NOTÍCIAS

20-NOV-2017

Comitê Municipal de Combate às Arboviroses realiza ações educativas em Cedro

#Saúde 20 DE NOVEMBRO DE 2017


Moradores do Bairro Vila Operária e Montevideo participaram das atividades da prefeitura nesta quinta-feira (17/11). Participação de membros da Brigada Municipal, Comitê Municipal e dos Agentes de Controle Endemias e Agente Comunitário de Saúde.



Iniciativa da prefeitura de Cedro, por intermédio da Secretária de Saúde, as ações de mobilização no combate ao Aedes Aeygpti fazem parte de uma série de iniciativas voltadas à melhora do nível de conscientização da população no sentido de colaborar na luta de todos contra ao mosquito transmissor. As parcerias com as demais secretarias municipais, associações, escolas e comércio local são fundamentais neste período, quando ainda não estão ocorrendo chuvas. Para o prefeito Dr. Nilson Diniz, esse é o período ideal para se intensificar as ações de conscientização, e os resultados já estão sendo colhidos. "Com certeza estamos avançando. E que possamos chegar ao período de chuvas sem registros de casos".


As ações foram particularmente intensificadas pela Secretaria de Infraestrutura que levou máquinas para retirada de entulhos e fez a limpeza de vias onde havia acúmulo de lixo, bem como a disponibilização de profissionais que realizaram trabalho coletivo a retirada de lixo domiciliar, principalmente em relação aos quintais. "Estamos colaborando. A limpeza é necessária no combate ao agente transmissor, principalmente os canais", reforça secretário Marcus Pitombeira.



No diálogo do poder público com a população, o foco é responder às perguntas mais corriqueiras sobre as ações diárias a serem adotadas nas residências. Valmir Pereira, membro da Brigada Municipal, explica que os alvos são o lixo domiciliar e as águas acumuladas. A equipe está preparada para levar as informações necessárias. "Pedimos à população maior zelo pelos quintais, que aguardem a chegada do carro compactador para a coleta de lixo", ressalta Valmir.



Casos em Cedro

O último boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará mostra que no município de Cedro foram registrados os seguintes casos: Dengue (10), Chikungunya (21) e nenhum de Zika. Quanto ao Índice de Infestação Predial, o município esteve 0,51% abaixo do 1% preconizado pelo Ministério da Saúde.



Ações do Comitê Municipal

De acordo com o Plano de Contingência, a prefeitura tem parcerias importantes na divulgação do combate ao mosquito. O setor de Arrecadação, por exemplo, fixou no boleto do IPTU 2017 um rol de orientações. Ações educativas em escolas municipais, com mutirão e palestras, também estão acontecendo. O ministério Público também tem estado ao lado do governo municipal: o promotor de justiça, Dr. Leydomar Nunes, gravou spot para veiculação nas rádios locais. Outra ação importante foi a criação da Ouvidoria Online, que visa a alertar e receber denúncias sobre possíveis focos.



Novas ações serão desenvolvidas ainda no mês de novembro e também dezembro, direcionadas a escolas, comércio e prédios públicos.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Há 7 dia(s)

Penitentes de Cedro participaram da XIV Procissão do Fogaréu de Várzea Alegre

Tradição secular acontece na Semana Santa com a participação de diversas pessoas da região

#Agenda Há 7 dia(s)

CEI Maria Marilene Alves Diniz realiza aula educativa sobre combate ao mosquito da Dengue

Crianças cedrenses aprendem desde pequenas como atuar na prevenção de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya

#Agenda Há 8 dia(s)

Cedrenses devem tomar cuidado com mensagens falsas sobre o Bolsa Família

Cadastro e atualização de dados são realizados exclusivamente de forma presencial. Beneficiários nunca devem clicar em links enviados por SMS, e-mail ou WhatsApp

#Agenda Há 8 dia(s)

Prefeitura inicia atendimento odontológico noturno no CEO Municipal

Equipamento passa a contar com dentistas também no terceiro turno. Demanda é atendida através de agendamento espontâneo, sem a necessidade de encaminhamento

#Agenda Há 8 dia(s)

Prefeitura promove atualização da caderneta de vacinação e prevenção contra a Dengue

Ação acontece nas escolas públicas de Cedro com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal da população

#Agenda Há 8 dia(s)

População pode solicitar manutenção da iluminação pública pelo WhatsApp

Período chuvoso aumenta casos de queima de lâmpadas; Prefeitura está atenta e atuante para atender a demanda

#Agenda Há 8 dia(s)

Escola Antônio Alves dos Santos realizará encenação da Paixão de Cristo

Comunidade está convidada a acompanhar e participar da apresentação, que acontecerá na quarta-feira, 27 de março

#Agenda Há 9 dia(s)

Saúde da Mulher é tema de encontro do CRAS

Ação faz parte da programação do Mês da Mulher, promovido pela Prefeitura de Cedro

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito