NOTÍCIAS

23-MAR-2016

Município de Cedro registra chuvas nesta segunda-feira

23 DE MARÇO DE 2016
Sob as bênçãos de São José, a água escorre na terra seca, é esperança de inverno cheio, fartura na lavoura, gado forte. Desejando melhor sorte o homem do campo reza, ora e, em sua prece, agradece a quem por ele se apetece, cuidando de fazer cisterna, açude, carro-pipa e adutora, é a prefeitura de Cedro, fazendo mais e melhor do que qualquer outra.

A Fundação Cearense de Metereologia (Funceme) registrou chuva em diversos municípios cearenses nesta segunda-feira (21), a maior precipitação aconteceu em Ipu, com 70 milímetros, em Cedro diversas localidades foram banhadas pela chuva, na comunidade de Caraíbas, Distrito São Miguel, os pluviômetros registraram 55 milímetros, mesmo assim, é necessário manter as ações de convivência com a seca, investindo em estruturas que promovam a distribuição de água para todos os cedrenses.

Sobre as chuvas, o Prefeito de Cedro, explica que os sertanejos buscam na fé a esperança de um período chuvoso que possa encher açudes e cisternas. "Tivemos a felicidade de implantar cisternas em todas as residências da zona rural e agora, recebemos informações que já temos cisternas cheias após as chuvas que banharam o nosso município", disse.

Investimentos

O volume de investimentos realizados pelo Governo Municipal, em parceria com Governo Federal, Estadual e outras entidades que priorizam apoio ao combate a seca neste período tem sido crescente. Desde 2013 foram realizados investimentos que atendem as residências da zona rural, ao todo, as comunidades receberam 2.174 cisternas de polietileno e recentemente foi liberada a construção de 70 cisternas de placa.

O abastecimento de água foi ampliado e diversas famílias mudaram a rotina do dia-dia com a chegada de 23 projetos dos programas Água para todos e Projeto São José. A prefeitura também construiu 800 bebedouros, facilitando a procura de água para manter o rebanho de animais, alem da construção de açudes nas comunidades de Serraria e Tiú.

O abastecimento de água potável foi reforçado com a perfuração de 25 poços profundos em comunidades rurais e urbanas, o trabalho é realizado em parceria com o Governo do Estado e com a Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra) que cedeu máquinas e operários para a ação, a Prefeitura garante a logística da equipe. Também foram instalados sete chafarizes nas comunidades de Varjota, Pereiro, Mosquito, Várzea da Conceição, Lagêdo, Castro e Recanto do Abel.

De acordo com o Prefeito de Cedro, as famílias da zona rural estão recebendo diversos benefícios e isso só é possível por conta das parcerias. "Hoje temos progresso nas comunidades, as parcerias são fundamentais pelo apoio que temos com o Governo do Estado, Ematerce e os deputados eleitos que estão nos ajudando nesse período de seca que assola nosso nordeste, por isso, asseguramos água para nosso povo", disse.

O Coordenador da Defesa Civil no município de Cedro, João Brito (Ferreira), enfatiza que a operação carro-pipa vem garantindo o abastecimento nas comunidades. "Mesmo com esse período de chuvas, estamos atendendo uma demanda de solicitações através de três carros-pipas em todas as comunidades", afirma.

O Secretário de Agricultura, Rubenilson Oliveira, explica que o produtor rural do município vem recebendo diversas capacitações para conviver com a seca e assim melhorar a renda familiar. "Estamos investindo no homem do campo, isso demonstra que apesar da seca é possível conviver com a falta d’água, desde a pecuária ao rebanho, levando cursos e visitas técnicas a outros estados para assim conhecerem de perto as tecnologias". O Secretario ainda lembra que ações como a entrega de Palmas forrageiras e manivas são importantes para garantir uma expansão na qualidade do nosso rebanho.

Água de qualidade com a nova adutora

O açude Ubaldinho que abastece o município tem capacidade de 31,80 hm³ e até a edição desta matéria, mantinha 22,14 % de sua capacidade. A adutora que está em teste operacional vem garantindo água de qualidade para os munícipes, a ordem de serviço para o início das obras foi dada pelo governador Camilo Santana, no dia 28 de novembro do ano passado. Ao todo foram investidos R$ 6,2 milhões. A população já comemora "É uma obra importante e que os moradores desejam, hoje estamos vendo a preocupação da atual gestão no sentido de garantir água com qualidade", disse Márcio Costa. Em breve o Governador Camilo Santana estará em Cedro para inaugurar a adutora que tem 22 km de extensão e levará água do açude Ubaldinho, localizado no distrito Vale São Miguel, até a sede.

Confira as 13 maiores chuvas em Cedro

1. Caraíbas (55.0mm)

2. Bairro Divisão (39.0mm)

3. Córrego (32.0mm)

4. Santo Antônio (31.0mm)

5. Umari-torto (30.0mm)

6. Bairro Pega Avoante (30.0mm)

7. Saco da telha (25.0mm)

8. Bairro Fátima (25.0mm).

9. Jatobá (25.0mm)

10. Recanto do Odilon (20.0mm)

11. Várzea da Conceição (16.0mm)

12. São Bento (10.0mm)

13. Malhada grande (10.0mm)

Previsão do tempo para terça (22/03)

A previsão para esta terça-feira (22/03), segundo a FUNCEME, é que ao longo do dia o tempo apresente nebulosidade variável com possibilidade de chuva nas regiões Noroeste e Centro-Sul do Ceará. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Segurança Há 1 dia(s)

Secretário de Segurança Pública de Cedro se reúne com Comandante do 10° BPM – Iguatu

Encontro busca ampliar ações policiais no município, oferecendo mais segurança à população

#Agenda Há 3 dia(s)

Prefeitura intensifica ações para vacinação do rebanho bovino e bubalino contra febre aftosa

Ausência de vacinação impede comercialização de rebanho para outros estados da federação

#Agenda Há 3 dia(s)

Base CPRaio de Cedro será no antigo Hotel Municipal

A interiorização do Raio ocorre de forma conjunta à expansão do Sistema de Videomonitoramento, que permite uma atuação especializada de combate à criminalidade

#Agenda Há 3 dia(s)

Experiências de Cedro são apresentadas na Mostra "Ceará, aqui tem SUS"

Projetos Mais Saúde Perto do Coração, Uso do Aplicativo “Aedes em Foco” e Núcleo Municipal de Educação Permanente são destaques no estado

#Agenda Há 4 dia(s)

Secretaria de Infraestrutura atua em locais danificados pelas fortes chuvas, levando apoio e serviços

Diversas equipes e equipamentos foram disponibilizados para atender as comunidades

#Agenda Há 4 dia(s)

Prefeitura de Cedro lança amanhã Campanha contra a Febre Aftosa, por um rebanho livre da doença

Lançamento, nesta quarta-feira, dia 17 de abril, às 8 horas, acontece na fazenda Exu, no distrito Vale do Machado

#Agenda Há 5 dia(s)

Iniciada entrega do Vale Gás Social em Cedro

Beneficiários que não resgataram os tíquetes devem verificar seu nome na lista e comparecer a Secretaria de Assistência Social

#Agenda Há 5 dia(s)

Conviventes do CRAS I e II participam do projeto "Caminhos Digitais"

Programa pretende realizar a inclusão digital de idosos, além de fomentar a prática de atividades físicas

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito