grande avanço, sinaliza para mais segurança e educação no trânsito local. Serão utilizadas ferramentas para modernizar cada vez mais a movimentação (e o convívio) de veículos e pedestres. "É uma ação louvável, que prometeremos executar o mais rápido possível, entregando aos munícipes melhorias com foco na qualidade, diminuindo os índices de acidentes", reforça o prefeito.



O programa será executado por meio de pactuação entre o Detran e a Prefeitura mediante um conjunto de intervenções que vão desde a segurança até a educação no trânsito, de acordo com a Política Nacional de Trânsito.



O secretário de Infraestrutura Marcus Pitombeira ressalta a preocupação do Governo do Estado nesse setor e que Cedro dará mais um salto positivo em relação à qualidade de vida dos seus habitantes. "O município investe na duplicação da Avenida Vereador Pedro Lopes Vieira, na pavimentação asfáltica de diversas vias, em sinalização horizontal de ruas". O Programa de Segurança no Trânsito tende solicitações antiga de moradores".



Governo do Estado investe pesado

Camilo Santana destacou, no Programa, a possibilidade de as gestões municipais melhorarem a estrutura e a fiscalização em zonas de maiores complicações, e assim diminuir a incidência de acidentes e mortes no trânsito. "Temos feito investimentos importantes no setor. Identificamos que grande número de acidentes est nas rodovias não-estaduais, dentro dos municípios, em áreas urbanas. A ideia desse Programa é promover mais tranquilidade, financiando ações diretas nos municípios. De contrapartida queremos a redução no número de acidentes. É a grande meta do Programa", afirmou o governador.



Acidentes dentro das cidades

Igor Ponte informou que 68% dos mortos e feridos no trânsito do Estado do Ceará estão na zona urbana das médias e pequenas cidades do interior, da periferia da capital e da Região Metropolitana de Fortaleza. Para combater essa triste estatística, é preciso conscientizar sobre mobilidade urbana e segurança nas vias. "Muitas vezes a gente acredita que é na BR ou na CE que se concentra o maior número de acidentes. Na verdade, no dia a dia da cidade, é dentro da cidade. Muitos desses acidentes ocorrem por deficiência de sinalização, má pavimentação, falta do semáforo disciplinador", esclarece o superintendente do Detran. "Embora seja essa uma responsabilidade do município, o Governo do Ceará vem com um Programa importante e ousado de apoio às ações de segurança no trânsito, pensando nas pessoas".

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Há 6 dia(s)

Penitentes de Cedro participaram da XIV Procissão do Fogaréu de Várzea Alegre

Tradição secular acontece na Semana Santa com a participação de diversas pessoas da região

#Agenda Há 6 dia(s)

CEI Maria Marilene Alves Diniz realiza aula educativa sobre combate ao mosquito da Dengue

Crianças cedrenses aprendem desde pequenas como atuar na prevenção de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya

#Agenda Há 7 dia(s)

Cedrenses devem tomar cuidado com mensagens falsas sobre o Bolsa Família

Cadastro e atualização de dados são realizados exclusivamente de forma presencial. Beneficiários nunca devem clicar em links enviados por SMS, e-mail ou WhatsApp

#Agenda Há 7 dia(s)

Prefeitura inicia atendimento odontológico noturno no CEO Municipal

Equipamento passa a contar com dentistas também no terceiro turno. Demanda é atendida através de agendamento espontâneo, sem a necessidade de encaminhamento

#Agenda Há 7 dia(s)

Prefeitura promove atualização da caderneta de vacinação e prevenção contra a Dengue

Ação acontece nas escolas públicas de Cedro com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal da população

#Agenda Há 7 dia(s)

População pode solicitar manutenção da iluminação pública pelo WhatsApp

Período chuvoso aumenta casos de queima de lâmpadas; Prefeitura está atenta e atuante para atender a demanda

#Agenda Há 7 dia(s)

Escola Antônio Alves dos Santos realizará encenação da Paixão de Cristo

Comunidade está convidada a acompanhar e participar da apresentação, que acontecerá na quarta-feira, 27 de março

#Agenda Há 8 dia(s)

Saúde da Mulher é tema de encontro do CRAS

Ação faz parte da programação do Mês da Mulher, promovido pela Prefeitura de Cedro

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito