NOTÍCIAS

16-NOV-2016

População comemora centenário da Estação de Trem em Cedro

16 DE NOVEMBRO DE 2016
O som do apito do trem ecoa na memória e nas histórias de quem viveu este centenário de glorias. Em 15 de Novembro de 1916 era inaugurada a Estação de Trem de Cedro, com a ilustre presença do Senador João Tomé de Sabóia e Silva, Governador do Ceará, estava fincada em nossa terra o pilar do progresso e as bases de nossa cidade, com a estação surgia uma nova história para os cedrenses.

Com o centenário da Estação, comemorado neste dia 15 de Novembro de 2016, a Prefeitura de Cedro realiza a entrega da reforma do antigo prédio e o povo de Cedro tem homenageado o dia com poesia, desenhos, fotografia, vídeos e textos, relembrando familiares que na época foram funcionários e colaboraram para crescimento do país, do estado e do nosso município.

O Prefeito de Cedro, Nilson Diniz, enfatiza a importância da Estação de Trem para o município e a comemoração do centenário como um compromisso de restaurar e preservar o patrimônio histórico. "A restauração deste prédio é um marco para Cedro, mostra a importância e o compromisso do poder público em manter a memória e a história de nosso município".

Além do museu, instalado no Salão Principal, a Estação Ferroviária acolherá a Secretaria da Cultura e o Memorial Ivens Dias Branco, contando a trajetória vitoriosa do grande empresário cearense, nascido aqui, em nosso "Cedrim de Açucar".

Poesia com amor

Para comemorar o centenário da estação e a entrega das obras de reforma a Poetisa Ioneide Moura escreveu uma poesia com o título "100 anos, e ainda ecoa na memória o apito do trem". Em palavras repletas de emoção, ela relembra vários assuntos entre as paisagens da época e a vinda do Padre Cicero Romão Batista ao município. "Este lugar, acolheu, Padre Cícero, o venerável, foi um momento agradável, e a sua bênção valeu. Disse com sinceridade, Cedro será uma cidade, e o milagre aconteceu".

O estudante Arquênio Braga também usou a poesia para relembrar a importância do centenário e da reforma da estação. "Com terras férteis e uma larga capacidade de produção, o município de Cedro se destacou na região, a Ferrovia sendo a referência, viu sua economia em ascensão, o índice da cidade ia crescendo, devido à produção de algodão". E finaliza "Parabéns, Cedro. Tu realmente és uma terra de mil encantos".

Em forma de poesia e vídeo, o poeta e locutor Edson Reis, produziu um vídeo, publicado em suas redes sociais, com diversas imagens da estação de trem e do município em homenagem ao centenário. "Chegando ao centenário, o momento é de lembrar, hoje não temos mais o trem, resta apenas recordar, de tudo que se passou, um passado que marcou que jamais se apagará". Ele ainda parabeniza em seus versos a importância da reforma da estação. "Preservando a nossa historia destacamos esta ação, de um gestor competente em sua administração, promete e cumpre o que diz, Prefeito Nilson Diniz reformou a estação". Finaliza.

Textos marcantes

Os internautas aproveitaram para parabenizar o centenário da Estação de Trem e relembrar a importância para o surgimento da cidade e crescimento da região. Em seu perfil no facebook a Professora Silvania Clésia enalteceu a saudade como lembrança neste dia e escreveu emocionada. "Quero deixar aqui a homenagem a um homem que fez parte da construção desta história: meu avô ‘Chico Manuel’, onde você estiver Vô se alegre conosco e festeje este dia, pois hoje estamos a ouvir o badale daquele sino e o apito do Trem chegando".

A educadora Aldenoura Gomes também relembra momentos importantes e empreendimentos da época, em seu perfil ela menciona a palavra saudade. "Com a construção da estação ferroviária, casa do chefe da estação, estabelecimento da turma de operários, casa do feitor e a tão prazerosa espera da passagem do trem". Ela lembrou o padrinho que trabalhou como operário de manutenção dos trens. "Aqui em Cedro quero fazer memória ao meu padrinho João Macaúba, operário de manutenção dos trens, exercia suas funções no depósito ferroviário, juntamente com outros tantos colegas". Na foto ela destacou a estação antiga e atual da estação.

Desenho

Uma outra homenagem foi prestada pelo artista Cedrense, o desenhista Brenner Félix realizou um trabalho com espirito de Cedrensidade pontuando este momento importante. "Desenhei a estação como forma de homenagear este momento histórico do centenário". A obra de arte será entregue ao museu.

Documentário

Nas páginas oficiais da Prefeitura de Cedro, foram exibidos vídeos com ex-ferroviários, população e visitantes. Para a concretização do documentário, a equipe teve auxilio da Secretária de Cultura, Alessandra Evangelista. No documentário, o ex-ferroviário, Moreny Lopes, relembra o passado e pontua o futuro com a construção da Transnordestina que passa pelo município.

A Bacharel em Administração, Bruna Ferreira, realizou seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com o tema sobre o modal ferroviário e pontua que a cidade hoje respira a ferrovia. "Foi muito gratificante recordar em pesquisas para conclusão do meu TCC no que destaquei a importância desta ferrovia para nosso município". Já o neto e filho de Ferroviário, Alberto George, veio da cidade de Fortaleza especialmente para acompanhar a inauguração e relembrar as histórias de infância.

Outra homenagem

Um grupo intitulado "Estações Ferroviárias do Ceará" que reúne admiradores e ex-funcionários da ferrovia no Estado realizou diversas homenagens parabenizando o centenário da estação de trem. Em uma das postagens, Antônio Marques, enalteceu que Cedro sempre teve amor a Ferrovia. "A cidade de Cedro sempre foi vocacionada pelo amor a FERROVIA, parabéns aos administradores da cidade, por perpetuar a história".

Um dos administradores do grupo, Antônio Camocim, parabenizou e relembrou o surgimento da Ferrovia. "Parabéns por seu Centenário hoje, apesar de não existir mais o trem que completava o Glamour desta cidade que nasceu com a passagem da linha férrea. Podemos ver um sentimento de Paixão de todos dessa bela cidade relacionado com a ferrovia que foi para Cedro e toda região sinônimo de progresso".

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Segurança Há 1 dia(s)

Secretário de Segurança Pública de Cedro se reúne com Comandante do 10° BPM – Iguatu

Encontro busca ampliar ações policiais no município, oferecendo mais segurança à população

#Agenda Há 3 dia(s)

Prefeitura intensifica ações para vacinação do rebanho bovino e bubalino contra febre aftosa

Ausência de vacinação impede comercialização de rebanho para outros estados da federação

#Agenda Há 3 dia(s)

Base CPRaio de Cedro será no antigo Hotel Municipal

A interiorização do Raio ocorre de forma conjunta à expansão do Sistema de Videomonitoramento, que permite uma atuação especializada de combate à criminalidade

#Agenda Há 3 dia(s)

Experiências de Cedro são apresentadas na Mostra "Ceará, aqui tem SUS"

Projetos Mais Saúde Perto do Coração, Uso do Aplicativo “Aedes em Foco” e Núcleo Municipal de Educação Permanente são destaques no estado

#Agenda Há 4 dia(s)

Secretaria de Infraestrutura atua em locais danificados pelas fortes chuvas, levando apoio e serviços

Diversas equipes e equipamentos foram disponibilizados para atender as comunidades

#Agenda Há 4 dia(s)

Prefeitura de Cedro lança amanhã Campanha contra a Febre Aftosa, por um rebanho livre da doença

Lançamento, nesta quarta-feira, dia 17 de abril, às 8 horas, acontece na fazenda Exu, no distrito Vale do Machado

#Agenda Há 5 dia(s)

Iniciada entrega do Vale Gás Social em Cedro

Beneficiários que não resgataram os tíquetes devem verificar seu nome na lista e comparecer a Secretaria de Assistência Social

#Agenda Há 5 dia(s)

Conviventes do CRAS I e II participam do projeto "Caminhos Digitais"

Programa pretende realizar a inclusão digital de idosos, além de fomentar a prática de atividades físicas

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito