Notícias

#Saúde | 25 DE OUTUBRO DE 2017

Cedro realiza ações na Semana Nacional de Mobilização de combate ao Aedes Aegypti

Foto: Marcos Rodrigues

Na semana de 23 a 27 de outubro de 2017, acontece em todo país a Semana Nacional de Mobilização dos setores Saúde, Educação e Assistência Social no combate ao Aedes aegypti. A parceria da Prefeitura de Cedro (Secretaria de Saúde) com o Comitê Municipal de Combate às Arboviroses resulta em diversas ações. Governo do Estado do Ceará e Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à Dengue, Zika e Chikungunya da Secretaria de Saúde do Ceará também juntos na empreitada.



Na programação de ações em Cedro, serão realizadas palestras, roda de conversas, gincana nas escolas e apresentação de grupos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV). Escolas municipais, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e associações promoverão ações de mobilização para aquisição do Cartão do SUS por parte da população.



A solenidade de abertura aconteceu segunda-feira (23/10), no CREAS, e contou com membros do grupo de mulheres; teve palestra ministrada pelos Agentes Comunitários de Endemias e da Secretária de Saúde. De acordo com o prefeito de Cedro, a ação é importante para levar aos munícipes diversas orientações e cuidados. “Estamos mobilizando toda a sociedade para que juntos possamos travar esta guerra contra o mosquito Aedes aeygpti e que, ao chegar o período de chuvas, não tenhamos casos”, relata Dr. Nilson Diniz.



Outra ações aconteceram nesta terça-feira (24/10), pela manhã, com o grupo de gestantes no CRAS I. Na pauta, as ações desenvolvidas e palestra sobre Zika Vírus. Em seguida, os moradores do distrito de Candeias receberam a comitiva com palestra pelos membros do grupo "Bem-Vindo", de idosos, momento em que foram discutidos temas relacionados à chikungunya e as boas práticas para eliminar focos.



A gestante Ana Natália relata a importância destas ações e o uso de repelentes. “É importante estas orientações para nós gestantes que temos que ter cuidados ainda mais, na residência, no trato com as crianças. O uso do repelente é essencial neste período”. A Secretaria de Saúde, Sayonara Moura, detalha que a parceria com as demais secretarias municipais e vários órgãos tem sido importante na luta. “É uma ação conjunta da maior relevância, sabemos do compromisso de todos para que possamos vencer esta guerra”.



Ainda na programação a presença dos membros do SCFV com palestras sobre prevenção e a participação das crianças na luta contra o mosquito transmissor; palestrantes com os agente de endemias Késsio Paulo e Francisco Jonas. E mais: membros da Briga Municipal percorrerão o bairro Planalto dos Cadeiras (Cedro I) em busca de melhor conscientizar as pessoas.



Na quinta-feira, 26/10, serão desenvolvidas ações com estudantes da Escola Municipal Antonieta Jucá Marques, que farão visitas as residências e recolherão lixo domiciliar. Em seguida, equipes da Secretaria de Saúde farão mutirão na Escola Municipal Gabriel Diniz para emissão do Cartão do SUS com estudantes e população em geral. Na sexta-feira, 27/10, o encerramento - na Unidade Básica de Saúde do Bairro Pega Avoante com roda de conversa entre os moradores.



Para o coordenador do Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à Dengue, Zika e Chikungunya, Caio Cavalcanti, Cedro tem avançado bastante nas ações de combate. "Desde o início de criação do Comitê o município tem sido protagonista. Em 2017, avançou muito. Cedro é um dos municípios com atuação mais consistente, efetiva, contínua e com qualidade".



Confira a programação completa!



Dia 23 (Segunda)

Abertura e Palestra no CREAS

Hora: 14h

Palestrante: Késsio Paulo

Membro do Comitê: Iago Gomes



Dia 24 (Terça)

Palestra no CRAS I

Grupo de Gestantes

Hora: 8h30

Palestrante: Késsio Paulo

Membro do Comitê: Sayonara Moura



Palestra grupo de Idosos - Candeias

Hora: 13h30

Palestrante: Sayonara Moura

Membro do Comitê: Marciel Bezerra



Dia 25 (Quarta)

Palestra no SCFV

Hora: 8h

Palestrantes: Késsio Paulo e Francisco Jonas

Membro do Comitê: Iago Gomes



Ação da Brigada (Bairro Cedro I)

Visita às residências e mobilização entre moradores.

Hora: 8h



Dia 26 (Quinta)

Mobilização no Bairro Divisão com a comunidade escolar.

Membro do Comitê: Aldenora Gomes

7h - Concentração na Escola Antonieta Jucá Marques

7h15 - Orientações do Comitê

7h30 - Saída para gincana

Confirmado



Cadastro do SUS

Horário: 8h às 16h

Escola Gabriel Diniz

Responsável e membro do Comitê: Régis Paiva



Dia 27 (Sexta)

Roda de Conversa no PSF Pega Avoante

Hora: 14h

Palestrante: Késsio Paulo

Membro do Comitê: Marciel Bezerra

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS RELACIONADAS

#Saúde | 12 DE MAIO DE 2018

Até o momento foram aplicadas 3.553 doses, que corresponde a 60,78% do público alvo da campanha.

#Saúde | 11 DE MAIO DE 2018

12 postos funcionarão no sábado. População prioritária precisa se vacinar

#Saúde | 09 DE MAIO DE 2018

O evento compõe a vasta do Comitê Municipal de Combate às Arboviroses de Cedro, cujo objetivo é inserir cada vez mais os moradores em um só pensamento: conscientizar e prevenir doenças causadas pelo mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. Nesta t [...]

#Saúde | 08 DE MAIO DE 2018

A Prefeitura de Cedro entregou na sexta-feira (05/05) quatro veículos modelo Fiat mobi 0 km e um veículo doado pelo Governo do Estado para uso dos Agentes de Combate às Endemias (ACE). Os veículos reforçam a frota da Secretaria de Saúde.O Prefeito de Cedro, [...]

#Saúde | 21 DE ABRIL DE 2018

O Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI), do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde, lançou neste mês [...]

Prefeitura Municipal de Cedro

LOCALIZAÇÃO

 Rua Cel. Luiz Felipe, nº 299 Centro

 Tel: (88) 3564-0375

 gabineteprefeito@cedro.ce.gov.br

REDES SOCIAIS