Notícias

#Saúde | 04 DE SETEMBRO DE 2017

Planalto dos Lemos recebe ações educativas de combate às arboviroses

Moradores receberam orientações e panfletos com medidas de prevenção, pronunciamento do promotor de Justiça, Dr. Leydomar Nunes Pereira, foi vinculado em um carro volante.

Prevenir é a melhor forma de se combater o Aedes aegypti, para isso, o Comitê Municipal de Combate às Arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunhya) realizou na quinta-feira (31/8) diversas ações educativas no bairro Planalto dos Lemos (Cedro II). Participaram diversos profissionais da saúde, brigada municipal, associação comunitária e Secretaria de Meio Ambiente.


Moradores receberam orientações e panfletos com medidas de prevenção, além disso, um carro percorreu diversas ruas divulgando o pronunciamento do promotor de Justiça local, Dr. Leydomar Nunes Pereira. O Prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, lembra que estas ações ocorrerão semanalmente para evitar casos durante o período de chuvas. “É uma ação que conta com a colaboração dos moradores, eles são nossos agentes multiplicadores nesta luta”.


Foram constatados pontos de lixos no bairro, fato que aumentou a mobilização da equipe de limpeza no município. O Secretário de Meio Ambiente, Elleson Barbosa, lembra que os moradores sabem do dia e horário de limpeza, mas, infelizmente, ainda existe a cultura de jogar lixo domiciliar em diversos locais. “É uma ação que diariamente nossos profissionais orientam os moradores, com esta visita tentamos minimizar esta situação”. Diversos moradores realizaram a visita com as equipes no bairro, o líder comunitário Ribamar Costa agradeceu a realização da ação. “Agradecemos por visitarem as casas, alertando sobre as arboviroses, buscamos sempre passar estas dicas durante as reuniões no bairro”.


Como parte de planejamento do Plano de Contingência, diversas ações acontecem até o final do ano, o Coordenador do comitê, Marciel Bezerra, explica que as visitas são educativas e demonstram a ação do poder executivo na área da saúde. “Vimos o engajamento da população e a qualificação dos profissionais para orientar os moradores, com certeza novas ações ocorrerão com a participação de todos”.


Bons exemplos

Com a intensificação das ações, diversas residências estão sendo orientadas por membros do comitê e da brigada, além dos agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde. “O bairro Planalto dos Lemos tem nos dado uma lição de combate às arbovirores e isso nos dá a segurança que possamos contar com moradores”, reforça a Secretária de Saúde, Sayonara Moura.


Último boletim

De acordo com o último boletim Epidemiológico das Arboviroses divulgado na sexta-feira (1/9), no município de Cedro foram registrados casos de Dengue (08), Chikungunhya (21) e nenhum registro de Zika. Já no Índice de Infestação Predial (IPP), foi o índice de 1,46%, o mais baixo da 17ª regional de saúde.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS RELACIONADAS

#Saúde | 10 DE FEVEREIRO DE 2018

As Secretarias de Saúde e Educação participaram ativamente da construção e execução do projeto da Prefeitura

#Saúde | 09 DE FEVEREIRO DE 2018

Quarta-feira (07/02), alunos da Escola municipal Arakém Sedrim de Aguiar receberam profissionais do Comitê Municipal de Combate às Arboviroses e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) para uma tarde de palestras, gincanas, rodas de conversa e m [...]

#Saúde | 09 DE FEVEREIRO DE 2018

Comitê Municipal de Combate às Arboviroses e SAMU 192 colaboram com projeto que tem como objetivo formar cidadãos mais conscientes.

#Saúde | 06 DE FEVEREIRO DE 2018

Medicamentos são enviados para 10 postos da sede urbana e rural com o apoio da Secretaria de Saúde do Município e Governo do Estado.

#Saúde | 06 DE FEVEREIRO DE 2018

Preocupação recorrente tem reforço no período próximo ao Carnaval. Atividade vai promover testes, vacinas e palestras sobre o tema.

Prefeitura Municipal de Cedro

LOCALIZAÇÃO

 Rua Cel. Luiz Felipe, nº 299 Centro

 Tel: (88) 3564-0375

 gabineteprefeito@cedro.ce.gov.br

REDES SOCIAIS