Notícias

Prevenção ao Suicídio é tema de palestra em Cedro

Data: 05 de outubro de 2017

Profissionais da área da saúde abordaram fatores de risco e proteção. Evento é uma realização da Prefeitura de Cedro por meio da Secretaria de Saúde e apoio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Foi nesta quarta-feira (04/10) no auditório do Centro de Educação Profissional Ivens Dias Branco (Senac/CE).

Presença de estudantes da Escola Estadual de Educação Profissional Francisca de Albuquerque Moura, de usuários do grupo de idosos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras I e II), do grupo de mulheres do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), de profissionais da área da saúde e da população em geral.

O prefeito Dr. Nilson Diniz destacou o conjunto de ações que permitam à população entender a importância de debater o tema, sempre considerado tabu. Sabemos que o dialogo é fundamental, estamos oferecendo diversos atendimentos. Suicídio é questão de saúde pública, explica. As palestras foram ministradas pelo psiquiatra Eduardo Freitas e pela psicóloga Jayane Kelle, com foco na prevenção.

A coordenadora do (CAPS), Wyana Ferreira, informa que as ações serão estendidas e intensificadas com apoio de grupos do CRAS I e II, bem como o CREAS com vistas à efetivação de políticas públicas para o setor. 'c9 com este pensamento que queremos levar conhecimento. O diálogo tem sido fator determinante.

Lições das palestras

O psiquiatra Eduardo Freitas fez a abordagem do o comportamento suicida, fatores de risco e de proteção, estatísticas e a sinopse da série "Os 13 Porquês", que divide opiniões ao tratar de suicídio adolescente.

A psicóloga Jayane Kelle trouxe ao público lições sobre como tratar o assunto no meio familiar e as formas de abordagem com a participação da sociedade. Ela adverte que o suicídio é reconhecido como grave problema de saúde pública pela Organização Mundial de saúde (OMS). As ações preventivas devem ser abordadas junto à população.

'c9 um tema que precisa ser discutido, há como salvar vidas por meio de uma simples conversa. Que todos possam viver cada vez melhor, explica a secretária de Saúde, Sayonara Moura.

 

Deixe seu comentário

Prefeitura Municipal de Cedro

LOCALIZAÇÃO

 Rua Cel. Luiz Felipe, nº 299 Centro

 Tel: (88) 3564-0375

 gabineteprefeito@cedro.ce.gov.br

REDES SOCIAIS